Os incríveis efeitos da música – A mente é maravilhosa

Os incríveis efeitos da música

junho 7, 2015 em Curiosidades 17 Compartilhados
música

Você consegue imaginar um mundo sem música, um mundo sem ritmo? As pessoas sempre ouviram música. Contudo, em pleno século XXI, o ritmo de vida que levamos nos obriga, com frequência, a deixá-la de lado. Desculpas: Não podemos perder tempo com isso, seria mais um transtorno a se intrometer em nossos afazeres diários… Isso é um erro enorme, e sabe por quê? Em resumo, você está combatendo fogo com fogo.

Como o estresse nos afeta?

Acontece que quando estamos estressados, o nosso organismo segrega altas quantidades dos hormônios do estresse, entre elas, o cortisol. Diferentes estudos mostraram que altos níveis de cortisol afetam negativamente a nossa produtividade e o nosso sistema imunológico, reduzindo as nossas defesas. Contudo, entre as várias formas que temos de reduzir esses níveis de cortisol, a pesquisa encontrou uma muito simples e acessível a qualquer um: a música.

Quais os benefícios da música?

Está comprovado que a música tem um efeito relaxante, especialmente a música lenta e/ ou a clássica. Portanto, ela se constitui em uma ferramenta eficaz no controle do estresse, a ponto de ter sido utilizada na psicoterapia com pacientes com altos nível de ansiedade.

Sendo assim, o primeiro grande efeito da música está claro: reduzir nossos níveis de estresse, o que aumenta a nossa produtividade e nos faz mais fortes, incrementando as nossas defesas e nos livrando de doenças inesperadas. Isso não lhe ajuda a tirar maior proveito do seu dia?

Recapitulando, quando você evita ouvir música porque “está sem tempo” e “só se estressaria ainda mais”, você está rejeitando algo que o ajudaria a reduzir o estresse.

Ainda não se convenceu? Pois aqui há uma série de outras razões pelas quais você deveria reconsiderar a sua postura e dedicar tempo à música:

1. A música aumenta a autoestima e ajuda a superar o estado de depressão.
2. A música ajuda a distrair e a explorar emoções quando estamos ofuscados.
3. A música favorece o bom humor.
4. A música ajuda na redução da dor naquelas pessoas com dor crônica.
5. A música estimula a criatividade e a imaginação.

Isso exposto, se você realmente tem uma agenda muito apertada e não quer perder tempo escutando música, por que você não coloca musica enquanto está dirigindo, enquanto faz exercício, enquanto leva o seu cachorro para passear, ou enquanto toma banho? Você continuará fazendo o mesmo que antes, mas ao mesmo tempo conseguirá reduzir o seu nível de estresse e se libertar das tensões. Com isso, será mais produtivo durante o resto do dia; tudo isso apenas apertando o botão “ON”.

Imagem cortesia de Maridav

Recomendados para você