Os 6 melhores livros sobre habilidades sociais

· dezembro 30, 2017

Você se sente desconfortável ou inseguro ao se relacionar com outras pessoas? Você acredita que quando vai a reuniões sociais, está fora de lugar? Você não sabe como se adaptar bem a essas situações? Propomos uma lista com os 6 melhores livros sobre habilidades sociais para que você possa adquiri-las e desenvolvê-las.

Mas antes de tudo, lembre-se! As habilidades sociais são manifestadas nos comportamentos que temos quando interagimos com os outros. Elas são fundamentais para nos adaptarmos a diferentes situações, porque nos ajudam a nos relacionarmos com os outros de forma adequada e satisfatória. E sabe o melhor? Elas podem ser obtidas e treinadas com base na prática!

Recomendações de livros sobre habilidades sociais

1. “O mundo nas suas mãos: não é magia, é inteligência social” por Elsa Punset

Se temos que falar sobre uma das autoras de referência em livros sobre habilidades sociais, trata-se de Elsa Punset. Filósofa, jornalista e divulgadora, depois de publicar seu best-seller “Uma Mochila para o Universo”, em 2014, ela continua sendo capaz de nos transmitir seu positivismo e entusiasmo.

“O mundo nas suas mãos: não é magia, é inteligência social” incorpora uma série de estratégias e exercícios simples para cuidar, entender e treinar sua mente. Para isso, utiliza os esportes como referência.

Ele acredita que, assim como levamos décadas para entender que a prática de esportes melhora consideravelmente nossa saúde física, ainda é difícil para nós assimilar que a inteligência social enriquece nossas relações interpessoais.

A diretora de conteúdos do Laboratório de Aprendizagem Social e Emocional (LASE) considera igualmente que as competências sociais, emocionais e digitais são básicas para poder “responder aos desafios das sociedades do século XXI”.

2. “O Mito do Carisma: a força do magnetismo pessoal para atingir o sucesso profissional” por Olivia Fox Cabane

Este é um dos livros sobre habilidades sociais mais recomendados se quiser mudar os sentimentos que você gera em si mesmo e nos outros quando enfrenta um evento social.

É especialmente pensado para aquelas pessoas que se consideram reservadas, inseguras, tímidas ou têm um déficit geral de habilidades sociais. “O mito do carisma” permitirá que você fortaleça sua capacidade de influenciar as pessoas e irá ajudá-lo a melhorar sua regulação emocional.

Para melhorar a possibilidade de favorecer o próprio bem-estar e o das pessoas ao seu redor, Olivia Fox acredita que existem três chaves básicas: presença, poder e proximidade. Este compêndio de diversão, ciência e praticidade o transformará em alguém mais sociável e confiável. Parece fácil! Por que não tentar?

3. “Idéias que colam: por que algumas idéias pegam e outras não” Chip Heath e Dan Heath

Trata-se de uma tradução do livro “Made to stick”, que se tornou um dos mais vendidos no campo da psicologia social. Gira em torno da ideia de como se comunicar de forma eficaz.

Os autores parecem ter descoberto o segredo do sucesso comunicativo. Eles tentam explicar por que algumas mensagens conseguem ser memoráveis ​​e, por outro lado, outras que a priori têm melhores perspectivas de sucesso não conseguem sobreviver e fracassam, sendo rapidamente esquecidas.

Seus exemplos de casos reais ilustram o que fazer e o que não fazer para que uma ideia tenha impacto e se fixe à memória. Da mesma forma, você descobrirá os erros que cometemos com mais frequência quando tentamos nos comunicar. Seus conselhos oferecem diretrizes para se tornar alguém com a capacidade de influenciar.

4. “O poder dos quietos” de Susan Cain

Sou tímido ou introvertido? Esta pode ser uma das perguntas que nos fazemos com maior frequência e que é mais difícil se tentarmos respondê-la nós mesmos. Susan Cain não só responde a esta pergunta, mas também faz uma das contribuições mais enriquecedoras neste campo nos últimos anos.

Ela explica por que ser introvertido nem sempre é uma característica negativa, mas natural e que inclusive pode jogar a nosso favor e nos dar vantagem quando se trata de se deslocar em determinadas áreas. Ao longo do livro, transcende a luta de Susan com um mito: o que afirma que as pessoas extrovertidas são mais valiosas que as introvertidas.

No entanto, a autora tenta esclarecer que o que diferencia uns dos outros é “simplesmente” a necessidade de receber uma maior ou menor quantidade de estímulo. Além disso, oferece recursos práticos para as pessoas menos extrovertidas para que essa característica não as impeça de socializar corretamente.

5. “Como fazer amigos e influenciar pessoas” por Dale Carnegie

O que as pessoas que parecem fazer amigos em qualquer lugar que vão têm? Este livro mostra o valor estratégico das relações humanas e dá a chave para melhorar o lado humano da vida. Tenta explicar como se comunicar emocionalmente com os outros, mas sem perder sua capacidade persuasiva e sua assertividade.

Também fornece conselhos sobre como expressar sua opinião de forma efetiva e como defender seu ponto de vista de forma apropriada. Enfatiza a importância das habilidades de negociação como método para evitar conflitos e resolver problemas.

Além disso, no final oferece uma sinopse prática para nos ajudar a internalizar melhor todos os conceitos explicados. Sem dúvida, é um dos clássicos indispensáveis ​​nesta área e um dos melhores livros sobre habilidades sociais.

6. “Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal” de Allan Pease e Barbara Pease

Você sabia que apenas 7% do que você comunica é verbal? Isso significa que quase tudo o que você transmite é feito com seu corpo. 93% exatamente. Este é um dos livros sobre habilidades sociais que nos ensina a decifrar o que quer dizer a linguagem do corpo.

É rápido, agradável, concreto, preciso e muito ilustrativo, pois inclui uma grande variedade de conselhos práticos. Aprofunda na escuta ativa, ou seja, na importância de não apenas prestar atenção nas palavras que o outro fala, mas também em perceber o que ele não diz, mas mostra e tenta comunicar.

Se você quer saber como interpretar os outros, o que eles pensam, mesmo que estejam calados, sem dúvida é um dos melhores livros que você vai apreciar muito.

Esperamos que goste destes livros sobre habilidades sociais e torcemos para que eles possam ajudá-lo de alguma maneira. Você já conhecia algum deles?