3 motivos pelos quais você não consegue relaxar

08 Novembro, 2020
Você tem a sensação de que não consegue relaxar? Você conhece as técnicas e se esforça, mas não consegue obter os resultados desejados. Por que isso acontece?

Você sabe o motivo pelo qual você não consegue relaxar? Acredite ou não, a causa por trás disso pode estar longe do esforço que você faz. Talvez existam alguns fatores nos quais você não parou para pensar. Eles podem atrapalhar o que você deseja e fazer com que você sinta que não consegue relaxar. Nesse sentido, existem bloqueios que operam abaixo do nível mínimo de consciência, impedindo-o de evitar a ansiedade.

Talvez um dos principais motivos pelos quais você não consegue relaxar seja a dificuldade de contornar as normas sociais. Você pode não estar recebendo ordens diretas, mas muitas pressões externas podem condicionar e dificultar o processo de relaxamento.

Outro motivo pelo qual você não consegue relaxar pode estar relacionado à maneira de se superestimar. Dar muita importância à individualidade pode deixá-lo muito tenso, pois acaba transformando seu ego em uma casca rígida que o protege e o separa do resto do mundo. Qual é o motivo por trás de todo esse estresse? O que impede o relaxamento?

“Onde a água atinge a maior profundidade, é onde ela se mantém mais tranquila”.
-William Shakespeare-

Você sabe o motivo pelo qual você não consegue relaxar?

1. Culto à produtividade

Muitas vezes, você não consegue relaxar porque, para isso, você precisa de silêncio e tranquilidade. No entanto, vivemos em um mundo que exige exatamente o contrário; estar sempre em movimento e trocando informações sem parar. O estilo de vida predominante é agitado. As empresas querem pessoas ágeis, rápidas, capazes de produzir o tempo todo.

Isso condiciona as pessoas, no sentido de que a calma as faz se sentirem culpadas, preguiçosas ou irresponsáveis. De acordo com a sociedade, não fazer algo produtivo é perder tempo. Por outro lado, aproveitar o tempo é sinônimo de ação, ainda melhor se for usado para fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Essa é a ideia que sustenta o chamado culto à produtividade.

Falamos de produtividade em termos econômicos, embora do ponto de vista humano tudo isso leve a um desfecho prejudicial. No entanto, o tempo é tão importante nesse aspecto que até a ideia de parar por um momento para fazer uma pausa é rejeitada. Nessas condições, o relaxamento é uma utopia.

2. Aparências acima de tudo

Outro grande obstáculo ao relaxamento é o peso das aparências. Nas últimas décadas, outro culto foi imposto: o culto ao corpo. Cuidar dele se tornou uma das coisas mais importantes que as pessoas fazem em seu tempo livre.

O corpo se tornou objeto de cuidados máximos. Exercício, comida, sol e água, entre muitas outras coisas, são necessários para você se destacar em relação aos outros. Obviamente, tudo isso é positivo para a saúde. No entanto, para muitas pessoas isso desempenha um papel secundário. As pessoas querem ter uma aparência magra e bonita porque é assim que elas se encaixam no protótipo de beleza e inteligência.

No entanto, isso é realmente autocuidado? É possível relaxar tendo que cumprir metas tão exigentes?

Mulher se olhando no espelho

3. Apego, um dos motivos pelos quais você não consegue relaxar

O apego é uma forma de condicionamento. Inclusive, você pode desenvolver apego a ideias, costumes, emoções, erros e muitas outras coisas. De certa forma, existe uma força que o impulsiona a visualizar, ter e manter tudo como está. Além disso, também existe a necessidade de permanecer o mesmo para evitar um confronto com a incerteza.

O apego muitas vezes impede a mente de fluir livremente e ir para onde ela realmente deseja, embora pensemos que sim. Ele coloca em jogo a tensão entre o desejo de manter hábitos, afetos, posses e a constante mudança da realidade. É comum que as mudanças deixem você tenso, especialmente quando elas acontecem o tempo todo. Isso, é claro, pode levá-lo a permanecer em um estado de resistência inútil.

Lutar contra o fluxo natural da realidade é inútil, pois você não pode vencer. Além disso, impede que a mente seja flexível. E esse é um dos motivos pelos quais você não consegue relaxar: ser resistente a mudanças, apegar-se a uma ideia da realidade que você gostaria que fosse a mesma para sempre.

Ficar tenso ou refém do estresse não é uma boa ideia. Isso não apenas dificulta lidar com todas as suas emoções, mas também pode deixá-lo fisicamente doente. Encontrar maneiras de relaxar e trabalhar para o relaxamento é uma parte essencial da higiene mental. Dê a si mesmo algum tempo para refletir sobre esse assunto e trabalhar em você!

Walker, C. E. (2002). Aprenda a relajarse: las técnicas y ejercicios más eficaces para la relajación física y mental. Editorial AMAT.