A mensagem dos sonhos

· setembro 25, 2016

Quando dormimos passamos por diferentes estados e fases do sono. Primeiramente temos o sono sem movimentos oculares rápidos (sono não REM), que tem 4 fases em progressão de profundidade.  As fases III e IV denominam o sono de ondas lentas (SOL) ou sono profundo.

Depois prossegue o sono de movimentos oculares rápidos (REM), com a Fase V do sono ou sono paradoxo. É nesta fase que aparecem os devaneios ou sonhos. É comum que se apresentem de 4 a 6 períodos de sono REM durante a noite.

O que é sonhar?

Os sonhos são manifestações mentais de imagens, sons, pensamentos e emoções, normalmente relacionados de forma simbólica com a realidade da pessoa que sonha.

Sonhar é um processo mental involuntário no qual aparecem sem censuras emoções relacionadas a experiências vividas e a informações armazenadas na nossa memória.

As lembranças que se mantêm ao despertar podem ser mínimas ou muito elaboradas.

Foi comprovado que podemos sonhar em qualquer uma das fases do sono, mas nos lembramos mais do que sonhamos na fase REM.

sonhos-da-infância

O que nos dizem os sonhos?

Para a psicanálise é importante diferenciar o conteúdo manifesto do sonho, ou seja, a história ou acontecimentos e os símbolos que aparecem, assim como o conteúdo latente, que é a interpretação do conteúdo manifesto, o seu significado.

Todo sonho significa algo, já que eles sempre estão relacionados a emoções e símbolos, e a experiências presentes ou passadas.

Tipos de sonhos

Um dos tipos de sonho que podemos ter são os pesadelos, que contêm emoções que nos causam medo e que nos influenciam no dia posterior a tê-lo. Estes estão relacionadas a traumas, abandonos na infância, estresse, medos, inseguranças, insatisfações e problemas de saúde ou nas relações.

Também há os sonhos curativos, associados à terapia dos sonhos. São sonhos “lúcidos” onde a pessoa sabe que está sonhando e gerencia o sonho para modificar as emoções negativas.

Como saber o significado dos nossos sonhos?

Existem muitas hipóteses e explicações para os símbolos que aparecem nos sonhos. No entanto, pode ser que não se ajustem à realidade da pessoa que o sonhou, já que para poder entender o significado concreto de um sonho é necessário conhecer as emoções que causaram esse sonho naquela pessoa.

Por isso, se quiser conhecer o seu significado, preste atenção nas emoções que o fizeram ter esse sonho. Além disso, observe se é repetitivo e frequente, o que indica que existe algo pendente a trabalhar e superar psicologicamente falando.

Se as emoções são agradáveis e positivas, isto nos indica o caminho a seguir, a satisfação de viver como queremos, e também mostra desejos, sonhos e projetos que gostaríamos de alcançar.

Se, por outro lado, as emoções que sentimos ao sonhar são desagradáveis, incômodas ou dolorosas, o significado desse sonho é importante e revelador, já que nos mostra uma parte subconsciente de nós mesmos, pendente de resolver ou de superar, como traumas, medos e preocupações.

sonhos-de-criança

De onde vêm os nossos sonhos?

Os sonhos ativam o conteúdo subconsciente armazenado e guardado desde a infância.

Daí a importância de saber interpretar os nossos sonhos, já que é uma informação muito útil a respeito de como nos sentimos desde o nosso eu mais íntimo e profundo.

Depois de conhecer o significado, o passo seguinte é nos tornarmos conscientes do nosso bloqueio emocional e tratá-lo por meio da terapia psicológica, para que se solucionem as nossas emoções negativas. O progresso será refletido nos nossos sonhos de uma forma diferente, com emoções mais agradáveis e positivas de superação, ou eliminando as emoções negativas das nossas vivências oníricas.