Na vida há tempo para tudo, menos para desistir
Não importa o caminho que você escolha; o mais curto ou o mais longo. Não importa se esse caminho atravessa uma floresta, uma montanha ou se beira uma praia; sempre haverá obstáculos. Isso porque a vida é uma jornada sinuosa. Pode haver dias calmos e ensolarados, mas também chuvas e tempestades. Apesar de tudo isso, não desista. Sua vontade deve ser intransigente e você não deve recuar. Na vida há tempo para tudo, menos para desistir.
Dentro da psicologia da motivação, você deve saber que nenhum motor é tão poderoso quanto a energia que combina emoções, pensamentos e comportamentos rumo ao mesmo objetivo. Isso porque não há obstáculo que resista se você o encarar com confiança, tendo em mente o que você merece.
Sim, nem sempre é fácil manter essa atitude, já que à s vezes você pode esquecer suas forças e capacidades psicológicas.
Pode haver uma reviravolta inesperada no seu destino e você pode perder o controle sobre a sua realidade e, de repente, se sentir tomado pelo medo. A questão é: como lidar com essas situações? E também: qual é a melhor maneira de nunca desistir?
“Nossos corpos são nossos jardins, nossas vontades são nossos jardineiros”.
-William Shakespeare-
Na vida há tempo para tudo, então não desista
Na vida há tempo e oportunidade para muitas coisas. Para ser feliz e infeliz. Para rir e ter o coração partido. Amar e odiar, admirar e desconfiar.
Seus pés viajantes e sua mente provavelmente o levaram a muitos lugares e a experimentar muitas coisas que você não esperava. Todos os dias, você aprende e desaprende, e também corrige e comete novos erros.
Nesta sucessão de ciclos e etapas da vida, existe uma espécie de copiloto que está sempre com você: sua força de vontade. Ela o encoraja a não desistir e se torna sua força motriz em situações difíceis para que você continue seguindo em frente.
No entanto, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Maastricht, na Holanda , a força de vontade às vezes enfraquece. Essa dimensão psicológica está diretamente ligada às emoções. E, como é evidente, o ânimo nem sempre a acompanha. Há dias em que a angústia pesa excessivamente, assim como tristeza e a frustração.
Nesses momentos, é fácil desistir, dizer a si mesmo que nada vale a pena e que é melhor ficar parado e deixar a tempestade cair sobre você. Mas isso não é aceitável, então nunca desista.
Você deve alimentar a força de vontade que o impede de desistir
Segundo a APA (Associação Americana de Psicologia), a maioria dos pesquisadores define a força de vontade capaz de impedi-lo de desistir da seguinte maneira:
- Capacidade de se comprometer com o seu bem-estar.
- Capacidade de desativar pensamentos contraproducentes (como a ideia de que você vai falhar) para dar força àqueles que podem colocá-lo no caminho das suas conquistas.
- Saber como regular suas emoções. Entender que os medos podem impedi-lo de superar uma adversidade.
- Entender que a força de vontade é um recurso que se esgota e que você nem sempre estará motivado. É sua responsabilidade despertar e nutrir essa dimensão psicológica diariamente.
Você pode!
Um mantra útil para não desistir em tempos difíceis é repetir para si mesmo “eu posso”. Você tem o que é preciso para enfrentar, agir, resolver e superar. As pessoas não nascem sabendo como ser fortes, mas, às vezes, você descobre que não tem outra opção a não ser se levantar e lutar.
Albert Bandura enfatizou a importância de trabalhar a autoeficácia. Isso nada mais é do que a confiança em sua própria capacidade de alcançar algo, de melhorar a si mesmo e ter sucesso. Ele deu um exemplo muito ilustrativo de como essa dimensão psicológica pode ajudar.
Imagine que você está uma sala onde há apenas uma saída e ela está trancada. É uma porta muito velha e enferrujada. Você tem cem chaves, mas apenas uma delas abrirá a porta e permitirá que você saia de lá.
A autoeficácia é a garantia de que, mais cedo ou mais tarde, você encontrará essa chave. Pode levar tempo e você pode ter que testar 99 delas até encontrar aquela que abre a porta, mas mesmo assim você não desiste.
Há esperança para as pessoas que não desistem, porque na vida há tempo para tudo
Você deve ser realista, já que h á momentos em que desistir e dar um passo atrás ou recuar em certas batalhas não é apenas apropriado, mas saudável. No entanto, você deve continuar seguindo em frente e sendo corajoso. Portanto, não desista!
As pessoas costumam dizer que, às vezes, você precisa perder uma batalha para vencer a guerra. A vida proporciona momentos inesquecíveis, mas pode passar da calma para a tempestade em alguns segundos. Nesses momentos, não há escolha a não ser vestir a capa da esperança e dançar na chuva, enquanto você espera o abraço do sol pela manhã.
Lembre-se de que sempre existirá um amanhã contanto que você não desista e seja ousado e corajoso. Mantenha isso em mente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Martijn, C., et al. (2002). Getting a grip on ourselves: challenging expectancies about loss of energy after self-control. Social Cognition, 20, 441-460.