As melhores frases de Charles Darwin

15 Agosto, 2020
Ler frases de Charles Darwin é ler as ideias de um dos cientistas mais importantes da história humana.

Ler as melhores frases de Charles Darwin é uma atividade que vale a pena por uma simples razão: este cientista britânico abalou o mundo da ciência há 150 anos, o que faz da sua contribuição uma verdadeira revolução no que se pensava sobre a nossa origem.

Desde que Charles Darwin publicou suas teorias sobre a origem das espécies que habitam o planeta, a ciência como era conhecida antes mudou para sempre. Talvez hoje em dia não tenhamos muita consideração por esse conhecimento, mas no início do século XIX tudo ainda era muito novo.

Quem foi Charles Darwin?

Antes de conhecer as melhores frases de Charles Darwin, vale a pena se perguntar quem é a pessoa por trás deste nome; um homem fisicamente doente, porém de uma admirável lucidez mental.

Charles Darwin foi um cientista, naturalista, biólogo e geólogo inglês. Nascido em 1809, ainda muito jovem embarcou na célebre embarcação HMS Beagle, em 1831, voltando após 5 anos de uma viagem feita para estudar espécies em seu habitat natural. A partir disso criou a Teoria da Evolução, que pode ser encontrada no livro A Origem das Espécies.

Em sua teoria sobre a seleção natural, Darwin afirmava que somente as espécies que melhor se adaptavam ao meio podiam sobreviver. Ou seja, os seres vivos eram selecionados pelo próprio meio e, ao mesmo tempo, geração após geração, consolidavam características genéticas em sua descendência.

Entretanto, a parte específica do seu estudo que chocou a ciência da época foi a da descendência humana, pois todos procedemos de um antepassado comum, tanto os seres humanos quanto os outros seres vivos. Era muito difícil aceitar o reconhecimento do Homo Sapiens, pois as pessoas viviam em um mundo no qual os seres humanos eram considerados a espécie escolhida, a mais importante em comparação com o restante.

Desenho de Charles Darwin

Frases de Charles Darwin

Há muitas frases de Charles Darwin. Este brilhante cientista nos deixou um grande legado, e dentro deste legado encontram-se certas frases de efeito. Por não poder verificar a autenticidade de todas, vamos apresentar aqui aquelas que mais se aproximam da sua real psicologia.

A individualidade

“Não estou apto a seguir cegamente o exemplo de outros homens.”

Na maioria das vezes, o ser humano segue um líder. Porém, Darwin não se considerava parte do “rebanho”. De fato, o atrevimento de suas teorias confirma muito claramente que ele não tinha a menor intenção de seguir cegamente os outros. Ele possuía suas próprias ideias e era um cientista seguido, não um seguidor.

A amizade

“As amizades de um homem são uma das melhores medidas de seu valor.”

Curiosamente, Charles Darwin não era o único que acreditava na amizade e nos bons amigos. Se olharmos o cenário geral, é possível encontrar ditados populares como “Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”.

O cientista considerava que as pessoas que cercam um indivíduo mostram claramente como ele realmente é, tanto em seu comportamento quanto no seu pensamento ou na sua filosofia de vida.

O conhecimento

“É sempre recomendável perceber claramente a nossa ignorância.”

Este é um conceito no qual Darwin concorda com outras grandes mentes, como é o caso de Hawking e Einstein. Era muito importante para o cientista que uma pessoa tivesse consciência do que sabe e do que não sabe. Sem dúvidas, parece uma excelente forma de querer continuar aprendendo.

A confusão

“Grande é o poder da deturpação constante.”

É peculiar como, mesmo após mais de 150 anos, o ‘ruído’ constante continua sendo muito poderoso e perigoso. Hoje em dia, sob o nome de fake news, esta frase tem tanta ou até mais relevância que no momento em que foi enunciada. Isso porque a tentativa perene de alguns poucos em confundir o resto das pessoas parece acabar sendo mais real do que a própria realidade.

Homem usando computador

A socialização nas frases de Charles Darwin

“O instinto social guia os animais a desfrutar de seus semelhantes na sociedade.”

O precursor da teoria da evolução considerava o desfrute da socialização como um mero instinto. Os seres vivos precisam de pares da mesma espécie para encontrar bem-estar vital.

A mudança

“Não é a mais forte das espécies que sobrevive, tampouco a mais inteligente. É aquela se adapta melhor à mudança.”

Finalizamos com uma das mais famosas frases de Charles Darwin, mas ao mesmo tempo uma das mais polêmicas em sua época. Não é o mais forte que permanece, e sim o que melhor se adapta. Será que os seres humanos são uma dessas espécies?