A base de uma boa vida é a educação

A base de uma boa vida é a educação

abril 29, 2016 em Emoções 582 Compartilhados
A base de uma boa vida é a educação

Você quer criar um filho saudável e feliz, que seja capaz de ter uma boa vida? Para que uma criança aprenda e tenha a capacidade de análise, aprendizado e pensamento, é necessário que lhe seja dada uma boa educação. No entanto, ao falar de educação não estou me referindo unicamente à necessidade de que seu filho vá ao colégio e aprenda matemática, história, física, química ou inglês. Este conceito abarca uma definição muito mais ampla.

Quando falamos de educação, é preciso se referir a um conjunto de valores, ensinamentos e habilidades que o pequeno deve aprender com o passar do tempo, a transferência de conhecimentos e a socialização. E isso não se refere unicamente ao âmbito acadêmico, mas ao conjunto da sociedade, começando por sua própria família.

A educação em casa

A base de uma boa vida é uma educação correta. Seria muito complicado que uma criança fosse feliz no futuro se ela se desenvolveu em um entorno pouco adequado, cheio de carências em todos os sentidos.

A família é a base fundamental para criar crianças mais saudáveis, mais educadas, mais plenas e com maiores possibilidade de serem felizes no futuro, criando um ambiente adequado. A família é a primeira pedra sobre a qual os fundamentos educacionais e sociais da criança se assentam. As crianças são os futuros adultos de amanhã. E se esse ponto cardeal falha, todo o processo cai por água abaixo.

Não podemos nos esquecer de que a educação não se limita ao aprendizado de matérias escolares e acadêmicas. A educação se baseia na construção de uma personalidade capaz de se comportar nos diferentes hábitos sociais.

Uma criança precisa ter a habilidade de usar o pensamento crítico. Precisa saber como criar seus próprios processos de raciocínio, obtendo suas conclusões pessoais, emitindo seus próprios juízos de valor sem a necessidade de copiar os demais, através de mensagens pouco adequadas como as que vemos na TV, por exemplo.

família

A base acadêmica da educação

Por outro lado, também não se deve deixar que a base da educação esteja unicamente na família. Apesar de ser uma chave mestra de grande importância, dado que este é o maior e mais próximo exemplo para a criança, a escola também tem um grande papel neste sentido.

É que a educação acadêmica não deve se concentrar unicamente em transmitir conhecimentos em matérias diversas, como matemática ou idiomas. Além disso, é preciso trabalhar o processo de formação dos jovens.

Um professor deve ser capaz de transmitir valores, motivação e vontade de aprender para seus alunos, e não transformar a educação em um entediante processo de explicação de conhecimentos, estudos e esquecimento, tal e como acontece hoje em dia… em muitos casos.

A educação está em todos os âmbitos da vida

A educação está sempre presente. Desde que nascemos até o dia de nossa morte, vivemos um constante processo de aquisição de conhecimentos e valores que nunca para. É dever de cada um estar sempre aberto a todo tipo de processos capazes de fazer com que conhecimentos e valores que nos deem dignidade cheguem até nós; que nos permitam pensar e emitir valores críticos e, definitivamente, sermos mais plenos e felizes na vida.

Porque, apesar de uma certa tendência racional pensar que quanto menos o ser humano sabe, mais feliz ele é, isso é uma enorme mentira… já que uma pessoa incapaz de realizar seus próprios juízos de valor nunca terá a possibilidade de desenvolver plenamente suas capacidades pessoais.

O conhecimento nos torna mais livres

criança

O conhecimento é uma poderosa ferramenta que nos torna mais livres. O conhecimento lhe permitirá socializar com maior facilidade em todo tipo de âmbitos, lhe dará valores transversais, e permitirá que você seja mais pleno. E isso só se descobre através da educação.

Sendo assim, não se contente que seus filhos adquiram todo tipo de noções acadêmicas e deixem de lado as verdadeiras lições da vida, que são os valores e a capacidade de pensar por si mesmo para descobrir seus verdadeiros e reais sonhos.

A educação e o conhecimento permitirão que você conheça a si mesmo muito melhor. Eles lhe oferecem a capacidade de descobrir seus verdadeiros objetivos na vida e fornecem as ferramentas para poder torná-los reais.

Recomendados para você