Descubra o método Kumon para ensinar as crianças

Descubra o método Kumon para ensinar as crianças

dezembro 15, 2016 em Psicologia 645 Compartilhados
Descubra o método Kumon para ensinar as crianças

“Deixem que os livros sejam as babás dos seus filhos”. Esta é uma afirmação sábia de Toru Kumon, o criador do método Kumon, que hoje é o protagonista deste artigo e tem mais de 4 milhões de alunos em todo o mundo.

Ao longo da história, a educação procurou dezenas de metodologias para ser mais eficiente e natural. O método Kumon é uma delas e foi aprovada por milhões de pais. Por quê?

O que é o método Kumon?

O método Kumon é uma metodologia que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um de acordo com as suas habilidades. Este processo é personalizado e individual, de acordo com as competências da criança.

menino-com-pecas-brinquedo

Este processo visa reforçar a autoconfiança na criança. Por isso, oferece um ambiente no qual o jovem deve buscar o conhecimento de forma autônoma, por meio da estimulação e de uma aprendizagem divertida.

Quem é Toru Kumon?

Toru Kumon era um professor de matemática especialmente preocupado com a educação de seu filho. Na verdade, ele encontrou uma prova de matemática de seu filho Takeshi, que não tinha conseguido uma boa nota, e decidiu criar um material de estudo para estimular o seu interesse e melhorar os seus resultados. Portanto, Kumon criou estratégias para que o seu filho estudasse sozinho, mas sem sobrecarregar o menino e o tornando mais independente.

Kumon observou através do seu filho os problemas de muitas crianças, e decidiu desenvolver um material que proporcionasse ao aluno a oportunidade de enfrentar desafios que poderiam ajudá-lo a encontrar as soluções sem ajuda, mas com um grau de dificuldade interessante para ele. O seu objetivo era desenvolver no aluno a autoconfiança, o interesse em estudar e aprender por si próprio, até conseguir chegar ao seu desempenho máximo.

Curiosamente, os vizinhos de Toru, observando a melhora escolar de Takeshi, lhe pediram para aplicar os seus métodos em seus filhos. E foi assim que, em 1958, este professor de matemática abriu sua primeira escola em Osaka, no Japão. Hoje, mais de 4 milhões de crianças em todo o mundo utilizam o seu método de aprendizado.

“Desenvolver o potencial individual de cada cidadão é desenvolver o potencial de uma sociedade ou de uma nação”.
-Toru Kumon-

As 4 características do método Kumon

Para que as crianças consigam resolver as tarefas propostas pelo método, independentemente da sua idade e nível escolar, devem ser incentivadas a sua autoconfiança e o interesse pelo aprendizado. São quatro características principais:

1- Individualidade de acordo com a capacidade

O nível escolar não é limitação ou objetivo no método Kumon. Pretende-se que cada criança consiga explorar as suas habilidades ao máximo de acordo com a sua capacidade individual e pessoal. Por isso, ela deve se esforçar de forma gradual, pelo puro prazer de aprender e sempre com segurança e autocontrole.

2- Crianças autodidatas

O método Kumon valoriza acima de tudo a capacidade da criança de aprender por seus próprios esforços. Cada um resolve os exercícios através de seu esforço pessoal, autodidata, atingindo soluções através dos seus próprios caminhos. A capacidade de chegar sozinho às respostas se transformará, por fim, na capacidade de se desafiar e buscar seus sonhos e metas.

crianca-fazendo-tarefas-kumon

3- Evolução progressiva

Outro pilar sobre o qual esse método é baseado é a evolução progressiva. O material é especialmente preparado para cada criança e vai aumentando a complexidade dos exercícios conforme o seu ritmo de aprendizagem. Tudo isso individualizado e com base na capacidade de compreensão e apreciação de cada aluno. Dessa forma, aos poucos, a criança se sente segura para buscar novos conhecimentos e entende o processo de aprendizagem como algo prazeroso.

4- O orientador como observador

O orientador também desempenha um papel importante no método Kumon. É o observador da capacidade escolar de cada criança e da sua personalidade. Ele adaptará o material às suas habilidades e compartilhará o progresso do aluno, encorajando-o a seguir em frente e a explorar as suas capacidades.

“Espero que mais e mais crianças se tornem autodidatas através do método Kumon. Assim, o estudo deixará de ser um sofrimento imposto pelos outros para se transformar em uma espécie de passatempo com o qual a criança progride sozinha”.
-Toru Kumon-

Já existem muitas teorias que acreditam que a melhor maneira de aprender é de forma natural e progressiva, de acordo com a capacidade pessoal de cada um. O método Kumon já demonstrou ser muito eficaz. O que você acha do método Kumon? Você acredita que seria uma boa maneira de melhorar as habilidades e o desempenho escolar do seu filho?

Recomendados para você