Os 7 melhores livros para superar a ansiedade

fevereiro 21, 2019
Os livros para superar a ansiedade nos proporcionam habilidades adequadas para gerenciar e administrar melhor os buracos negros diários. Procuremos, portanto, escolher as publicações escritas pelos melhores especialistas.

Sejamos honestos. A maioria de nós enfrenta diariamente uma mente que quer ir mais rápido do que a vida. Lidamos com nossos medos, com um emaranhado de preocupações e até mesmo com o solo escorregadio das inseguranças. Assim, uma maneira adequada de aprender a gerenciar essas situações é com a ajuda dos melhores livros para superar a ansiedade.

Esse tipo de leitura que visa melhorar nosso conhecimento sobre certos processos e estados psicológicos sempre é de grande ajuda. Ampliam nossas perspectivas, nos instruem e fornecem técnicas valiosas para melhorar nosso modo de pensar.

Sempre temos ao nosso alcance a ajuda de bons profissionais da psicologia e da saúde. No entanto, os livros, como Gustave Flaubert disse em sua época, não procuram exatamente nos entreter ou instruir. Os bons livros nos ajudam a viver melhor.

Por isso, vale a pena mergulhar nessas opções em que especialistas podem nos emprestar ferramentas para gerenciarmos de forma eficaz desde a ansiedade mais pontual e esporádica até aquelas situações de ataques de pânico e fobias. Vamos ver a seguir quais são os títulos mais recomendados.

“O homem não está preocupado com os problemas reais tanto quanto com suas ansiedades imaginadas acerca dos problemas reais”.
-Epiteto-

Livros para superar a ansiedade

Os melhores livros para superar a ansiedade

Os Drs Richard Herbert, James D. Forman e Evan M. Gaudiano, da Universidade de Michigan, realizaram um estudo em 2008 para analisar o impacto dos livros para superar a ansiedade na população. Eles realmente ajudam? Facilitam melhorias observáveis ​​ou são meras obras sem qualquer relevância terapêutica?

  • Os resultados deste trabalho mostraram que, entre os 50 títulos mais vendidos nesta área, aqueles que despertaram mais mudanças positivas nos leitores foram escritos por profissionais da psicologia, medicina ou psiquiatria.
  • Além disso, a evidência científica, a qualidade das técnicas fornecidas e a ressonância foram valorizadas. Esta última dimensão está relacionada com a capacidade de se conectar com o leitor a partir de um ponto de vista humano, simples e acessível.

Vejamos a seguir quais são os melhores livros para superar a ansiedade, que também reúnem esses pontos em comum.

1. How to control your anxiety before it controls you (Albert Ellis)

Albert Ellis foi um dos psicoterapeutas mais influentes da história; para muitos, até mais do que o próprio Sigmund Freud. Lançou as bases da terapia comportamental emotiva racional, muito eficaz no tratamento dos problemas de ansiedade. Além disso, este livro certamente marcou um antes e depois e nos permitiu compreender várias coisas.

  • Com o Dr. Ellis, aprendemos que a ansiedade em si não é negativa.
  • O preocupante é quando perdemos o controle sobre ela e a nossa realidade começa a se confundir e se tornar distorcida por essa abordagem doentia cheia de pensamentos negativos.

Com este livro, aprenderemos estratégias valiosas para assumir o leme e redirecioná-lo para caminhos muito mais úteis e saudáveis.

2. A ansiedade, Enrique Rojas

Enrique Rojas é um dos expoentes mais destacados no campo da psiquiatria, depressão e ansiedade. A principal virtude da maioria de seus livros é a clareza com que nos transmite as ideias, conceitos e estratégias para sermos agentes ativos em nosso próprio gerenciamento da ansiedade.

Estamos diante de um trabalho tão valioso quanto profissional, ideal para facilitar a mudança, para adotar hábitos mais saudáveis ​​com os quais fortalecer as nossas emoções.

3. Meus tempos de ansiedade: Medo, esperança, terror e a busca da paz de espírito (Scott Stossel)

Esta obra se tornou um best-seller em pouco tempo. Estamos diante de um dos melhores livros para superar a ansiedade por diferentes motivos.

O primeiro é pela forma como foi escrito: o autor conta a sua própria história, sua experiência em primeira pessoa, na qual não falta humor, proximidade, drama e autodescoberta.

Toda pessoa que sofre de ansiedade será reconfortada com essa leitura. É um livro profundo, humano e brilhante, no qual não faltam referências científicas, filosóficas e psicológicas.

4. Tenha medo… e siga em frente (Susan Jeffers)

Com este título original, a psicóloga e especialista no campo da autoajuda Susan Jeffers nos oferece um livro que pode ser resumido em uma palavra: prático.

De um lado estão as teorias clássicas e, às vezes, capítulos complicados nos quais, como leitores, podemos nos perder ou ficar entediados. Neste trabalho, nada disso acontece porque é uma obra que cumpre com o necessário: nos ajuda a administrar a ansiedade.

Com Susan Jeffers aprenderemos, por exemplo, a tomar decisões, enfrentar a insegurança, administrar relacionamentos prejudiciais e crescer como pessoas muito mais seguras e qualificadas no dia a dia.

5. Dominar las crisis de ansiedad (Pedro Moreno e Julio César Martín)

Pedro Moreno e Julio César Martín são dois especialistas em psicologia clínica com foco no tratamento deste tipo de condições. Estamos diante de um dos livros mais úteis e interessantes para superar a ansiedade.

Nesse caso, o que diferencia esse trabalho do restante das opções é o assunto em que ele é focado: crises de ansiedade. Não apenas nos fornece ferramentas para lidar melhor com essas situações, mas também nos permite entender por que elas ocorrem, qual é a origem e quais tipos de terapias são mais eficazes. Estamos diante de um livro útil tanto para pacientes quanto para profissionais da psicologia.

Mulher com quadro de ansiedade

6. The Anxiety and Phobia Workbook (Edmund Bourne)

Este é outro dos livros mais conhecidos para superar a ansiedade; na verdade, é um clássico. O que conseguiremos com sua leitura é nos aprofundar de forma eficaz e ao mesmo tempo útil em fobias e naqueles medos irracionais que, muitas vezes, bloqueiam nossa vida.

Muitos profissionais da saúde mental o recomendam pela aprendizagem que podemos obter:

  • Descobrir a utilidade das técnicas de relaxamento e respiração.
  • Controlar o diálogo interno.
  • Compreender e identificar as crenças equivocadas.
  • A importância da nutrição correta.
  • Como prevenir e lidar com ataques de pânico.

7. Manual Prático de Mindfulness (John Teasdale, Mark Williams, Zindel Segal)

8 semanas. Esse é o tempo em que, de acordo com este livro, podemos começar a ver as mudanças depois de começar a praticar o mindfulness.

Este interessante trabalho revela as chaves para uma abordagem bem conhecida e prática para o tratamento da ansiedade: a terapia cognitiva baseada no mindfulness (TCBM). É um livro simples, útil e muito interessante para conhecer uma das abordagens das chamadas terapias de terceira geração.

Mulher lendo livro para superar a ansiedade

Para concluir, cabe destacar que há muitos outros livros para superar a ansiedade. A cada ano surgem novas e interessantes publicações. No entanto, ao escolher o melhor trabalho, devemos ser claros sobre o que estamos buscando, o que precisamos, e se esse livro em questão é escrito por um especialista no assunto.

Esses manuais, ensaios ou livros de autoajuda são uma maneira sensacional de nos habilitar em novos conhecimentos e ferramentas para lidar melhor com os buracos negros que, muitas vezes, tiram nossa calma e nossa qualidade de vida. Vamos, portanto, optar pelos melhores.

  • Redding, R. E., Herbert, J. D., Forman, E. M., & Gaudiano, B. A. (2008). Popular Self-Help Books for Anxiety, Depression, and Trauma: How Scientifically Grounded and Useful Are They? Professional Psychology: Research and Practice39(5), 537–545. https://doi.org/10.1037/0735-7028.39.5.537