Reconheça e enfrente seus medos – A mente é maravilhosa

Reconheça e enfrente seus medos

20, março 2015 em Emoções 0 Compartilhados

O medo leva ao sofrimento e a outras emoções negativas e deve ser evitado, porque ele é a raiz do estresse, das preocupações e da negatividade, criando sofrimento para a pessoa que o sente; por isso, é muito importante saber reconhecer e tratar seus medos para que lhe permita liberar não apenas a energia reprimida que permeia o medo, mas também a ansiedade e a tensão para que o medo tenha menos poder sobre você.

O que é o medo

O medo é uma parte inevitável da condição humana, já que todas as pessoas em algum momento de sua vida sentiram medo. Mas é importante entender que o medo é uma suposição baseada no futuro e somente existe na mente das pessoas, ou seja, é uma emoção exagerada e desagradável associada a uma hipótese temida em relação ao futuro,  que envolve uma preocupação com algo que ainda não aconteceu, dando lugar a uma mal estar emocional e físico.

O medo é uma ilusão criada pela mente sobre o futuro, que converte-se em um círculo vicioso de antecipação desagradável, constantemente buscando algo para temer. Quando você experimenta um medo e este desaparece, logo em seguida você encontra outro medo que lhe persegue, porque o medo é suficientemente forte e capaz de controlar a situação com apenas um pouco de energia emocional vivenciada com a preocupação antecipada.

Como superar os medos

Para superar seus medos, você deve enfrenta-los e usá-los como motivação.

Enfrente seus medos

A primeira coisa a ser reconhecida é que você tem medo da maneira como as emoções, comportamentos, hábitos e a vida em geral, influenciam seus pensamento. Em seguida, faça uma lista com as coisas que mais o preocupam, provocam ansiedade e acabam gerando medo, para que você possa ver como seus medos o estão influenciando.

Não deixe temores não identificados guardados internamente. Analise-os em detalhe para que você possa enfrentá-los e identificar sua origem. É você que controla seus medos, e não eles que controlam você.

Utilize o medo em seu benefício

Preocupar-se por algo ruim que você não sabe se vai acontecer significa que você deseja que aconteça algo; você deve usar o medo de forma inversa e, desta forma, conseguir o resultado desejado. Ao invés de permitir que o temor o domine, você deve encontrar pequenas maneiras para dar um passo à frente  e dominá-lo antes.  

Imagem cortesia de Fernando 

Recomendados para você