Como a meditação pode nos ajudar no dia a dia?
A meditação está no auge e muitos já começaram a desfrutar de tudo que esta prática pode fornecer no dia a dia. Muitos estudos mostram seus benefícios para reduzir o estresse, melhorar os ritmos do sono, reduzir os níveis de cortisol, melhorar o aprendizado, fortalecer a memória e, além disso, tornar a vida mais plena e mais consciente.
Um exemplo disso é um estudo realizado na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, que mostrou que, com apenas algumas semanas de meditação, a atenção e a memória dos participantes melhoraram durante a sessão de raciocínio em que foi aplicado um teste de referência nesta área.
Apesar de todos os avanços científicos e do estudo dedicado a essa área, ainda há pessoas que duvidam ou parecem relutantes em começar esta atividade. Alguns dos mitos em torno dessas técnicas são apenas ideias ampliadas, mas nem por isso certas. A seguir veremos como a meditação pode nos ajudar no nosso dia a dia.
Benefícios e diretrizes da meditação no dia a dia
Os principais benefícios da meditação são:
- Meditar é fácil. Talvez no início seja um pouco mais complicado, por isso será mais fácil se nos deixarmos guiar e tentarmos entendê-la como uma concentração na respiração ou repetirmos um mantra em silêncio para facilitar a tarefa.
- O objetivo não é silenciar a mente. O objetivo é encontrar a calma dentro dos pensamentos. Mudar o foco da atenção quando outros pensamentos vierem. À medida que você se identifica menos com seus pensamentos e histórias, sente mais paz e se abre para novas possibilidades, o que lhe dá uma margem maior para aproveitar o que o rodeia todos os dias.
- Em apenas algumas semanas de dedicação à prática, você pode obter vários benefícios. Estudos científicos mostram que com apenas 8 semanas há menos ansiedade, mais calma, e crescem áreas do cérebro relacionadas à memória, empatia, autoconsciência e regulação do estresse. Os praticantes também melhoram o sono, a concentração, reduzem a pressão arterial, o estresse e a ansiedade e melhoram a função imunológica. Em 2011, a equipe de pesquisa de Sara Lazar, da Universidade de Harvard, mostrou que a prática de mindfulness pode mudar a estrutura do cérebro. Depois do curso MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction), de 8 semanas de duração, observou-se um espessamento do hipocampo (uma estrutura que desempenha um papel fundamental na aprendizagem e na memória), e em outras áreas de importância para a regulação e o processamento emocional.
- A meditação nos ajuda a estar e a ser. Meditar é se reconectar com o seu verdadeiro eu, o oposto de escapar do momento.
- É preciso dedicar apenas um momento do seu tempo. Meditar é uma oportunidade de parar, e com apenas alguns minutos você organiza e acalma a mente antes de agir.
- Ampla variedade de formas: a meditação pode ser praticada de diferentes maneiras e em diferentes posições. De pé, caminhando, fazendo ioga, mindfulness, etc. Só é necessário encontrar a melhor prática que se adapte a cada um.
- O que acontece se sentirmos que a mente não para de pensar? Em 30 minutos podemos chegar a 300 pensamentos, uma quantidade que satura a mente de qualquer um. Por outro lado, acostumada a trabalhar a toda velocidade, reduzi-la requer prática e paciência.
- Observar o benefício: é preciso confiar no processo, pois ele requer prática e tempo. Aproveite os pequenos avanços e prazeres que a meditação oferece.
- Encontrar o modo que funciona para cada um. É melhor dedicar apenas 10 minutos do que aguentar 30 só porque alguém disse que este é o “certo”.
Meditação, uma técnica para todos
Alguns dos benefícios reais que a meditação pode fornecer para o nosso dia a dia podem ser desfrutados a partir de alguns passos simples:
- Não seja duro consigo mesmo.
- Não tenha nenhuma expectativa, apenas observe o momento.
- Não insista se não alcançar o silêncio interior.
- Permaneça sozinho, se possível, em um lugar calmo.
Agora que sabemos o que a meditação oferece no nosso dia a dia, vemos que essa atividade traz muitos benefícios. Meditar nos ajuda a parar e estar cientes do que vivemos aqui e agora, proporcionando uma oportunidade de nos reconectarmos com nós mesmos e vivermos o que acontece a cada momento. A meditação é para todos.
“Com o mindfulness, trata-se de estar totalmente despertos em nossas vidas. Trata-se de perceber a intensidade extraordinária de cada momento. Também de ter acesso imediato aos nossos próprios recursos para treinamento e cura”.
-Jon Kabat-Zinn-