O que são e quais são os objetivos das mensagens subliminares?
O fenômeno das mensagens subliminares é um dos mais interessantes no mundo da psicologia da percepção. Refere-se àquele estímulo visual que, por sua rapidez de aparecimento, é capaz de atingir seu inconsciente sem que você perceba. Um exemplo disso é o que aconteceu em 1957 em alguns cinemas dos Estados Unidos durante a exibição do filme Picnic.
De tempos em tempos a projeção era interrompida e, por uma breve fração de segundo, apareciam as seguintes frases: “Beba Coca-Cola” e “Tá com fome? Coma pipoca.” A experiência gerou inúmeras críticas, mas também grandes expectativas, já que a compra desses produtos aumentou após a dita experiência de manipulação. Atualmente, esse mecanismo ainda é usado.
No artigo a seguir, damos a você todas as chaves para entender esse tipo de fenômeno marcante, que, bem utilizado, pode oferecer resultados positivos.
Estímulos subliminares aparecem tão rapidamente que transcendem o limiar da mente consciente.
Mensagens subliminares: o que são e qual a sua origem
Temos certeza de que você já ouviu falar desse termo muitas vezes. No entanto, é sempre difícil compreendê-lo e até identificá-lo no dia a dia. As mensagens subliminares são palavras ou imagens que ocorrem tão rapidamente que sua mente consciente é incapaz de processá-las. Elas vão diretamente para um nível mais inconsciente, a ponto de poderem influenciar seu comportamento.
Por um tempo, assumiu-se que esse tipo de manipulação psicológica teve um impacto muito breve em nossos cérebros; não mais do que alguns minutos.
No entanto, trabalhos como o publicado em Neuroscience of awareness apontam uma nuance. Numa série de experiências conseguiram constatar que este tipo de mensagem pode durar entre 15 e 25 minutos e condicionar a nossa tomada de decisão. Vamos descobrir mais sobre isso.
Qual é a sua história?
O termo mensagem subliminar tornou-se popular em 1957, graças a um livro intitulado The Hidden Persuaders (2007), do sociólogo e economista Vance Packard. Nesta obra, a polêmica experiência de um dos mais famosos publicitários e pesquisadores da história: James Vicary, foi descrita em detalhes.
Foi esse homem que usou estímulos subliminares em certos cinemas para aumentar as vendas de pipoca e da conhecida marca de refrigerantes. E os resultados, aparentemente, foram os mais marcantes: 51% no primeiro produto e 18% na famosa bebida. Agora, esses experimentos eram confiáveis? Estudos posteriores indicam que nem tanto.
Em pesquisas como a publicada na Marketing Letters, eles relatam três experimentos semelhantes que foram replicados anos depois com bebidas, para testar se as mensagens subliminares eram eficazes em condições de mercado mais realistas .
O que eles viram é que a manipulação subliminar funciona apenas se as pessoas estiverem motivadas a fazer certos comportamentos. Ou seja, todos aqueles sujeitos que apresentavam estado ativo de sede foram influenciados em sua intenção de compra.
Por outro lado, os participantes a quem foi adicionado um atraso de 15 minutos, entre a mensagem subliminar e a escolha de uma marca de bebida, apresentaram um efeito nulo a essa mensagem.
A experiência de James Vicary foi criticada pela população americana por ser considerada uma experiência antiética, que ameaçava a liberdade dos espectadores.
Os estímulos subliminares podem nos manipular? Para que eles são usados?
Existe alguma evidência de que a percepção subliminar pode manipulá-lo e condicionar seu comportamento? A verdade é que este tipo de estímulos, pela rapidez com que são apresentados, não podem ser processados conscientemente. Portanto, ao ficarem nessa camada mais inconsciente, eles podem condicionar sutilmente alguns de seus comportamentos.
Pesquisas realizadas com macacos rhesus e publicadas na revista Nature Communications indicam que, no momento, não entendemos completamente os mecanismos neurológicos dos estímulos que são identificados por nossa percepção.
No entanto, eles são reais e têm a capacidade de modificar reações e comportamentos. Isso ocorre porque na ausência da consciência eles são codificados por neurônios, para serem processados, no futuro, no contexto de determinados comportamentos.
A região do cérebro que processa esses fenômenos é a via cortical ventral, responsável pelo reconhecimento de formas. Vejamos, a seguir, que objetivos têm este tipo de fenômenos psicológicos.
Alvos de estímulos subliminares
A psicologia estuda a percepção humana desde o século XIX. Em 1951 descobriu-se que a mente é capaz de detectar inconscientemente estímulos quando eles ocorrem muito rapidamente.
Em um artigo da Psychological Review, é indicado que esse fenômeno foi chamado de “subcepção” pelos pesquisadores e é a base das mensagens subliminares. Vejamos quais são os objetivos de quem usa esses mecanismos propositadamente.
Mediar sua intenção de compra
A publicidade e o marketing são os meios de comunicação que mais se interessaram ao longo da história por esses fenômenos.
Modificar suas decisões com base na intuição
Essas decisões que você toma, com base no que você entende como palpites, podem ser condicionadas pelas mensagens subliminares que você recebe do seu ambiente.
Causar impacto emocional em você
Às vezes, quando você vê uma determinada imagem ou mensagem por uma fração de segundo, uma reação emocional pode existir em você sem que você perceba. Isso também pode mudar suas decisões.
Produzir uma mudança de comportamento enriquecedora
Embora esses fenômenos tenham uma reputação negativa, um estudo na ciência psicológica nos oferece informações bastante interessantes. Quando os adultos mais velhos são expostos a mensagens subliminares sobre envelhecimento positivo, eles mostram, por um tempo, melhor funcionamento físico. Além disso, até os estereótipos associados a esta fase da vida são reformulados.
Mídias onde atuam estímulos subliminares: a publicidade e o cinema
Em janeiro de 1974, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos proibiu a publicidade subliminar no rádio e na televisão. Porém, com o passar do tempo, ela deixou de ter autoridade nesse assunto. Estímulos audiovisuais subliminares foram considerados antiéticos, mas ainda são usados.
Os meios de comunicação onde costuma aparecer o fenômeno do “isca subliminar” são o cinema e a publicidade. Na verdade, um propósito básico deste último é gerar um impacto inconsciente em você que impulsiona seu comportamento de compra. Além disso, em Global Business nos dizem que a exposição subliminar em canais de publicidade manipula, sobretudo, os consumidores mais jovens.
Da mesma forma, o cinema costuma utilizar o recurso da “subcepção” descrito acima. Alguns exemplos do aparecimento deste recurso tanto no cinema como na publicidade são os seguintes:
- Os filmes O Exorcista, O Show de Truman, O Resgate do Soldado Ryan, O Rei Leão ou Os Piratas do Caribe nos mostraram várias mensagens subliminares.
- Marlboro, FedEx ou KFC fizeram anúncios com este mecanismo.
Como você pode se proteger dos estímulos subliminares?
Sabemos que o processamento perceptivo inconsciente influencia a tomada de decisão, mas não o faz da mesma forma em todas as pessoas. Trabalhos como o publicado em Frontiers in Psychology investigaram o impacto desse fenômeno na Geração Z.
Pôde-se constatar que, em média, foram as mulheres com alto escore de neuroticismo as mais permeáveis a essa experiência. Ora, independentemente de determinados grupos populacionais serem mais sensíveis a estímulos subliminares, não custa nada adotar uma série de estratégias para evitar, na medida do possível, essa realidade. Aqui estão algumas que você pode achar úteis:
- Mantenha firme seus valores, suas crenças e raciocine bem sobre porque você toma certas decisões.
- Incentive e desenvolva muito mais sua consciência emocional. Isso permitirá que você avalie o que vê com mais objetividade.
- Seja seletivo ao escolher as mídias às quais você se expõe; Opte sempre pelo mais confiável.
- Isso aumenta muito mais o seu pensamento crítico. Não se deixe influenciar pelo que vê sem primeiro fazer uma avaliação racional.
- Manter uma atitude analítica em relação à publicidade. Lembre-se de que esse meio sempre usa técnicas persuasivas para manipulá-lo.
Manipulação, uma realidade silenciosa em nossa sociedade
O linguista e filósofo Noam Chomsky apontou com razão que “a manipulação da mídia causa mais danos do que a bomba atômica, porque destrói cérebros”. Dessa forma, os estímulos subliminares agem em muitos casos com o mesmo propósito: promover processos inconscientes em sua pessoa para que você tome determinadas decisões. Pouco a pouco, você deixa que os outros decidam por você.
À medida que aprendemos mais sobre os mistérios do cérebro humano, descobrimos que essas descobertas nem sempre são usadas na direção certa. Como já apontamos, a “isca subliminar” pode induzir em nós comportamentos saudáveis, e esse deve ser seu único propósito: promover o bem-estar e nos envolver em melhores hábitos.
Seja como for, o mais importante é que você conheça esse fenômeno e como ele funciona. O conhecimento é sempre a melhor arma de poder no seu dia a dia e nesta complexa sociedade.
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