O que é a vida?

· março 28, 2015

Há respostas de todo tipo. Mas a maioria delas é esboçada como uma afirmação irredutível; não há passo atrás, a vida é assim. Abaixo gostaria de compartilhar com vocês algumas das respostas que encontrei na internet sobre esta questão:

A vida é um delicado equilíbrio entre tomar boas decisões e evitar perigos.

A vida é confiar em nossos sentimentos, enfrentar desafios, encontrar felicidade, valorizar as lembranças e aprender com o passado.

A vida é tão curta que se a colocar a perder, terminará mais rápido.

A vida é como o sofá dos Simpsons; nunca se sabe o que irá acontecer.

A vida é uma aventura: viva, sinta, ame, ria, chore, brinque, ganhe, perca, tropece, mas sempre levante-se e siga.

A vida é viver o momento e fazer dele o melhor possível, sem saber o que vai acontecer depois.

A vida é uma sala de tortura, da qual somente sairemos mortos.

A vida é saber segurar o guarda-chuva quando chove.

Estes são apenas alguns exemplos de frases, pois pode haver tantas definições sobre o que é a vida como pessoas, e disso se trata. Porque aquela pessoa que acredita que a vida é um tortura não está errada, pois se é isso que ela pensa, se é isso em que acredita, isto é o que a vida é para ele ou para ela.

Minha definição da vida

E se eu tivesse de dar a minha definição da vida, seria: “é o que você quer que seja”, nem mais, nem menos. Porque embora todos sejamos seres humanos, nem todos enxergamos o mesmo, mesmo que estejamos um ao lado do outro. Por exemplo: duas pessoas veem um cachorro muito carinhoso, uma delas acha que simplesmente é um cachorro dócil, enquanto a outra pode pensar que ele foi maltratado e, por isso, ele reage desse modo. Tanto um quanto outro podem estar certos, ou talvez nenhum deles esteja.

Dizia Calderón de la Barca em seu “Monólogo de Segismundo”:

O que é a vida? Um frenesi.

O que é a vida? Uma ilusão,

uma sombra, uma ficção,

e o maior bem é pequeno:

que toda vida seja sonho,

o os sonhos, sonhos são.

Escolha seu próprio sonho

E se a vida fosse um sonho, não seria maravilhoso poder escolher o que sonhar? Está claro que aquele que tiver uma vida maravilhosa nunca pensará que a vida é aguentar pesares, torturas ou calúnias; pensa que a vida é o melhor presente que poderia ter recebido. Em contrapartida, quem constantemente vivencia desgraças acreditará que ela não vale a pena. E não confundam riqueza econômica com felicidade, pois há muitos “pobres” felizes e muitos milionários infelizes. A vida é o que acreditamos que ela seja, e quanto mais esperamos dela, mais ela nos dará.

Agora tomem um tempo para pensar o que é a vida para vocês. Afinal, ela pode tomar diferentes rumos, mas somos nós que escolhemos como vamos encará-los.