Mudar nossas vidas modificando nossas atitudes
Nossa geração tem sido uma das primeiras a se interessar pelo estudo científico de algumas questões importantes relacionadas ao bem-estar, como o que faz as pessoas realmente felizes. De fato, certas descobertas realizadas a partir desses tipos de pergunta têm mudado radicalmente a forma como interpretamos o mundo. Por exemplo, atualmente sabemos que uma mudança de atitude tem um poder enorme sobre o nosso humor.
Sabemos que as pessoas felizes não têm em comum um determinado conjunto de circunstâncias, e sim uma maneira particular de ver o mundo. As atitudes positivas provocam uma reação em cadeia de pensamentos, eventos e consequências que causam resultados extraordinários. Portanto, aprender a ser otimista e ter uma boa higiene mental pode nos fazer aproveitar muito mais o nosso dia a dia.
Os princípios básicos da psicologia nos dizem que cada um de nós é responsável por nossas atitudes. Portanto, as pessoas da nossa geração têm uma enorme vantagem. Conhecendo o poder de nossa mente, podemos usá-lo para sermos muito mais felizes do que os nossos ancestrais.
“As atitudes são contagiosas. Vale a pena ser contagiado pela sua?
-Dennis e Wendy Mannering-
Quais atitudes são saudáveis para a nossa mente?
As atitudes positivas derivadas de uma correta higiene mental ajudam a alcançar o bem-estar. Além disso, proporcionam grandes benefícios para todos, desde aqueles que já se encontram relativamente bem até aqueles que têm dificuldades mais sérias ou, inclusive, a presença de um distúrbio como a ansiedade ou a depressão.
Agora, embora nem sempre possamos mudar nossas circunstâncias, há algo sobre o qual sempre temos controle: nos esforçarmos o máximo possível de acordo com as qualidades e limitações que possuímos. Não podemos fazer tudo, mas podemos fazer a nossa parte para obter o máximo rendimento e nos sentirmos satisfeitos com nós mesmos. No entanto, isso só será alcançado quando tivermos as atitudes mentais apropriadas.
Chaves para incentivar hábitos saudáveis
- Simplifique. Uma das melhores atitudes que você pode ter é a de reduzir ao máximo suas necessidades. Quanto mais coisas supérfluas você precisa para ser feliz, mais difícil será viver positivamente.
- Crie vínculos. Para ter uma mente saudável, é conveniente criar uma rede social próxima, onde você possa se apoiar em momentos de necessidade e manter o vínculo.
- Desenvolva sua criatividade. Essa habilidade aumenta a capacidade dos neurônios de se adaptarem a novas experiências ou aprendizados.
- Trabalhe sua curiosidade intelectual. As pessoas que mostram atitudes abertas a novas experiências e têm uma personalidade extrovertida tendem a ter uma vida mais longa e a desfrutar de um melhor funcionamento do sistema imunológico e cardiovascular, de acordo com alguns estudos.
“Se você não gosta de algo, mude-o; se você não pode mudá-lo, mude a maneira como pensa sobre ele”.
Estamos vendo uma mudança de atitude em relação à vida
Como vemos, nossa geração tem entendido que a felicidade não depende de nenhuma condição externa, mas que é regida por nossa atitude mental. A maneira como vemos o mundo controla as nossas vidas. É um poder secreto que todos possuímos e que funciona vinte e quatro horas por dia, bem ou mal. Portanto, é muito importante que saibamos aproveitar e controlar essa grande força.
Nós, seres humanos, somos muito semelhantes. As pequenas disparidades existentes nos levam a viver a vida de maneiras muito diferentes. Uma das diferenças mais importantes entre uns e outros é a nossa atitude. Não importa nosso ponto de partida: se tivermos uma atitude positiva e nos empenharmos constantemente para dar o melhor de nós mesmos, eventualmente superaremos nossos problemas.
Assim, ter uma atitude mental positiva é nos perguntarmos como podemos fazer alguma coisa, em vez de explicar que ela não pode ser feita. Portanto, se você conseguir desenvolver essa maneira de ver o mundo, descobrirá a rapidez com que pode mudar sua vida para melhor.
“Nossa atitude sobre a vida determina a atitude da vida sobre nós mesmos”.