O método Kaizen: um passo de cada vez

janeiro 13, 2019
O mais interessante sobre o método Kaizen é que ele nos convida a definir metas tão pequenas que o fracasso se torna praticamente impossível. É um modelo muito eficaz. Não foi por acaso que os japoneses seguiram essa estratégia para se transformarem em uma potência mundial.

O método Kaizen é um modelo de melhoria contínua que, a princípio, foi aplicado ao mundo dos negócios. No entanto, foi tão funcional que pouco a pouco foi introduzido em outras áreas e, hoje em dia, é aplicado em praticamente todos os aspectos da vida.

Originou-se no Japão, na área do conceito de gestão da qualidade. De um modo ou de outro, o método Kaizen tem as suas raízes no taoísmo.

A palavra kaizen etimologicamente significa “ação para corrigir em prol de um benefício”. Este benefício se refere a uma contribuição coletiva, não a um bem individual. Nesse sentido, esse método é concebido a partir de uma perspectiva altruísta. A pessoa melhora a si mesma dia após dia para tornar o mundo melhor.

No método Kaizen, a melhoria não é uma conquista pontual, mas um processo contínuo, um modo de vida. Para muitos, foi esse método que conseguiu transformar o Japão em uma das grandes potências mundiais, depois de ter sido completamente devastado no final da Segunda Guerra Mundial.

Embora seja muito útil nos processos empresariais, nos concentraremos em sua aplicação para a vida pessoal.

“Não busque uma melhoria rápida ou grande. Busque pequenas vitórias, um dia de cada vez. Esta é a única maneira de acontecer e, quando acontecer, será duradoura”.
-John Wooden-

O método Kaizen e a melhoria constante

Esse método parte do conceito de que se você melhorar a sua vida 1% a cada dia, a médio e longo prazo conseguirá uma grande transformação. O Kaizen se baseia na ideia de que é mais inteligente fazer melhorias pequenas, mas contínuas, em vez de propor grandes transformações que muitas vezes não se materializam precisamente devido ao seu tamanho.

Este método provou ser muito eficaz porque elimina dois grandes obstáculos à mudança. O primeiro: o medo da mudança. Como a proposta não é introduzir grandes mudanças, a angústia é menor. Também alimenta expectativas mais realistas e, portanto, há menos decepções.

Por outro lado, o método Kaizen ajuda a evitar a tendência comum de procrastinar, isto é, adiar a mudança indefinidamente. Se sentirmos que temos uma tarefa gigantesca pela frente, muitas vezes adiamos o seu início. Sabemos que poderá exigir tanto de nós que nos sentimos intimidados. Neste método de melhoria contínua, esse fator é eliminado.

As engrenagens das empresas

Tão pequeno que é impossível falhar

A chave mágica do método Kaizen é estabelecer metas ou desafios pequenos, mas constantes. São objetivos tão acessíveis às nossas possibilidades que é praticamente impossível fracassar. Por exemplo, se o que você quer é pagar todas as dívidas atrasadas, o kaizen o convida a economizar uma pequena quantia diariamente.

Este modelo é baseado no princípio de ir passo a passo. Essa filosofia diz que, ao definir a concentração em cada etapa, você irá longe. Dessa forma, a dificuldade também tem que ir aumentando pouco a pouco. Por outro lado, não há obrigação de fazê-lo. Você só precisará aumentar se realmente quiser. Não é necessário subir o nível de dificuldade.

O único compromisso no método Kaizen é melhorar em algum aspecto, em pequena proporção, todos os dias. Obviamente, você deverá estar ciente de que algumas metas levarão tempo para serem completamente concluídas, mas isso não importa. O importante é que você trabalhou todos os dias para alcançá-las e isso o fará se sentir melhor.

Método Kaizen de melhoria contínua

Uma cadeia de realizações

O método Kaizen não nos deixará cair na inércia, ver o dia passar sem ter melhorado alguma coisa. O importante no método é que você não se concentra no objetivo final, mas sim no processo.

Esse modelo nos incentiva, acima de tudo, a cultivar um estilo de vida em que sempre haverá uma melhora, um avanço. Isso nos fará sentir vencedores com muita frequência.

Não ganharemos apenas o sentimento de satisfação pela meta realizada todos os dias, mas também o fato de que esta é realmente uma maneira prática de resolver grandes problemas. O próprio Japão saiu de uma crise séria aplicando essa filosofia. Eles não fizeram isso da noite para o dia, mas o fizeram com honras.

Este método pode ser aplicado a qualquer área da vida. Desde metas para perder peso até objetivos para ser mais feliz. Somente com o início da implementação é possível que você se sinta diferente, que você experimente mais controle sobre a sua vida e um maior otimismo para vivê-la.

Maarof, M. G., & Mahmud, F. (2016). A Review of Contributing Factors and Challenges in Implementing Kaizen in Small and Medium Enterprises. Procedia Economics and Finance. https://doi.org/10.1016/S2212-5671(16)00065-4