O mito Teseu e o fio de Ariadne

O mito de Teseu e o fio de Ariadne nos falam sobre a maneira como o amor nos oferece uma maneira de derrotar nossos monstros e encontrar a saída dos labirintos. Também se refere, como costuma ser o caso nos mitos gregos, ao sentido trágico da existência.
O mito Teseu e o fio de Ariadne

Última atualização: 12 dezembro, 2021

O mito de Teseu e o fio de Ariadne é um dos mais conhecidos da mitologia grega. Muitos escritores, incluindo William Shakespeare e Jorge Luis Borges foram inspirados por sua trama ou seus personagens para algumas de suas obras. Tudo começou em Creta, quando o Rei Minos pediu aos deuses para ser coroado como soberano.

Diz-se que Poseidon ouviu seu pedido e fez com que um belo touro branco saísse do mar como um sinal de que seu desejo seria atendido. Minos prometeu sacrificar o touro em homenagem ao deus. No entanto, o animal era tão requintado que o novo rei fez com que o confundiram com o resto do gado e sacrificou outro touro para cumprir o compromisso.

Poseidon viu a astúcia de Minos. Em vingança por tentar enganá-lo, ele fez com que sua esposa, Pasíafe, incubasse uma paixão insana. De repente, ela se apaixonou pelo touro. Com a ajuda de Dédalo, que a disfarçou de vaca, ela conseguiu fazer o lindo touro branco copular com ela. Dessa união nasceu o Minotauro: meio homem, meio touro.

… ” quando se toma consciência do mistério da existência e não se compreende, mas por pura sinceridade e coerência interior, se precisa de respostas até ao ponto da dor, então se encontra o dourado e maravilhoso fio de Ariadne “.

-Cyrano-

Estátua dédalo

O Minotauro e Atenas

O Minotauro só comia carne humana. À medida que envelhecia, ele se tornou mais selvagem. O mito do fio de Teseu e Ariadne conta que, para neutralizá-lo, Minos encomendou a Dédalo para construir um labirinto com uma única saída. Finalmente, o Minotauro ficou preso lá.

Enquanto isso, o filho mais velho de Minos foi morto pelos atenienses. Minos lançou grandes maldições sobre Atenas e declarou a guerra. Para impedir as calamidades que se abateram sobre a pólis, os atenienses aceitaram as condições que Minos estabeleceu para sua rendição. A cada ano, sete rapazes e sete moças deviam ser entregues a ele.

Teseu era filho do rei de Atenas, Egeu. O mito de Teseu e o fio de Ariadne conta que os dois só conseguiram se encontrar depois de muitas vicissitudes. Teseu era famoso por sua coragem. Além disso, ele tinha a reputação de sempre ter derrotado todos os seus inimigos. Por isso, quando completou 18 anos, ofereceu-se para ser incluído entre os efebos a serem sacrificados. Ele iria aproveitar a oportunidade para matar o Minotauro e acabar com os sacrifícios.

O mito de Teseu e o fio de Ariadne

Foi assim que Teseu zarpou para Creta. Ao chegar, ele viu Ariadne. Ela era filha do rei Minos. Teseu se apaixonou por ela quando a viu; um acontecimento que foi recíproco. Os dois começaram um relacionamento e Ariadne soube quais eram as intenções do jovem. Ele sabia que mesmo que conseguisse derrotar o Minotauro, não conseguiria sair do labirinto depois.

Para evitar que isso acontecesse, ela deu ao seu amado uma bola de fios de ouro. Assim, Teseu iria desfazê-lo à medida que avançava no labirinto, para seguir sua trilha de volta. Dessa forma, ele não se perderia. Teseu iniciou sua missão. Ele primeiro fez o Minotauro persegui-lo para que a fera se cansasse. Então, de acordo com o mito de Teseu e o fio de Ariadne, ele o matou.

Conforme combinado, ele encontrou sua saída graças ao fio de Ariadne. Em seguida, os dois embarcaram para Atenas, junto com a tripulação. No entanto, já no caminho foram vítimas de uma terrível tempestade. Isso os forçou a baixar na ilha de Naxos.

Teseu

Separação

Existem várias versões do mito de Teseu e do fio de Ariadne. Um dos mais conhecidos aponta que Dioniso, deus do vinho e da fertilidade, viu Ariadne e se apaixonou por ela. Graças às suas más artes, ele conseguiu apagá-la completamente da mente e do coração de seu amado. É por isso que Teseu partiu, deixando Ariadne naquela ilha.

Ariadne casou-se com Dionísio e recebeu uma coroa como presente de casamento, que depois ascendeu ao céu e se tornou a constelação da coroa boreal. Segundo o mito de Teseu e o fio de Ariadne, esta última foi vítima da cabeça da Medusa, durante uma luta que Dioniso travou com Perseu. Dioniso conseguiu ir ao submundo para tirá-la de lá e levá-la para viver com ele no Olimpo para sempre.

Teseu, por sua vez, voltou a Atenas em seu navio. Ele havia dito ao pai que, se tivesse sucesso em sua missão, içaria as velas brancas. Do contrário, as velas pretas seriam içadas. No entanto, ao retornar, ele se esqueceu de trocar as velas pretas pelas brancas. Vendo o navio, seu pai pensou que ele tinha morrido. Então ele pulou no mar. Entristecido com o ocorrido, Teseu batizou aquelas águas com o nome de seu pai: Mar Egeu.

This might interest you...
O mito da Hidra de Lerna
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O mito da Hidra de Lerna

O mito da Hidra de Lerna é uma bela passagem da mitologia grega que expõe a luta do herói contra os mistérios da morte. Conheça-o aqui!



  • Guerrero, O. F. (2012). El hilo de la vida. Diosas tejedoras en la mitología griega. Feminismo/s, (20), 107-125.