Neal E. Miller, biografia de um psicólogo experimental

Neal E. Miller não é um psicólogo muito conhecido do público em geral, mas é um dos mais influentes na história da psicologia. Muitas de suas contribuições ainda são relevantes hoje em dia. Vamos dar uma olhada em quem ele foi e o que fez pela ciência.
Neal E. Miller, biografia de um psicólogo experimental

Última atualização: 23 julho, 2023

Neal E. Miller foi um psicólogo americano, autor e diretor de importantes pesquisas sobre comportamento animal e humano. Ele se destaca como um dos fundadores da psicologia fisiológica e da teoria da aprendizagem. Sua pesquisa pioneira sobre condicionamento clássico e operante lançou muitos dos fundamentos da psicologia moderna.

Entre as contribuições mais proeminentes de Neal Miller está o desenvolvimento da teoria da aprendizagem por recompensa. Isso sugere que os seres vivos aprendem por meio da associação entre estímulos e respostas. Dessa forma, as respostas recompensadas tendem a ser reforçadas e repetidas, enquanto as não recompensadas são esquecidas.

O psicólogo também fez pesquisas valiosas sobre a fisiologia do comportamento e a relação entre o sistema nervoso e o comportamento. Ele também foi um professor de prestígio que deu várias contribuições à psicologia.

“As pessoas são como plantas trepadeiras: são flexíveis e podem avançar em qualquer direção.”

~ Neal E. Miller ~

A vida de Neal Miller

Neal Miller nasceu em 3 de agosto de 1909 em Milwaukee, Wisconsin, Estados Unidos. Ele era o mais velho de dois filhos de uma família de classe média. Sua família consistia em seu pai, Irving Miller; sua mãe, Lily Rose Miller e sua irmã mais nova, Margaret.

Ele passou grande parte de sua infância e adolescência em sua terra natal. Seu pai trabalhou na Western Washington University como presidente do Departamento de Educação e Psicologia. Foi ele quem o incentivou a estudar e apoiou sua educação. Já a mãe era dona de casa e, da mesma forma, teve papel fundamental na formação dos filhos, fomentando o gosto pela leitura.

Apesar da Grande Depressão, que atingiu os Estados Unidos na adolescência do psicólogo, os Millers mantiveram a condição de classe média graças ao trabalho do pai. Neal e sua irmã também tiveram a oportunidade de cursar a faculdade graças à ajuda financeira da família.

Um pesquisador em formação

Segundo informações da Revista Latino-Americana de Psicologia , Neal. E Miller concluiu sua graduação na Universidade de Washington. Mais tarde, fez mestrado em Stanford e doutorado na Universidade de Yale em 1935. Foi professor nesta última instituição até 1966, depois trabalhou em psicologia fisiológica na Universidade Rockefeller.

Durante seu tempo em Yale, Miller fez uma série de pesquisas sobre o comportamento animal e humano. Estes incluíram estudos sobre aprendizagem, condicionamento e fisiologia do comportamento. Uma de suas características distintivas foi o profundo apego à pesquisa experimental como base de suas teorias.

Da mesma forma, ele se interessou por fisiologia comportamental e neurociência. Em seus trabalhos posteriores, ele abordou o biofeedback, o que o levou a desenvolver novas técnicas para tratar a dor e outros distúrbios de saúde.

Em geral, o trabalho do Dr. Miller abrangeu diversas áreas da psicologia e da neurociência; foi caracterizada por sua abordagem empírica e experimental para compreender o comportamento e a cognição. Este especialista foi influenciado pelo behaviorismo e pela teoria da aprendizagem; também, pelos avanços de seu tempo na biologia e na medicina.

Neal E. Miller e seu vínculo com a APA

Uma declaração da American Psychological Association (APA) destaca o relacionamento notável, próximo, duradouro e produtivo entre a associação e Neal Miller. Não só fez parte de diferentes comités da APA, como foi o seu presidente entre 1960 e 1961.

Ao longo de sua carreira profissional, indica o texto, ele recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio de Contribuição Científica de Destaque da APA (1959) e a Menção da APA por Contribuição Excepcional para a Psicologia ao Longo da Vida (1991).

Este último prêmio foi apresentado pelo presidente do conselho, Charles Spielberg, que elogiou Miller como um excelente pesquisador em psicologia. Além disso, elogiou seu programa de pesquisa e o definiu como criativo, sistemático e produtivo.

Para o ano de 1993, o Conselho de Assuntos Científicos promulgou, como homenagem, a Neal Miller Distinguished Annual Lecture. Este evento de neurociência e pesquisa ocorre em todas as convenções da APA.

Contribuições de Miller

Neal E. Miller fez várias contribuições teóricas e de pesquisa, principalmente sobre mecanismos de recompensa e motivação; isso é destacado por um artigo no National Academic of Science . Entre suas contribuições, encontramos o seguinte:

  • Estudos no sistema nervoso, sobre os mecanismos mediadores entre motivação e comportamento.
  • Pesquisa sobre pensamento e comportamento relacionados à resolução de problemas em psicoterapia.
  • Análise do controle do aprendizado, associado aos sistemas de resposta voluntária dos músculos esqueléticos e aos sistemas de resposta autonômica interna, para minimizar o estresse, tratar doenças e promover a saúde.

Além disso, criou uma teoria da motivação baseada na gratificação dos impulsos psicossociais, integrando componentes de várias teorias anteriores ligadas ao reforço do comportamento e da aprendizagem. Miller foi co-autor de quatro livros:

  • Frustration and Aggression (1939).
  • Social Learning and Imitation (1941).
  • Personality and Psychotherapy (1950).
  • Graphic Communication and the Crisis in Education (1957).

Ele também foi editor de Psychological Research on Pilot Training e coeditor de Biofeedback: Basic Problems and Clinical Applications (1950). Por sua vez, ele publicou Neal E. Miller: Selected Papers (1971), uma compilação de alguns de seus trabalhos acadêmicos. Este psicólogo escreveu mais de 300 artigos.

A aposentadoria de Neal E. Miller

Neal E. Miller se aposentou do ensino em Yale em 1981, mas continuou a fazer pesquisas e escrever até sua morte em 2002, aos 92 anos.

Seu legado vive até hoje e suas contribuições ainda contribuem para a investigação sobre motivação e aprendizado.


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