Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

12 Julho, 2020
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma iniciativa promovida pelas Nações Unidas com o objetivo de transformar o mundo nos próximos 10 anos (Agenda 2030).

Em julho de 2015, os Países-Membros chegaram a um acordo final sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesse acordo, eles se comprometem a se esforçar para garantir que as pessoas de todo o mundo vivam melhor, sem prejudicar o planeta.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma iniciativa promovida pelas Nações Unidas que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com 169 metas destinadas a transformar o mundo. Esses países trabalharão para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

A união dos povos

Os 17 ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são:

  • Objetivo 1. Erradicar a pobreza em todas as suas formas em todo o mundo.
  • Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, uma melhor nutrição e promover a agricultura sustentável.
  • Objetivo 3. Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar de todos, para todas as idades.
    Objetivo 4. Garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem permanente para todos.
  • Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas.
  • Objetivo 6. Garantir a disponibilidade e o gerenciamento sustentável de água e saneamento para todos.
  • Objetivo 7. Garantir o acesso às energias acessíveis, confiáveis, sustentáveis e modernas para todos.
  • Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, trabalho decente para todos.
  • Meta 9. Desenvolver infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e promover a inovação.
  • Objetivo 10. Reduzir as desigualdades entre e dentro dos países.
  • Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • Objetivo 12. Garantir os padrões de consumo e produção sustentável.
  • Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus efeitos (considerando os acordos adotados no fórum da Convenção Marco das Nações Unidas sobre mudanças climáticas).
  • Meta 14. Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para alcançar o desenvolvimento sustentável.
  • Objetivo 15. Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerenciar florestas de forma sustentável, combater a desertificação e impedir e reverter a degradação da terra, além de impedir a perda da diversidade biológica.
  • Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, facilitar o acesso à justiça para todos e criar instituições eficazes, responsáveis ​​e inclusivas em todos os níveis.
  • Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e reavivar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O que é desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é aquele que melhora as condições de vida no presente sem comprometer os recursos das gerações futuras. O desenvolvimento não é sustentável quando gastamos todos os nossos recursos agora e deixamos as gerações futuras sem nada.

Para garantir o desenvolvimento sustentável, precisamos trabalhar juntos para assegurar que grandes mudanças sejam feitas, a fim de nos transformarmos em uma sociedade mais justa e equitativa. Também devemos tomar ações positivas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, como respeitar as outras pessoas e o planeta.

A UNESCO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Contribui para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através de seu trabalho nas áreas de Educação, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Humanas, Cultura e Comunicação e Informação.

No setor de educação da UNESCO, a educação é a prioridade principal, pois é um direito humano essencial e a base para consolidar a paz e impulsionar o desenvolvimento sustentável.

A UNESCO proporciona liderança global e regional, fortalece os sistemas nacionais de educação e responde aos desafios globais do nosso tempo através da educação.

O que são as Nações Unidas (ONU)?

É a maior organização política, econômica e social existente, criada em 1945, da qual quase todos os países do mundo são membros. Atualmente, existem 193 Países-Membros da ONU.

Ela tem a responsabilidade de manter a paz e a segurança no mundo, ajudar a resolver os problemas que afetam a todos, promover o respeito pelos direitos humanos de todas as pessoas e dar apoio aos países para que trabalhem juntos nesse sentido.

Bandeira das Nações Unidas

O que são os direitos humanos?

Direitos humanos são os direitos inerentes a todas as pessoas, sem distinção de nacionalidade, local de residência, sexo, origem nacional ou étnica, cor, religião, idioma ou qualquer outra condição.

Todos nós temos os mesmos direitos sem discriminação alguma. Esses direitos são inter-relacionados, interdependentes e indivisíveis.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um marco na história dos direitos humanos. É um documento elaborado por representantes de todas as regiões do mundo, com diferentes origens jurídicas e culturais. A Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e estabelece os direitos humanos fundamentais a serem protegidos em todo o mundo, e foi traduzida para mais de 500 idiomas.

O que é Educação para o Desenvolvimento?

A Educação para o Desenvolvimento (EpD) visa aprimorar nas pessoas o conhecimento, o senso crítico e a visão de mundo global, partindo da realidade cotidiana e lutando contra situações de desigualdade, promovendo mudanças sociais positivas e sustentáveis ​​ao longo do tempo. Pense globalmente, aja localmente!

Essa educação reúne diferentes elementos que constituem a sua base teórica: transformação social, interculturalidade, Direitos Humanos, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, gênero, equidade, justiça social, solidariedade, direitos da mulher, entre outros. Tudo isso para avançar em direção à cidadania global, justiça mundial, equidade e conquista dos direitos humanos.