Personalidade tipo A: características e como nos influencia

· dezembro 31, 2018

A personalidade é o conjunto de características que nos definem como seres humanos, uma vez que nos diferenciam e servem também para prever nossas atitudes e comportamentos. A psicologia entende que a personalidade é o padrão de sentimentos, emoções, pensamentos e tendências de comportamentos que se mantêm estáveis ​​ao longo do tempo e tornam o indivíduo diferente dos outros. Embora existam muitos tipos, neste artigo vamos expor, especificamente, a personalidade tipo A.

A primeira coisa que deve ser esclarecida é que existem diferentes classificações e teorias de personalidade. No entanto, basicamente, quase todas as teorias se concentram em classificar a personalidade em tipos, outras em perfis, outras em um grupo central de características que definem toda a estrutura da personalidade. Neste artigo, como já foi adiantado, vamos nos concentrar na Teoria dos tipos de personalidade de Friedman e Rosenman.

Esses autores (que eram cardiologistas) realizaram uma série de pesquisas nos anos 50 sobre os tipos de personalidade e encontraram dois deles: Tipo A e Tipo B (e, posteriormente, o Tipo C). Enquanto a personalidade tipo A é um padrão caracterizado por traços muito fortes e rígidos, o padrão tipo B é caracterizado por maior flexibilidade e docilidade em suas tendências de comportamento e atitudes.

Principais características da personalidade tipo A

A personalidade tipo A é definida por três características: competitividade, senso de urgência e hostilidade. Essas três facetas se manifestariam principalmente em situações de estresse, exigência e desafios.

Ou seja, uma pessoa com padrão tipo A não vai ser competitiva e impaciente sempre nos diferentes aspectos de sua vida pessoal, mas mostrará essas características em determinadas situações. Vamos vê-las uma a uma.

Competitividade

As pessoas do Tipo A mostram uma orientação para a conquista, ou seja, procuram dar o melhor de si e se destacar positivamente do restante. Elas querem ser as melhores em sua área, mostrar o melhor desempenho em situações de estresse ou desafio, e não desistem facilmente.

A competitividade do padrão tipo A também leva a um alto nível de autoexigência e busca pelo sucesso em praticamente tudo que se faz. Porque para alguém com uma personalidade do tipo A, atingir um objetivo é uma experiência satisfatória em si mesma e é algo muito reforçador para o seu cérebro; de fato, alcançar um objetivo ativa a via de recompensa cerebral nessas pessoas.

Competitividade no trabalho

Sensação de urgência

Outra das características que definem o padrão tipo A é a impaciência ou o senso de urgência; essas pessoas querem tudo instantaneamente. As pessoas do Tipo A têm dificuldade em esperar e têm uma grande necessidade de resolver os problemas imediatamente.

Isso, obviamente, as leva a tomar decisões erradas devido à impulsividade e imprudência. São pessoas que têm dificuldade em esperar e têm uma percepção diferente do tempo. Inclusive, podem preferir diminuir a qualidade de sua tarefa para terminá-la mais rapidamente.

Hostilidade

Em situações de estresse, o padrão de personalidade tipo A se distingue por mostrar facilmente um alto nível de hostilidade em forma de agressividade verbal, gestual e até mesmo física.

A hostilidade do tipo A também é observada porque são pessoas que rapidamente levantam a voz e usam um tom ameaçador, quase sem perceber, de maneira automática. Além disso, a hostilidade faz com que essas pessoas tenham um estado básico de hipervigilância, pois sentem que precisam se defender e estão aguardando qualquer sinal que indique uma possível ameaça.

Como a personalidade tipo A nos influencia?

A personalidade tipo A se identifica e se define como resultado do estudo da resposta ao estresse de um grupo de pessoas. Enquanto alguns sujeitos deste grupo de estudo respondiam com uma resposta reativa e proativa diante do estresse (os tipo A), outros respondiam com a reflexão, a passividade e a calma (os tipo B). É por isso que o padrão de personalidade tipo A é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O que significa que o padrão de personalidade tipo A seja um fator de risco para doenças cardiovasculares? Significa que uma pessoa sob estresse com padrão tipo A é mais propensa a sofrer um ataque cardíaco ou um perigoso pico de hipertensão do que uma pessoa que não tem esse padrão.

Daí a importância de agir para regular este padrão de personalidade com um trabalho psicológico em terapia, porque, embora sejam traços de personalidade, estes podem ser suavizados ou modificados em sua intensidade.

Mulher estressada e ansiosa

Além de influenciar a nossa saúde, a personalidade tipo A influencia a relação que temos com os demais, já que é um padrão de personalidade que dificulta a convivência e o trabalho em equipe.

De fato, as pessoas do tipo A geralmente preferem trabalhar sozinhas ou em tarefas que sejam mais independentes, porque elas acham difícil se relacionar com os outros devido ao seu nível de exigência e impaciência.

Em qualquer caso, esse padrão de personalidade pode ser trabalhado em terapia; além disso, há programas de intervenção em ambientes de trabalho que visam especificamente modular a tríade de traços do tipo A.

Em conclusão, é importante notar que a personalidade tipo A requer aconselhamento psicológico, pois é fundamental que essas pessoas desenvolvam estratégias de gestão emocional por causa de suas consequências no estado de saúde, mais um exemplo de como o psicológico regula e afeta o “físico”.