A música são emoções no ar

· julho 29, 2016

Já parou para pensar que muitos dos momentos mais importantes das nossas vidas vão acompanhados de música? Tanto os alegres quanto os tristes, e sobretudo os inesquecíveis. Parece que escutamos melodias inclusive antes do nosso nascimento, e depois elas podem amenizar nossa solidão numa noite de tempestade, numa viagem de avião ou em um dia de faxina.

Quando dizemos a palavra “Música” alguma coisa muda na nossa mente… Sem sequer ouvir uma canção em particular! Depois, assim que os primeiros acordes soam, nosso corpo entra no seu ritmo de maneira natural. Você gostaria de saber qual é o verdadeiro poder que ela tem sobre nós? Continue lendo e você conhecerá muitos fatos interessantes sobre a música, esse elemento que para algumas pessoas é indispensável para viver.

A música é tão antiga quanto o ser humano

Os primeiros seres humanos que povoaram a Terra se comunicavam através de sons e silêncios. Não formulavam palavras para dizer o que sentiam ou o que acontecia. A intensidade ou o tom usado nas suas expressões estava relacionado ao poder, à força, à sabedoria e inclusive ao amor.

Seria muito difícil se hoje em dia usássemos sons ao invés de palavras como “desculpa”, “te amo” ou “não acredito”, ou pelo menos não soaria tão natural. De forma gradual os sons foram se transformando em palavras, mas sem dúvida em nossas lembranças ancestrais ficaram vestígios desses sons.

O que acontece em nossa mente quando escutamos música?

O processo que acontece no cérebro no momento em que percebe a música é complexo. Além disso, nessa recepção da informação auditiva existem diferenças individuais significativas.

Cérebro-ouvindo-música

As ondas sonoras entram por nossos ouvidos e viajam até o encéfalo. Logo atrás deles, a letra da canção é analisada pelo sistema de processamento de linguagem. Mesmo em outro idioma, o cérebro também analisa cada uma das palavras escutadas.

O passo seguinte é realmente surpreendente e diferente em cada um de nós. As áreas de associação começam a trabalhar sem descanso para resgatar diversas lembranças e sentimentos baseando-se no que está guardado em nossa memória.

O que acontece se nunca ouvimos uma determinada canção? As emoções também são estimuladas porque estão relacionadas com algo que nem sempre podemos explicar. Por exemplo, quando gostamos do artista que compôs a música, quando ela gera recordações de um som escutado antes, quando nos ajuda a recriar uma situação ou é o incentivo que precisamos para relaxar ou aumentar a nossa energia.

Quando escutamos música?

As melodias estão presentes em nosso cotidiano e de acordo com o nosso humor o que precisamos é escolher um estilo adequado para a ocasião. A nível emocional e psicológico, a música pode ser a peça que nos falta para chorar por um amor pedido, para rir em um dia bonito ou para buscar forças onde pensávamos que já não podíamos encontrar nada.

Os sons ajudam algumas pessoas que enfrentam uma batalha contra uma doença grave, para demonstrar que alguém em estado de coma responde a estímulos ou para tranquilizar um bebê que não dorme bem à noite.

Notas-de-música-coloridas

Escolhemos uma música para o nosso casamento, outra para trabalhar ou estudar, uma diferente para andar de metrô, outra para meditar ou fazer exercícios, e inclusive existem canções escritas para os momentos difíceis, como a despedida de uma pessoa querida.

Música para viver, por que é tão importante?

A música tem a capacidade de equilibrar nosso ânimo, gerar felicidade e bem-estar e pode ser um excelente meio para expressar o que está acontecendo conosco. (Quantas vezes aconteceu de você escutar uma canção e chorar por uma angústia que aperta o seu peito?)

Mulher-escutando-música-com-fones

Como se fosse isso tudo não fosse o bastante, as melodias ainda nos levam a descobrir o nosso eu interior, a desenvolver certas habilidades, a nos manter acordados, e podem curar doenças como a hipertensão, a insônia, a ansiedade, dores de cabeça e o nervosismo.

Quando escutamos música, nossa vida se enche de energia. Recomendamos que todos os dias você escolha uma canção de que gosta muito e a aprecie! Melhor ainda se for no volume máximo!