A música nos ajuda a sermos felizes

· fevereiro 19, 2015

Ser feliz é um dos nossos maiores objetivos na vida. Algumas pessoas alcançam esse objetivo através do trabalho, da riqueza, de um relacionamento estável e até mesmo ajudando outras pessoas. Ouvir música em qualquer momento e em qualquer lugar é uma forma muito simples de “ativar a glândula da felicidade”.

Essa forma de felicidade é um tipo de droga saudável e muitas pessoas não vivem sem ela. Ouvem música desde que se levantam até a hora de dormir para se sentirem mais alegres e animadas. Como isso é possível? Quando ouvimos uma música agradável, nosso cérebro libera uma substância chamada “dopamina”. Ativa também outras “glândulas da felicidade”, que são estimuladas quando comemos algo que gostamos ou temos relações sexuais.

Ouvir música é uma das melhores maneiras de começar o dia. Quer saber quais os outros benefícios que ela traz? Continue lendo nosso artigo.

Ouvir música ajuda na concentração

Trabalhar ouvindo música não nos atrapalha, mas nos ajuda a obter um melhor desempenho. Quando ouvimos uma música agradável (não importa o gênero) nossa concentração aumenta. O que nos faz perder tempo são os agentes externos que distraem nossa atenção.

A música é benéfica para a saúde

Certamente muitos de vocês já caminharam pela rua ouvindo sua música preferida. O que é essa sensação de bem estar? Essa sensação de bem estar é um dos grandes benefícios da música. Graças a ela aumentamos nossa autoestima e podemos até suprir nossas necessidades afetivas.

Ouvir uma música da qual gostamos quando estamos desanimados, nos faz sentir melhor rapidamente. No portal do Youtube encontramos todos os tipos e temas de música para relaxar e se sentir bem consigo mesmo.

A “música amansa as feras”

Esse ditado popular se aplica aos animais, mas também se encaixa perfeitamente para os seres humanos. Na verdade, muitos psicólogos utilizam a musicoterapia em suas sessões de tratamento. Musicoterapia é o uso da música como forma de combater enfermidades. É um método que utiliza todos os tipos de sons, para melhorar as habilidades físicas, cognitivas, sócio-emocionais e espirituais dos pacientes, com resultados muito satisfatórios.

O sucesso da musicoterapia é tão grande que muitos estudantes utilizam esse tema nas suas teses de mestrado e pós-graduação.

A música oferece todo tipo de benefícios. Ativa nossa mente, estimula a criatividade, melhora o humor, reduz a ansiedade e o stress, ajuda a manter altos os níveis de atenção e concentração. Portanto, a partir de agora, quando você tiver um dia ruim, ligue seu computador, abra a pasta de música e faça uma lista de reprodução de suas músicas favoritas. Certamente, após ouvi-la, você verá o mundo de uma forma mais animada e divertida.