Mindfulness no esporte: como esta prática afeta os atletas?

Mindfulness no esporte: como esta prática afeta os atletas?

outubro 6, 2017 em Psicologia 0 Compartilhados
Mindfulness no esporte

Pelé, um dos jogadores de futebol mais famosos da história, sabia. Para ele, “tudo é prática”. É sensato pensar que com o mindfulness no esporte acontece a mesma coisa. Quanto mais você praticar, mais útil será. Será que é assim mesmo?

Segundo o treinador e psicólogo Jonathan García-Allen, além da aplicação da terapia cognitivo-comportamental que está na moda, um bom número de profissionais está optando por utilizar o Mindfulness aplicado ao esporte. Mas, a que isso se deve?

Como aplicar o mindfulness no esporte?

O Mindfulness é uma técnica que envolve focar toda a atenção no que se faz aqui e agora, sem julgamentos e com a menor quantidade de filtros possível. Seu objetivo é ensinar à mente métodos para administrar pensamentos, emoções, reações e atitudes nas situações que surgirem. Dessa maneira, busca-se o aperfeiçoamento da consciência plena através de atitudes positivas, conhecimento próprio e liberdade.

Parece evidente que esse método pode ser ideal se aplicado ao esporte. Afinal, um treinamento, uma partida ou um confronto exigem concentração plena para alcançar um rendimento ideal.

Mindfulness no esporte

O Mindfulness nos transporta para o que conhecemos como “Estado de Flow”. Alguma vez você já sentiu a sensação de que estava tão concentrado em uma atividade que parecia flutuar nela? Pois é isso que se busca em um atleta nos momentos mais importantes das competições que participa. E é possível conseguir através dessa técnica.

 “Se você não tiver confiança, sempre vai encontrar uma forma de não ganhar.”
-Carl Lewis–

Como o Mindfulness no esporte afeta a pessoa?

Pelo que vimos até agora, o Mindfulness é eficaz para todo tipo de perfil. É lógico pensar que o atleta não está isento de aproveitar os benefícios dessa técnica. Como você acha que ela influencia?

  • O Mindfulness é uma técnica eficaz para aumentar o nível de motivação do atleta. Como é lógico pensar, isso será essencial para obter um rendimento ideal.
  • Também é essencial no nível de ativação do indivíduo. Quanto mais focado e ativo o atleta estiver, maior eficiência vai obter na sua tarefa.
  • Essa técnica ajuda a ativar os níveis de estresse ideais. Aqui não devemos pensar no estresse como algo negativo. É evidente que quando se está em uma competição, o estresse é necessário na medida certa. É aí que o Mindfulness do esporte age, conseguindo fazer com que o estresse seja controlado em níveis ideais que aumentem a competitividade do atleta.
  • Vale destacar que essa técnica consegue aumentar os níveis de autoestima e confiança do indivíduo. Logicamente, o fato de um atleta confiar plenamente nas suas capacidades é um fator básico para uma competição satisfatória.
  • Além disso, é muito eficaz na hora de interpretar os sucessos e os fracassos. Todo atleta pode acabar sua carreira ao ter muito sucesso ou fracassos constantes. Mas com uma visão sensata e equilibrada, sua capacidade de julgamento vai alcançar um nível de bom senso coerente.
  • Também funciona como ferramenta eficaz para unir uma equipe. Aqui, o Mindfulness pode criar um ambiente coletivo ideal que beneficie as relações interpessoais dos indivíduos.

O Mindfulness no esporte como gerente de emoções

Como podemos ver, o Mindfulness no esporte, quando bem aplicado, pode ser uma técnica muito eficiente. Vai conseguir fazer emergir toda a confiança do atleta para alcançar seu rendimento ideal. Assim, o indivíduo aceita suas emoções e seus pensamentos e os administra de maneira natural, sem a necessidade de que sejam modificados ou eliminados.

Essa técnica busca o autoconhecimento e o estado de regulação emocional que permite uma administração eficaz, não a eliminação. Isso nos leva ao fenômeno já citado, conhecido como “Estado de Flow”, o momento em que tudo flui e tudo parece estar em perfeita sintonia. Aquele estado no qual a atividade que você faz parece não exigir nenhum esforço.

Mindfulness no esporte

Assim, alcançar um estado de aceitação eficaz no momento presente é essencial. Em vez de tentar controlar tudo e raciocinar em excesso, o indivíduo se deixa levar e se integra ao presente. Fato que aumenta sua concentração, afasta seus pensamentos negativos e confere um maior rendimento esportivo.

E é assim que chegamos à conclusão de que o Mindfulness no esporte pode ser uma técnica muito útil e eficaz para aumentar o rendimento. Em um estado de equilíbrio emocional em que tudo flui, tirar o melhor de nós mesmos não será apenas um desafio, mas um estado do qual vamos desfrutar.

 “Meu ponto forte é que eu sou mais equilibrado e tranquilo que a maioria dos ciclistas.”
-Miguel Indurain-

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