Quais são os benefícios da meditação?

Quais são os benefícios da meditação?

Última atualização: 08 Agosto, 2021

Você sabia que nós temos o poder de mudar nossas mentes e melhorar o nosso próprio bem-estar? Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio da prática da meditação. Quais são os benefícios da meditação?

Meditar é a maneira que podemos escolher para reduzir a pressão, o estresse e as preocupações que enfrentamos diariamente. Quando meditamos, oferecemos a nós mesmos um espaço para restaurar a nossa natureza interior.

“A verdade só pode ser alcançada dentro de alguém por meio da meditação e da consciência mais profundas.”
-Buda-

Meditar pode mudar a nossa mente

Os benefícios da meditação

Um artigo interessante publicado na Scientific American por Matthieu Ricard, um monge budista e biólogo celular, Antoine Lutz, um líder no estudo da neurobiologia da meditação, e Richard J. Davidson, um pioneiro no estudo da ciência da meditação, afirma que temos o poder de mudar nossas mentes por meio desta prática.

Este estudo foi conduzido por quase 15 anos pela Universidade de Wisconsin, em colaboração com 19 outras universidades em mais de 100 mosteiros budistas. Nele, varreduras cerebrais foram comparadas com dezenas de milhares de horas de prática de meditação, obtendo conclusões muito interessantes. De acordo com os resultados, a meditação tem os seguintes efeitos:

  • Os níveis de ansiedade e depressão diminuem.
  • Algumas áreas do cérebro são ativadas, especificamente aquelas associadas a sentimentos de empatia, compaixão e amor altruísta.
  • A amígdala, a região do cérebro envolvida no processo do medo, tem seu volume reduzido.
  • Efeitos positivos sobre a molécula da telomerase, responsável por alongar os segmentos de DNA nas extremidades dos cromossomos. É a enzima que favorece a imortalidade das células na maioria dos processos cancerígenos.

“Pratique a meditação. É essencial. Uma vez desfrutada, não pode mais ser abandonada e os benefícios são imediatos.”
-Dalai Lama-

Outros benefícios da meditação

Estes não são os únicos benefícios da meditação. Seu alcance é muito amplo e sua prática pode nos ajudar em inúmeras ocasiões. Estas são outras das suas vantagens:

  • Ajuda a descansar e relaxar a mente.
  • Reduz a pressão arterial.
  • Melhora a memória.
  • Melhora a estabilidade emocional.
  • Ajuda a obter uma maior consciência pessoal.
  • Facilita e melhora a qualidade do sono.
  • Melhora a saúde geral.
  • Relaxa a tensão muscular.
  • Melhora a concentração.
  • Contribui para melhorar o humor.

Além disso, as evidências mostram que a meditação contribui para o alívio de condições graves, físicas ou mentais. Entre elas estão: enxaqueca, dor crônica, estresse pós-traumático ou transtornos do espectro esquizofrênico.

Incrível, certo? Neste ponto, devemos nos perguntar se a meditação deveria ser um hábito em nossa rotina diária para obtermos uma melhor qualidade de vida. Talvez devêssemos pensar em começar a prática da meditação com mais seriedade, como fazemos com a incorporação de uma dieta saudável ou exercícios em nossas vidas.

A meditação também nos ajuda a desenvolver habilidades sociais

Um estudo descobriu que a meditação da bondade amorosa aumenta o comportamento pró-social das pessoas, como o comportamento de ajuda em um contexto de jogo. Além disso, demonstrou diminuir os preconceitos implícitos em relação às minorias, aumentar a conexão social e a empatia.

Por sua vez, após uma revisão das evidências, alguns pesquisadores determinaram que a meditação da bondade amorosa pode ser eficaz para aumentar a compaixão.

Fortalece a inteligência emocional

A meditação também demonstrou ativar e fortalecer áreas do cérebro responsáveis pela empatia e inteligência emocional.

Referindo-se aos benefícios da meditação já mencionados, a verdade é que todos nós, cada vez mais, temos a necessidade de nos sentirmos um pouco mais altruístas e empáticos em uma sociedade competitiva que muitas vezes nos devora, além de mais relaxados e menos tensos…

Como podemos começar a meditar?

Mulher fazendo meditação à beira-mar

Meditar é algo que parece muito simples, mas na realidade devemos colocar mais ênfase na constância da sua prática para que, aos poucos, possamos alcançar o que realmente queremos. Oferecemos algumas pequenas diretrizes para ajudá-lo:

  • Ler um livro sobre meditação escrito por um bom especialista pode ser um primeiro passo importante. Recomendamos La Meditación Buddista, de Ramiro Calle, professor de ioga e escritor e pioneiro na introdução desta disciplina.
  • Faça um curso de meditação. Existem inúmeros cursos gratuitos que incluem alimentação e acomodação ou até mesmo outros que envolvem encontros um dia por semana. O melhor para você é aquele que se adapta ao seu ritmo e necessidade.
  • Peça ajuda a um amigo ou conhecido que saiba meditar. O conselho de alguém que está imerso nesta prática há algum tempo ou que tem experiência é uma boa opção para começar a entrar no maravilhoso mundo da meditação.
  • Aprenda a meditar por si mesmo. Outra opção é começar por conta própria com pequenas práticas simples. Para fazer isso, temos que escolher um lugar tranquilo, onde ninguém nos interrompa, sentar-nos confortavelmente com a coluna ereta e começar a respirar fundo.
  • Evite definir datas. É comum querer ver os benefícios da meditação o mais rápido possível. No entanto, a impaciência é desencorajada. A pressa e a meditação caminham em direções opostas; se você deseja uma transformação profunda, saiba que ela vai demorar.
  • Medite independentemente do seu humor. A continuidade da meditação não deve depender do seu estado de espírito no momento. Não importa se a prática é agradável ou não, o que importa é perseverar.

Se você é uma pessoa curiosa, pesquise e escolha o tipo de meditação que melhor se adapta à sua personalidade: meditação Zen, meditação Vipassana ou qualquer uma das outras modalidades existentes. Nós o encorajamos a explorar os diferentes tipos de meditação e escolher aquela que melhor se adapta a você.

Os benefícios da meditação nos ajudam a seguir em frente

Homem fazendo meditação na natureza

Seja consistente, tente meditar um pouco todos os dias. Você pode começar com 15 ou 20 minutos. Você vai perceber que, aos poucos, vai incorporá-la aos seus hábitos de vida e vai notar os seus resultados. Além disso, a meditação vai ajudá-lo a desenvolver o aprendizado da paciência e da concentração para a sua rotina, e você vai saborear a quietude como parte do seu ser.

“Seja paciente. Espere até que a lama assente e a água esteja limpa. Fique imóvel até que a ação correta surja por si só.”
-Lao Tzu-

Com a meditação poderemos nos sentir mais relaxados, nos aceitaremos melhor e não cairemos tão facilmente em pensamentos negativos ou repetitivos. Meditar nos ajuda a crescer internamente, e isso não é algo que devemos perder.

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