O que fazer quando não somos felizes – A mente é maravilhosa

O que fazer quando não somos felizes

março 20, 2015 em Psicologia 0 Compartilhados
não somos felizes

A infelicidade se tornou uma realidade bastante comum em nossas vidas diárias. Basta sair um dia para um passeio para perceber que a maioria das pessoas realizam suas atividades diárias de forma monótona. O cansaço, a desilusão e a conformidade podem ser vistas na maioria dos rostos que nos atendem nas lojas, escritórios ou edifícios que visitamos diariamente. Mas a pior parte é ver a nós mesmos no espelho e perceber que nosso rosto nos devolve esse mesmo sentimento triste.

Geralmente, quando percebemos que não somos felizes, a primeira coisa que queremos fazer é saltar para o outro extremo e mudar completamente. Mas qual caminho seguir? O que fazer quando não somos felizes?

1. Identifique a causa de sua infelicidade

A infelicidade é esse sentimento que nasce quando não estamos onde queremos estar. Ou seja, quando estamos conscientes de que queríamos estar fazendo outra coisa, compartilhando nossa vida com outras pessoas ou apenas perseguindo nossos sonhos, invariavelmente sentiremos infelicidade. Identificar essas causas nos permitirá dar o primeiro passo: tomar a decisão de mudar para chegar onde queremos estar.

2. Defina o que você quer

Você já sabe que o que você tem ou faz não te faz feliz, mas o que faria? Responder a esta pergunta pode levar muito tempo, causar muitas dúvidas e medos e dar a sensação de que é mais fácil continuar como estamos. Certamente é mais fácil não mudar, mas antes de dar este exercício por terminado, analise se vale a pena fazer o esforço para ser feliz ou se contentar com o que você tem.

3. Converta suas metas em um plano

Quando você já souber o que realmente pode fazer você feliz, será a hora de criar um plano. Ou seja, se você não gosta do seu trabalho e quer ser empresário, o melhor seria não deixar o trabalho imediatamente. Em vez disso, você pode se concentrar em seu trabalho durante o horário de trabalho e na criação de sua empresa em seu tempo livre. Trata-se de ser feliz, não de pôr o seu bem-estar ou vida em perigo.

4. Persiga suas metas uma a uma

Chegar aonde você está agora foi um processo gradual e fazer as mudanças que lhe façam feliz também será um processo gradual, portanto você precisa dar a si mesmo um tempo para mudar todos os aspectos e desfrutar da felicidade que isso lhe proporciona. Caso contrário, é muito provável que você acabe machucando os outros com suas palavras ou tendo sérios problemas com seu parceiro ou amigos.

A infelicidade não chega nem vai embora sozinha

Cada decisão que tomamos afeta nossas vidas e como nos sentimos em relação a ela. Por isso, a felicidade ou infelicidade depende apenas de nós e da determinação que temos de viver como realmente queremos ou mudar o rumo quando necessário.

Recomendados para você