2 métodos pedagógicos alternativos: Waldorf e Montessori

2 métodos pedagógicos alternativos: Waldorf e Montessori

Maio 13, 2016 em Psicologia 1813 Compartilhados
Métodos pedagógicos alternativos: Waldorf e Montessori

Se uma coisa caracteriza os métodos pedagógicos Waldorf e Montessori é que ambos rejeitam a educação formal como a conhecemos hoje. Isto é, são alternativas a um ensinamento regrado que impõe duras pautas educacionais.

Agora, o conhecimento de cada uma destas propostas deve ser abordado a partir da sua história e do seu contexto de desenvolvimento. Vamos procurar dar uma pincelada neste artigo sobre estas questões, para que em seguida possamos pensar de forma breve em seus princípios e seus conceitos sobre o desenvolvimento evolutivo.

Seja como for, cada proposta tem o claro objetivo de melhorar a educação e, portanto, o desenvolvimento social e humano. Partindo desta base, examinemos com mais atenção estes dois métodos pedagógicos:

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O método Waldorf

Esta escola foi fundada em 1919 pelo filosofo Rudolf Steiner a partir da solicitação educacional que recebeu do diretor da fábrica de cigarros Waldorf Astoria, a quem interessava a excelência na educação dos seus empregados. A educação juvenil se desdobra em três etapas de 7 anos cada uma:

De 0 a 7 anos. Nesta primeira etapa entende-se que o aprendizado se baseia na imitação e faz-se uso da brincadeira com um enfoque fortemente sensorial. Amassar o pão, moer os grãos, pintar com aquarela, fazer artesanato.

De 7 a 14 anos. Nesta segunda etapa se potencializa a imaginação e arte a partir de diferentes perspectivas com diversas atividades: escultura, jogos didáticos, tricô, música, natação, atletismo, etc.

De 14 a 21 anos. Aprende-se graças à inquietude pela busca do real e da verdade. Incentiva-se o pensamento autônomo, a busca do essencial, e são realizadas atividades como costurar usando a máquina, tecer com teares, artesanato em metal, cestaria, restauração, arte cinematográfica, eletricidade, etc.

A ênfase se mantém em aspectos espirituais do desenvolvimento evolutivo, e potencializa-se a expressão artística de cada pessoa como ser individual de forma complexa e holística. Ou seja, pretende-se englobar o crescimento da pessoa em conjunto com cada uma das suas potencialidades.

Conta com escolas por todo o mundo e, como curiosidade, cabe dizer que artistas famosos como Jennifer Aniston e Sandra Bullock estudaram nessas escolas. Até aqui apresentamos uma descrição geral.

Cabe destacar que o pano de fundo da filosofia Waldorf é do tipo esotérico e, portanto, entra em conflito com a parte científica que exige uma evidência empírica por parte dos métodos pedagógicos.
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O método Montessori, educar crianças com alegria

O método Montessori é hoje um dos mais difundidos e praticados no âmbito educacional. A educadora italiana Maria Montessori desenvolveu entre o fim do século XIX e princípio do século XX um método pedagógico partindo da ideia de que uma criança deve desenvolver as suas capacidades de forma livre.

Ou seja, não será o adulto a dirigir a atividade da criança, e sim a criança quem adapta o seu entorno ao seu nível de desenvolvimento e a seus interesses de aprendizagem. Assim sendo, o método propõe um desenvolvimento aberto em um ambiente estruturado de forma integral.

De fato, o descobrimento do mundo e das habilidades é potencializado com materiais especializados. Existem certos períodos sensíveis, momentos evolutivos de grande potencial neuroemocional, nos quais a educação é primordial. Concretamente, é essencial que no período de 0 a 11 anos as crianças explorem o seu mundo do jeito mais autônomo possível.

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Assim, de forma geral, podemos falar da criação de microcosmos ou micromundos Montessorianos. Esta é a criação de um entorno puramente infantil: móveis do tamanho das crianças, brinquedos que potencializam a exploração e a flexibilidade cognitiva, etc.

Imprescindível no método Montessori: a atenção dos pais, a participação ativa no processo de aprendizagem das suas crianças conforme a definição dos períodos sensíveis e a criação de um universo baseado no afeto e no respeito dos ritmos infantis individuais.
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Não obstante, mais do que um método pedagógico, quando falamos de Montessori nos referimos a um modelo educacional que engloba todo um aprendizado com base em propostas concretas. Seja como for, dedicaremos mais artigos a este tema a fim de aprofundar cada pedagogia, suas filosofias, seus materiais, e suas ferramentas.

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