O riso, benefícios físicos e psicológicos – A mente é maravilhosa

O riso, benefícios físicos e psicológicos

5, abril 2015 em Psicologia 7 Compartilhados

– Desde quando o senhor tem a obsessão de que é um cachorro?

– Desde filhote, doutor.

Não tem jeito melhor de começar um artigo sobre o humor do que contando uma piada. É verdade, porque o humor, essa capacidade que temos de rir de certas situações, torna a vida mais leve e fácil de levar, porque implica em uma atitude brincalhona que afasta as preocupações e as emoções tóxicas. 

Nossa mente, nossas emoções e nosso corpo participam dessa maravilhosa festa que é o humor, e acontece que quando algo nos parece engraçado, todo o nosso organismo se beneficia… e além disso, é divertido.

O humor no divã

O que é o humor e por que nos faz rir? A psicologia oferece algumas explicações para este fenômeno simpático.

A LIBERTAÇÃO: Segundo Freud, o pai da psicanálise, o senso de humor nos permite nos libertarmos de certas repressões que realizamos inconscientemente com relação a certos temas perturbadores, tais como a sexualidade, o sentimento de inferioridade ou o egoísmo.

A SUPERIORIDADE: Quando rimos de um contratempo ou defeito próprio ou do próximo, é porque sentimos um alívio de ver uma situação dolorosa atenuada, ou porque isso não aconteceu conosco, ou porque no fim não foi tão trágico, e sim engraçado. Freud diria que o humor é uma defesa contra o sofrimento.

O JOGO: Outro enfoque é que o humor nos reconecta com a nossa criança interior, que basicamente precisa brincar e se divertir.

A INCOERÊNCIA: A partir desta perspectiva, o riso é causado pelas incoerências que ocorrem ao desafiar a lógica, ou também pela surpresa que suscita quando ocorre algo completamente inesperado.

Benefícios do humor

O riso, como bem expressa o ditado, é o melhor remédio. É um exercício completo no qual se movem 80 músculos do corpo e se produz uma onda de reações que promovem nosso bem estar e nossa saúde, tanto física quanto psicológica.

Benefícios físicos

– Estimula a secreção de endorfinas, que produzem a sensação de prazer.

– É analgésico, aliviando a dor.

– Diminui a pressão arterial.

– Reduz os hormônios do estresse

– Fortalece o sistema imunológico

– Relaxa a tensão muscular.

– Duplica a capacidade respiratória dos pulmões.

– Melhora a digestão e a eliminação de toxinas, devido a massagem interna que produz às vísceras do corpo.

Benefícios psicológicos

– Reduz o estresse e a ansiedade

– Melhora a memória, já que oxigena o cérebro e relaxa a mente.

– Favorece o pensamento criativo, o qual está intimamente associado ao bom humor.

– Fomenta a colaboração, a união e a harmonia nas relações interpessoais.

Indiscutivelmente, rir dos outros é uma forma de exercer o humor, como na piada que deu início a este artigo. Contudo, existe outra forma que é inclusive mais benéfica para a nossa saúde mental… e é rir de nós mesmos. Sim, querido leitor; se você ri de si mesmo, sem dúvida a vida lhe sorrirá.

Imagem cortesia de Roland Lakis

Recomendados para você