Livros sobre meditação que vale a pena conhecer - A Mente é Maravilhosa

Os 7 melhores livros sobre meditação

julho 19, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Livros sobre meditação

Meditar não é se afastar do mundo, é justamente o contrário. É se aproximar dele, entendê-lo, amá-lo e transformá-lo. Estes livros sobre meditação podem ensinar como fazer isso, para aproveitar todos os benefícios que essa arte tem para a nossa saúde.

A meditação é uma técnica cada vez mais utilizada para gerenciar o estresse, controlar a atenção e esclarecer as ideias. Além disso, é uma ferramenta extremamente eficaz para manter o corpo e a mente em perfeito equilíbrio.

De certa forma todos estamos meditando, apesar de não sermos conscientes disso. Por essa razão, aprender a fazer isso intencionalmente pode ser ainda mais saudável. Meditar é uma maneira de escutar a voz da nossa alma. 

Livros sobre meditação que vale a pena conhecer

Sendo ninguém, indo a lugar nenhum (tradução livre), Ayya Khema

Esse é um dos grandes livros sobre meditação que se transformou em um clássico da literatura budista contemporânea. Ayya Khema foi uma monja e mestra budista, muito comprometida com a incorporação das mulheres na prática do budismo.

Depois de fundar vários centros ao redor do mundo, Khema escreveu este manual como resultado de anos e anos de ensinamentos no Ocidente. Neste livro, ela explica os princípios básicos do budismo de forma simples, moderna e atual. Aprofunda-se no karma e mostra os problemas na hora de meditar ou como fazer isso. Lendo essa obra, você poderá saber quais são os ensinamentos fundamentais da meditação.

Meditar na praia

O impostor (tradução livre), Michael Langford

Michael Langford soube colocar o seu livro como número um na lista dos mais vendidos. Talvez seja por isso que ele é considerado por muitas pessoas como a bíblia da meditação.

Em 13 capítulos relativamente curtos, ele explica no que consiste a auto-indagação passo a passo. Como se fosse um manual de instruções. Sua linguagem peculiar e divertida transmite com grande simplicidade como podemos deixar de sofrer e aproveitar a vida.

Este é um dos livros sobre meditação mais recomendados para combater os problemas do ego. Também ajuda a gerenciar a preocupação extrema com coisas que não valem a pena. Ele nos convida a gastar essa energia interna em concentração e auto-indagação.

Meditar, Vicente Merlo

Vicente Merlo soube fazer deste livro mais do que um extenso manual de meditação. O mais valioso que ele tem é, sem dúvida, o seu valor prático. Seu caráter didático é fruto da dedicação e dos cursos de meditação que são ministrados por este escritor.

Por um lado, ele se aprofunda de modo exaustivo nos aspectos mais básicos, tanto no budismo quanto no hinduísmo, sempre mantendo como fio condutor a meditação. No entanto, permite fazer uso de seus ensinamentos através de uma meditação guiada por ele mesmo, que é encontrada no final de cada capítulo.

Atenção plena para iniciantes, Jon Kabat-Zinn

Apesar de estar muito na moda atualmente, o mindfulness é praticado há anos como uma técnica de meditação análoga à atenção plena. Neste caso, Jon Kabat-Zinn transmite uma série de lições práticas de sabedoria e compaixão.

Sem dúvida, este é um dos livros sobre meditação que você não pode perder se quer cuidar de si mesmo. Suas pautas vão ajudá-lo a iniciar o caminho de uma transformação integral, completa e curativa a nível interno e externo.

“Existem pessoas que mostram uma certa resistência à ideia de reservar tempo para si mesmas. A ética puritana nos deixou uma herança de culpa quando fazemos algo só para nós”.
– Jon Kabat-Zinn –

Pessoa meditando

O coração da meditação budista (tradução livre), Nyanaponika Thera

Nyanaponika Thera publicou esta obra para explicar o caminho da atenção plena (Satipatthana). Ela defende a convicção de que o único método para treinar e desenvolver a mente de uma forma simples, direta, profunda e eficaz é prática constante da reta atenção.

A autora proporciona um manual para pessoas que estão se iniciando na compreensão de todos esses ensinamentos budistas. Além disso, inclui uma série de instruções práticas para promover a aplicação da meditação na vida diária.

Aprenda a meditar, Eric Harrison

Mesmo que para aprender essa arte seja necessário conhecer suas origens e fontes emocionais, e mesmo se você tem muita preguiça de ler, esse livro é bastante recomendado. Nele, Eric Harrison reúne uma série de exercícios muito básicos, com explicações simples, para alcançar o bem-estar. Ele nasce da ideia de que se nós conseguimos entender o que é a meditação, ela se torna uma prática incrivelmente simples.

Mulher meditando na natureza

Viver a catástrofe total, Jon Kabat-Zinn

Jon Kabat-Zinn nos ensina a encontrar o equilíbrio emocional nos momentos em que acreditamos que o mundo está contra nós. Ele transmite como é possível viver bem até nas situações mais delicadas e complicadas. Como?

Por exemplo, diante de casos extremos de estresse, ansiedade ou depressão, nos convida a utilizar certas práticas baseadas na meditação e na ioga. Sua técnica se baseia em uma coordenação entre corpo e mente para restabelecer o equilíbrio e estimular o bem-estar e a cura.

A variedade de livros sobre meditação é tão ampla quanto os benefícios que esta prática oferece. Meditar é descansar a mente, equilibrar sua vida, relaxar a consciência, desvincular-se da “realidade”, estimular a autoconsciência, melhorar a concentração e alcançar a verdadeira felicidade. Pratique!

Recomendados para você