7 passos para aumentar sua autoestima pessoal

7 passos para aumentar sua autoestima pessoal

21, abril 2016 em Psicologia 10 Compartilhados
Aumentar a autoestima pessoal

A grandeza do ser humano é valorizada e percebida pelo grau de autoconhecimento que a pessoa tem de si mesma. Um dos pilares que sustenta esta maravilhosa condição em cada um de nós é a nossa própria percepção de nós mesmos, ou seja, a nossa autoestima pessoal.

A autoestima é constituída pelas crenças que temos acerca de nós mesmos. Essas qualidades, capacidades, e modos de agir e gerir as nossas emoções formam o nosso ser, e são aquelas que constituem a nossa autoimagem.

“Querer ser outra pessoa é desperdiçar a pessoa que você é.”
-Marilyn Monroe-

A autoestima é o principal alicerce sobre o qual o nosso crescimento pessoal e emocional é formado. Assim, dependendo de como você se sente sobre si mesmo, ela afeta positiva ou negativamente as outras parcelas que constituem a sua vida: o trabalho, as relações e as razões pessoais mais importantes.

Assim, a autoestima se converte no valor que você dá a si mesmo em relação aos sentimentos e as experiências que você tem integrado ao longo da sua experiência de vida. Daí podemos formar aquelas expressões características, como “sou tão burro, não sou capaz ou as pessoas não gostam de mim”.

Mão segurando um coração

Como dizíamos anteriormente, esta autoavaliação que fazemos todos os dias das nossas vidas de forma inconsciente é necessária e importante, pois é onde reside a origem da decisão de investir ainda mais, ou não, nos nossos talentos e realizações pessoais.

As pessoas que possuem uma autoestima alta e positiva são capazes de superar qualquer situação que traga uma dificuldade ou desafio todos os dias. No outro lado da moeda, quem mantém uma autoestima baixa só se permite limitar e fracassar.

Para evitar essa última situação, convido-lhe a integrar os 7 passos para aumentar a sua autoestima pessoal, desfrutando uma qualidade de vida saudável e gratificante.

Não generalize

O passado não é um dos melhores companheiros da autoestima, já que permanecemos ancorados nele, o que não nos permite seguir em frente e evoluir interiormente. Lembre-se de não generalizar as experiências negativas que você viveu ao longo da sua vida.

Aceitar que você não é perfeito e que pode ter defeitos é necessário para se permitir fluir desfrutando da sua verdadeira essência, além de aceitar que o que aconteceu uma vez não tem que acontecer de novo

Seja consciente das suas vitórias

Essa é uma das melhores formas de melhorar a nossa autoestima pessoal. Para isso, convido-lhe a tomar consciência dos seus sucessos e conquistas já realizadas, e repassar aquilo que deseja alcançar no futuro.

Para ter uma boa autoestima, é necessário reconhecer em nós mesmos a capacidade de fazer as coisas bem nas diferentes parcelas que compõem a nossa vida. E nunca podemos nos esquecer de nos esforçarmos para conseguir alcançar os nossos objetivos.

Confie em si mesmo

Nunca se esqueça de agir de forma coerente com o que você pensa e sente. Acima de tudo, nunca deixe de confiar em si mesmo. Lembre-se de que cada um de nós temos a nossa própria percepção da realidade, e por isso não precisamos nos preocupar tanto com o que os outros pensam.

Confie na sua voz interior, aquela que sempre lhe dará o melhor conselho e fará com que você lembre o quão extraordinário você é.
Compartilhar

Mulher sentada embaixo da árvore

Concentre-se no lado positivo

Acostume-se a perceber e a valorizar as características boas que você tem e das quais sente orgulho. Os seus pontos fortes e fracos são um tesouro, pois fazem com que você seja extraordinário e único para qualquer outra pessoa.

Aceite-se pelo que você é

Nunca deixe de aceitar a si mesmo e aquilo que você é. Em você reside o poder de realizar tudo aquilo que sonha, com suas virtudes e imperfeições. As relações autênticas e sinceras estão ligadas pela aceitação do que realmente somos.

“O homem que não valoriza a si mesmo, não pode valorizar nada nem ninguém.”
-Ayn Rand-

Não se compare com os outros

Como temos insistido e convidado para que você reflita, todos nós somos diferentes uns dos outros. Cada um com as nossas características que nos tornam únicos e especiais.

Pode ser que você se considere pior do que os outros, mas lembre-se de que sempre haverá um aspecto na vida em que você vai ser “melhor” do que alguém. Portanto, só vale a pena fazer comparações se a finalidade for para obter uma aprendizagem positiva e prática.

Preocupe-se em ser cada dia melhor

Concentre-se em melhorar aquilo que você considera que não está satisfeito consigo mesmo. Esta é uma boa forma de aumentar a sua autoestima pessoal, já que permite evoluir tanto interna como externamente. Identifique o que você gostaria de mudar ou conseguir. Em seguida, trace um plano de ação para começar a avançar nas mudanças necessárias para alcançar seu objetivo.

Antes de me despedir, gostaria de compartilhar um último e consciente conselho para aumentar a sua autoestima: sempre que possível, converta tudo aquilo que é negativo em coisas positivas.

Recomendados para você