Não amar a si mesmo. O que causa isso?

Não amar a si mesmo. O que causa isso?

27, outubro 2015 em Emoções 1 Compartilhados
Amar a si mesmo

Quantas vezes você já ouviu que deveria amar mais a si mesmo? Se você ama a si mesmo, poderá amar os demais, ou pelo menos isso é o que dizem. O que você acha?

Então, se parece ser tão bom amar a si mesmo… por que escolhemos o contrário? Quem escolheria não amar a si mesmo? Hoje daremos as respostas para todas as suas perguntas.

“Amar a si mesmo

é o princípio

de uma história de amor eterna”

– Oscar Wilde –

Eu escolho não amar a mim mesmo

Talvez você nunca tenha vivido isso, mas, muitas vezes, diante de um momento ou situação negativa que nos marca, costumamos agir de maneira contrária a como devíamos proceder. Por que fazemos isso? Por que nos aproveitamos do que nos dói e nos faz mal?

Amar a si mesmo

Simplesmente porque é uma maneira “masoquista” de enfrentar o que nos causou mal, para, por um momento ter o controle que não tivemos sobre isto.

No caso de escolher não se amar, talvez seja porque acaba sendo mais simples deixar que os demais pensem por você. O outros são importantes, você não.  Você sabe o que causa isso?

1. Desculpas

Você tem mil e uma desculpas para acreditar que você não deve se amar: você não merece, não é importante, você sempre é o problema, etc. Essas e muitas outras desculpas evitam que você ame a si mesmo e impedem que outros possam amá-lo. Isso faz com que você suma, cada vez mais, numa profunda infelicidade.

2. Você evita riscos

Em um primeiro momento, podemos pensar que evitar riscos é algo positivo, mas muito pelo contrário! Evitar riscos de ter relações amorosas ou de amizade para não ter que passar pela rejeição, pela dor, não vale! É parte de nós nos arriscarmos, porque… e se der tudo certo?  E se você for feliz?

3. Não avançar

Estagnar-se, evitar avançar por medo de que tudo mude. Esse é o medo de muitas pessoas. Saia da sua zona de conforto! Você se sente seguro, mas não avança! Estamos destinados a encontrar algo mais, um progresso. Se não há progresso em nossa vida, ela não terá sentido e… é possível viver feliz assim?

4. Ser um mártir

Além de não amar a si mesmo, você adora que sintam pena de você. Em outras palavras… sintam dó. Realmente, você se sai bem nesta faceta de mártir?

Por trás de toda essa dor que você se esforça em sentir, se escondem uma frustração e um medo importantes. Em vez de se refugiar nas palavras de pena dos demais, em vez de alimentar isso, mude! Há outras saídas, você não deve se fechar. Você precisa avançar.

5. Ter pena de si mesmo

Além de ter escolhido não amar você mesmo, você sente pena! Isso serve como uma válvula de escape, mas até quando você pode continuar assim? A mudança, ser diferente, lhe causa medo.

Amar a si mesmo

Você deve começar a enfrentar seus medos de outra forma. Tente não se esconder! Não procure uma válvula de escape, dê a volta e enfrente aquilo do que você foge. Agora é o momento.

6. Queixar-se e reclamar

Você se torna alguém que, continuamente, se queixa e reclama de tudo, mas você não faz nada a respeito para resolver essas situações que causam desagrado e queixas… É irônico, não é verdade? O que você está esperando para agir?

7. Tentar ser uma boa pessoa

Você volta no tempo com o objetivo de se tornar aquela criança boa que os adultos queriam que você fosse. A perfeição não existe. Cometemos erros constantemente. Querer ser “perfeito” é inútil. Em vez de amadurecer, você se tornará mais infantil.  É aí que você quer chegar?

8. Impossível viver sua vida

Quem vai viver sua vida se você não for você mesmo? Como sente que não é digno de ser feliz, não é capaz de tomar as rédeas de sua própria vida. Você não sabe como viver sua vida, como tomar conta dela.  O que você está esperando? Comece a viver agora.

9. Os demais antes de você

Como já mencionamos anteriormente, você pensa que os demais são mais importantes que você. Isso fará com que sua vida seja a dos demais.  E sua própria vida?  Você não tem curiosidade de saber como poderia ser?

Se, depois de ter lido esse artigo você percebeu que não ama a si mesmo, solucione esse problema agora mesmo! Não há uma só vantagem nisso, são somente frustrações, tristeza e uma grande infelicidade Sua vida é sua. Viva e aproveite ao máximo porque só há uma. Qual será sua escolha?

Recomendados para você