Na vida tudo chega, tudo acontece e tudo muda
A princípio somos como crianças ansiosas. Queremos que tudo chegue o mais rápido possível, sonhamos em devorar experiências, em espremer a vida. Mais tarde chegam as conquistas, as pedras no caminho… No entanto, é disso que se trata a vida, de avançar, de assumir mudanças e de sermos humildes em todo esse maravilhoso trajeto vital.
Quem nunca na vida quis que algo chegasse o mais rápido possível? E quem nunca desejou em alguma ocasião que um momento fosse eterno, que o tempo parasse onde estivesse, como aquelas rochas que se mantêm firmes no meio do oceano?
Não importa, porque os bons momentos sempre ficarão impressos em nossa memória. O homem, por assim dizer, é feito de lembranças e passamos grande parte do dia evocando bons e maus momentos.
Admitir que nossa vida passa um pouco mais a cada dia e que avança com um tic-tac que ninguém pode deter é, sem dúvidas, algo que nos assusta e que nos obriga a refletir. Entretanto, não é necessário ter medo desse caminho, desse avançar.
Todos somos breves inquilinos neste mundo imperfeito cheio de coisas maravilhosas . Não é necessário ter medo dos anos, mas sim da vida não vivida, dos anos vazios sem emoções , dos triunfos e, porque não, também dos fracassos que nunca vivemos. Esses dos quais aprendemos tanto.
Reflitamos hoje brevemente sobre este avançar de nossa experiência, falemos desses aspectos permanentes dos quais devemos cuidar diariamente para levar uma vida mais plena.
Na vida tudo muda, exceto as essências
De fato, poderíamos dizer que na vida tudo chega, tudo acontece e tudo muda. Entretanto, há alguns elementos que devem ser pontos fixos em nosso microuniverso particular:
Sua autoestima, sua necessidade de aprender e sonhar
O amor, o respeito, a dignidade e nossa necessidade de cultivar o crescimento pessoal, devem ser pilares essenciais em nosso dia a dia. Cata-ventos que devemos guiar com força e integridade pelo caminho, seja ele qual for.
Há vezes em que, nesta extensa aventura vital, declinamos muitos destes aspectos em favor de outras pessoas. Há quem dê prioridade em algum momento de sua vida seus relacionamentos, até o ponto de se esquecer de si mesmo.
E embora tudo seja justificável se os os sentimentos forem intensos, é necessário saber manter o equilíbrio. Nos oferecermos aos demais até o ponto de esquecer de nossas necessidades nos fará cair, mais cedo ou mais tarde, na frustração e, portanto, deixaremos de avançar.
Quando você perde sua capacidade de sonhar, quando seus dias são agarrados à preocupação ou à insatisfação, sua vida deixa de avançar. O peso que você acumula o prende ao sofrimento. Respire, relativize tudo o que o prende e rompa as correntes que você achar necessárias…
Pode ser que você pense também que um outro aspecto que você não deve mudar ao longo da vida são, sem dúvidas, os valores. Bom, sempre existirão aqueles esquemas básicos que nós nunca quebraremos, como é o respeito a si mesmo e aos demais, a honestidade, a coragem…
Entretanto, dentro deste avançar vital, todos nós podemos começar a fazer pequenas mudanças em nossa personalidade e, até mesmo, em nossa escala de valores, de acordo com as experiências vividas. E tudo será, sem dúvidas, para o bem, porque faz parte do processo de aprendizagem e de crescimento.
Não tenha medo das mudanças, são âncoras que quebramos para avançar com um pouco mais de sabedoria de acordo com os atos vividos.
O amor que nos transcende
O amor que nós sentimos pelos mais próximos, por nossa família, por nosso parceiro ou por nossos filhos também são pontos fixos em nossa essência vital.
Entretanto, o amor não é uma entidade estável no tempo. O amor também se trasforma e se adapta. Um exemplo disso é o nosso próprio relacionamento amoroso.
Ambos os membros deverão ir se adaptando às mudanças vitais que vão surgindo ao longo do tempo: as mudanças de trabalho, a chegada dos filhos, o equilíbrio do crescimento individual com o crescimento do próprio casal.
Tudo isso são momentos que vão exigir nossa dedicação, nossa sabedoria e a capacidade de ir avançando, sendo duas pessoas em uma mesma unidade existencial. Compartilhamos as mesmas raízes nutridas pelo amor, mas levantamos nosso ramos pessoais para continuarmos crescendo pessoalmente.
Segredos para assumir as mudanças com sabedoria
– Você é a prioridade, o protagonista de sua vida, e é importante dentro de seu mundo. Não se prenda aos medos ou à indecisão porque, a longo prazo, chegará a frustração, o lamento por uma vida não vivida.
– Nunca deixe de cuidar da sua “ criança interior “. Você deve sonhar por você e pela vida, ser espontâneo dentro de toda a sabedoria que adquiriu. Desfrute das coisas mais simples, ame, experimente, atreva-se.
Não se prenda aos erros do passado nem se alimente de nostalgia, a vida não espera quem se detém em suas próprias obscuridades. A vida busca luz e a sua própria liberdade, permita-se crescer com ela, com otimismo, com imaginação e simplicidade.
Créditos da imagem : Cha Wakan