10 mulheres incríveis que mudaram o mundo

Todos conhecemos mulheres incríveis que são admiradas por sua tenacidade e dedicação. Algumas delas deram contribuições importantes que, em muitos casos, marcaram um antes e um depois na história.
10 mulheres incríveis que mudaram o mundo

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 08 novembro, 2022

Há mulheres incríveis em todos os lugares e em todos os momentos. Alguns deles se destacaram por seu papel decisivo em algum campo ou episódio relevante.

O que essas mulheres incríveis têm em comum é o compromisso com alguma causa ou a determinação de alcançar algum objetivo louvável. Todas elas não apenas tiveram que se desafiar para alcançar o que queriam, mas também enfrentar a percepção negativa por serem mulheres.

“ ⁠Em todos os momentos de minha vida há uma mulher que me leva pela mão nas trevas de uma realidade que as mulheres conhecem melhor que os homens e nas quais se orientam melhor com menos luzes ”.

-Gabriel Garcia Marques-

O importante é que elas permaneceram como um testemunho vivo da força feminina. Com certeza, existem muitas mais, mas desta vez vamos falar sobre 10 mulheres incríveis que mudaram o mundo.

1. Fátima Al-Fihri

A contribuição de Fátima Al-Fihri foi decisiva para o Marrocos. Ela era filha de um poderoso comerciante chamado Muhammad al-Fihri. Com o dinheiro de seu pai ela poderia ter vivido confortavelmente até a morte, mas em vez disso ela se tornou pioneira: ela fundou a primeira universidade do mundo. Ela o fez em 859 d.C. em Fez. Hoje este centro é a Universidade de al-Qarawiyyin.

2. Ruth Bader Ginsburg

Esta juíza e jurista, falecida em 2020, sempre foi símbolo da luta pelos direitos das mulheres, resistência cívica e justiça social. Ela também é considerada um ícone pop.

Embora Ruth Bader Ginsburg tenha vindo de uma família modesta, ela teve um desempenho brilhante e se tornou membro da Suprema Corte dos Estados Unidos.

3. Maya Angelou, uma das mulheres incríveis que mudaram o mundo

Seu nome verdadeiro era Marguerite Annie Johnson e ela nasceu em St. Louis, Missouri, em uma época ruim para ser uma mulher negra: 1928.

Ela se tornou uma poetisa negra, escritora, cantora e ativista dos direitos civis. Ela cultivou o gênero da autobiografia e, assim, deixou um testemunho comovente de seu tempo. O presidente Barack Obama concedeu-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade em 2010.

4. Sofonisba Anguissola

Sofonisba Anguissola foi uma pintora que viveu durante o Renascimento italiano. Ao contrário de seus colegas homens, ela estava proibida de aprender com os grandes mestres, como todas as mulheres de seu tempo. No entanto, ela conseguiu se educar e se tornar uma mestre da arte do retrato. Esta é uma das mulheres incríveis que abriu o caminho para outras mulheres.

5. Susan B. Anthony

Susan B. Anthony é uma mulher que promoveu o  voto feminino. Ela dedicou toda a sua vida a lutar pelos direitos das mulheres, junto com Elizabeth Cady Stanton, com quem fundou a Associação Americana pela Igualdade de Direitos, em 1866. Chegou a ser presa por votar sem permissão e recebeu uma multa que nunca pagou.

6. Virgínia Apgar

Outra das mulheres incríveis. Essa médica americana foi a primeira anestesista em seu país e fez grandes contribuições para a obstetrícia e a pediatria.

Ela criou o teste de Apgar, um método para avaliar a saúde do recém-nascido. Isso reduziu a mortalidade infantil em todo o mundo.

7. Jane Austen

Esta romancista britânica morreu quando tinha apenas 41 anos. No entanto, sua curta vida foi suficiente para que ela produzisse seis romances considerados emblemáticos do gênero realista.

Um deles, Orgulho e Preconceito, continua sendo admirado por críticos de todos os matizes. Suas obras cativam e encantam tanto estudiosos quanto o público em geral.

8.Josephine Baker

Josephine Baker merece um lugar na lista de mulheres incríveis que mudaram o mundo. Ela é considerada a primeira estrela feminina internacional do planeta.

Além disso, tornou-se espião dos nazistas e lutou a vida toda pela igualdade dos negros. Era conhecida como a “Vênus de ébano”.

9. Jeanne Baret

Esta ousada mulher era uma aventureira que se fazia passar por homem para se infiltrar numa expedição que pretendia dar a volta ao planeta. Ela era botânica e seu colega Philibert Commerçon a ajudou em seus empreendimentos. No entanto, eles foram descobertos e expulsos do navio nas Maurícias. Anos depois, ela completou uma circunavegação do mundo.

10. Clara Barton

Clara Barton era conhecida como “O Anjo do Campo de Batalha” durante a Guerra Civil Americana. Anos depois, ela seria a fundadora da Cruz Vermelha Americana. Ele tinha um espírito indomável e sentiu que era seu dever salvar vidas. Várias vezes ela conseguiu escapar da morte durante a guerra.

Todas essas mulheres incríveis são um exemplo de tenacidade e convicção. Mesmo contra todas as probabilidades, elas conseguiram realizar seus propósitos e causas. Toda a humanidade deve muito a elas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Perrot, M., & Saúl, M. (2008). Mi historia de las mujeres. Buenos Aires, Argentina: Fondo de cultura económica.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.