Os opostos se atraem - Mito ou realidade?

Os opostos se atraem – Mito ou realidade?

Abril 24, 2015 em Curiosidades 2 Compartilhados
opostos se atraem

Na busca pela nossa metade da laranja, muitas vezes nos sentimos profundamente atraídos por pessoas totalmente opostas a nós. A princípio, pode ser que essa diferença de caráter e personalidade nos seduza porque o desconhecido sempre capta nossa atenção. Mas, será que essas relações realmente têm sucesso garantido?

Ainda que exista a crença de que os opostos se atraem, na prática essas relações não são tão prósperas como o imaginário coletivo acredita. Essas diferenças, que, no princípio, chamam a nossa atenção e que, inclusive, vemos como desafios que complementam e enriquecem nossa personalidade, com o tempo se transformam em problemas que dificultam o entendimento do casal e provocam rompimento.

Uma pessoa metódica se envolve com uma caótica e desorganizada, ou uma pessoa extrovertida se dá bem com outra mais introvertida. É possível. Mas os estudos científicos demonstram que os casais compostos por indivíduos com gostos parecidos tem mais probabilidade de durar com o tempo.

O que buscamos em um(a) companheiro(a)?

Não existe uma fórmula matemática, nem mágica, que assegure o triunfo de uma relação amorosa. São vários os fatores que influenciam o sucesso ou o fracasso da mesma. Os psicólogos concordam que a atração física é o primeiro alerta que recebemos quando vemos em outra pessoa um potencial companheiro. A isso, deve-se acrescentar os traços psicológicos e a experiência pessoal que nos condicionam na hora de escolher a pessoa com quem queremos compartilhar a nossa vida.

As vivências que acumulamos no terreno amoroso também influenciam a escolha do companheiro. Com a idade, as preferências e características que buscamos na outra pessoa mudam. As prioridades de um adolescente não são as mesmas que as de uma pessoa com trinta anos, por exemplo.

Quem busca um companheiro com personalidade similar a sua realmente busca alguém que lhe complemente. Esse tipo de relação costuma ser sólida. O casal possui valores comuns, que lhes permitem enfrentar a vida de maneira muito parecida. Geralmente, mostram mais facilidade para se colocar na pele do outro e para resolver as crises que surgem na vida do casal.

Entretanto, aquelas pessoas que buscam um companheiro com personalidade oposta a sua, precisam conhecer uma forma de vida diferente, e isso só é feito por meio do seu companheiro. As diferenças enriquecem, mas o que, no início, pode ser muito sedutor e emocionante, com o tempo, pode minar a relação. 

Portanto, e atendendo as considerações dos especialistas, parece que as relações dos opostos não causam o mesmo efeito que ocorre nos campos magnéticos. Mais do que se atraírem, parece se repelirem.

Recomendados para você