Os revolucionários são mais inteligentes?

Os revolucionários são mais inteligentes?

dezembro 4, 2015 em Psicologia 44 Compartilhados
Os revolucionários são mais inteligentes?

“As pessoas arrumam o cabelo todos os dias, por que não o coração?” Achou esta frase inteligente? Essas palavras foram ditas por Ernesto Che Guevara, o famoso revolucionário. Existem muitas outras declarações de Che Guevara que são lembradas até hoje. Será que isso tem a ver com a sua ideologia de esquerda? Um estudo realizado pela Universidade de Brock diz que sim.

Estudo da Universidade de Brock

De acordo com os resultados obtidos pelos pesquisadores da Universidade de Brock, em Ontário, no Canadá, as pessoas com pouca inteligência durante sua infância têm ideologia de direita, tendências racistas e homofóbicas, enquanto as crianças que têm ideologia de esquerda são mais abertas e compreensivas.

Os pesquisadores se basearam em dois estudos realizados em 1958 e 1970, no Reino Unido, para chegar a estas conclusões. Nessa pesquisa, foi computado o nível de inteligência de milhares de crianças entre 10 e 11 anos, que responderam a questões políticas quando atingiram a idade de 33 anos.

Os revolucionários e a inteligência

Algumas perguntas eram relacionadas aos seus preconceitos. Se tinham problemas com vizinhos de raças diferentes ou preocupações sobre a convivência no trabalho.

Outras questões que precisavam responder estavam relacionadas à ideologia política: se eram conservadores, como deviam ser as penas para os infratores ou como mostrar às crianças a necessidade de obedecer.

As pessoas de esquerda são mais inteligentes?

A conclusão das pesquisas da Universidade de Brock mostra que as declarações dos políticos conservadores facilitam o surgimento dos preconceitos.

De acordo com esses pesquisadores, as pessoas menos inteligentes se posicionam no âmbito político como “de direita” porque se sentem mais seguras assim. É a inteligência inata que determina o grau de racismo de uma pessoa, muito mais que a sua educação e nível social.

Simplesmente, a ideologia conservadora é o caminho para transformar crianças com pouca capacidade de raciocínio em racistas e preconceituosas.

As habilidades cognitivas são a chave para ter uma mente aberta. Isto quer dizer que as pessoas com poucas habilidades cognitivas se encantam pelas ideologias conservadoras, porque se sentem mais seguras; isto lhes traz um sentimento de “ordem”.

Inteligência inata

A conclusão da pesquisa da Universidade Brock diz que a inteligência inata é o fator determinante na escolha da ideologia adotada por uma pessoa. Isto quer dizer que “ser de direita” é sinônimo de estupidez? De jeito nenhum.

Hoje, as ideologias estão um pouco embaralhadas. Nada é o que parece ser. Podemos considerar o regime comunista da Coreia do Norte como “de esquerda”? As pessoas se acostumaram a viver sob as ordens de um ditador que chama sua ideologia de progressista, mas conduz com mão de ferro o destino de milhões de pessoas.

Revolucionários

Há muitos outros exemplos no mundo que tentaram estabelecer regimes de esquerda sem muito sucesso.

As populações da Rússia e de Cuba sofreram muita repressão e pouco acesso à liberdade durante a ditadura, com o mandato de Stalin e Castro.

Será que isso tudo significa que dentro da “esquerda mundial” existem pessoas infiltradas, que na realidade são da “direita”? Pode ser que dentro da ideologia progressista existam algumas pessoas pouco inteligentes e que são conservadoras? Não existe uma resposta clara para esses questionamentos, já que as ideologias têm cada vez menos valor, e o que move o mundo são os interesses puramente políticos e econômicos.

Na realidade, o importante é ter a mente aberta e curiosa. Aprenda que todas as pessoas podem lhe ensinar algo e contribuir para melhorar a sua vida. Mesmo aquelas pessoas que consideramos malvadas ou estúpidas podem nos mostrar o caminho que não devemos seguir.

Quem não possui uma inteligência inata que o leve a abrir a sua mente deve estimular a sua inteligência emocional. Seja sensível a todo tipo de ideologia, forma de ser e tenha uma vida plena e feliz. Como disse Che Guevara, “Se você é capaz de ter um cabelo bonito, pode ter também um coração nobre e belo”.

Recomendados para você