As pessoas cinzentas vão apagando as luzes dos demais

As pessoas negativas muitas vezes tentam apagar a luz dos outros (direta ou indiretamente). Portanto, saber como identificar essas influências é muito importante. Confira algumas recomendações para saber como agir neste tipo de situação.
As pessoas cinzentas vão apagando as luzes dos demais

Última atualização: 09 Setembro, 2021

As pessoas cinzentas desanimam os sonhos dos outros. Elas julgam, humilham, mentem, querem deixá-lo complexado pelo que você é. Elas passam pela vida sempre com a intenção de subtrair, não de somar. Elas dizem frases ofensivas sem dar a mínima para como você pode se sentir.

As pessoas cinzentas vão apagando as luzes alheias, e uma delas pode ser a sua. Os motivos? Eles não são claros. Há pessoas que, em vez de transformar sua dor em cura para si mesmas, optaram por desencorajar os outros para que seu mundo esteja mais em sincronia com quem elas são. Porque você não pode ver seu brilho ou escuridão, só pode notar o efeito prejudicial que elas deixam em você.

Existem muitas maneiras de anular outra pessoa: desvalorizar tudo o que ela faz, ridicularizar seus sonhos aconselhando sempre que jogue a toalha e, assim, deixar para trás cadáveres emocionais que se sintonizam com a sua “energia ruim”.

Criança atrás de um lençol

O mundo está cheio de pessoas nobres e maravilhosas que vibram de vida mesmo depois de terem sofrido seus golpes. Elas se recusam a se tornar algo que não são. No entanto, infelizmente, uma pessoa com luz própria pode encontrar muitas dessas pessoas na estrada e pode acabar se apagando.

Talvez, ao se apagarem, elas se tornem pessoas ressentidas que repetem os comportamentos que um dia as fizeram desmoronar completamente. É uma cadeia de negatividade que devemos evitar.

Se a sua luz brilha intensamente, as pessoas cinzentas podem querer apagá-la

Como são as pessoas com luz? Muitos de nós diríamos que são aquelas pessoas que “despertam sorrisos”, moderadas mas comprometidas com os problemas que as rodeiam. Não têm vontade de ocupar o centro das atenções, mas acabam por estar nos recantos mais íntimos de muitas almas que os procuram pela sua empatia e caráter. As pessoas com luz transmitem paz.

Mas, acima de tudo, as pessoas com luz não carregam nas costas uma mochila de reprovações, julgamentos, comentários ofensivos ou humilhantes. Pessoas com luz têm sonhos, se adaptam ao seu ambiente sem deixar as convenções sociais sobrepujá-las e, o mais importante, não querem terminar sua vida com sonhos não realizados, mas com experiências para lembrar.

Se perceberem que outra pessoa também está lutando pela mesma coisa, não competem nem invejam, simplesmente a escolherão como companheira de viagem. Pessoas com luz encorajam e apóiam os outros porque se alegram com as suas alegrias.

“Eu considero aquele que vence seus desejos mais corajoso do que aquele que vence seus inimigos, pois a vitória mais dura é a vitória sobre si mesmo”.
-Aristóteles-

Suas melhores armas para conservar a sua luz

Para evitar que sua luz se apague quando surgirem dificuldades ou que uma pessoa cinzenta tente apagá-la em algum momento da sua vida, você pode aplicar algumas estratégias que lhe servirão de proteção:

  • Ignore: não confronte, não tente provar nada. Se você ouvir comentários com o objetivo de desencorajá-lo, não desperdice energia convencendo-os de que estão errados. Você precisa dessa energia para a sua jornada.
  • Cerque-se de pessoas com os mesmos valores: você pode conhecer pessoas muito diferentes ao longo da sua vida, mas se você encontrar alguém com os mesmos valores, o caminho não será tão difícil.
  • Fique longe do drama: fique longe de pessoas que encorajam o drama, mesmo com as pequenas vicissitudes da sua vida. Não deixe o estigma que os outros promovem tomar conta de você e do que você faz.
  • Pratique o humor: as pessoas cinzentas não toleram o humor, pois tudo para eles é sinal de perigo e negatividade. Então, se recuse a não praticar sorrisos. O que o humor uniu a sociedade não separa.
  • Acredite que suas ideias valem a pena: se uma pessoa não luta por suas ideias, ou elas não valem nada ou a pessoa não vale nada. Portanto, se você acha que suas ideias valem a pena porque lhe permitirão viver com mais liberdade e alegria, não duvide delas.
  • Não meça o sucesso por dinheiro, fama ou estabilidade: nesta vida não há respostas, apenas histórias. Torne a sua significativa para você sem se avaliar por parâmetros definidos.
  • Se alguém julgar os seus passos, empreste seus sapatos: não se esqueça de que sempre haverá pessoas dispostas a julgar o quão mal você conduziu sua vida, sem se importar minimamente com as circunstâncias que você teve que enfrentar. Mas essas pessoas não são nada em sua vida, e se forem… por que você continua permitindo que façam isso?
  • Confie no seu charme: confie no seu charme e na sua maneira de fazer as coisas, mas com humildade e sem passar a acreditar que não tem mais nada a aprender.
Mulher com lâmpada acesa

O que fazer se você sentir que sua luz se apagou?

Felizmente, nesta vida não somos apenas o que nos acontece ou o que pensamos que somos. A personalidade se constrói ao longo da vida. É verdade que algumas experiências nos mudam, mas apenas como uma mudança que transforma, não como algo imutável e fixo.

Se você perdeu suas expectativas quanto a tudo e algumas pessoas que você conheceu lhe fizeram mais mal do que você jamais imaginou, você tem o direito de se sentir estranho e triste por algum tempo. No entanto, se você abandonar os seus sonhos, será difícil voltar a encontrar sentido em sua existência.

Seria ótimo tentar novamente. Não deixe que voltem a roubar seus sonhos, seu jeito de saborear a vida à sua maneira, que é única. Não dê a essas pessoas cinzentas o prazer de perder o sentido da sua existência. Elas já arruinaram a deles e seria bom se você se perguntasse: Você quer ser um deles?

Imagem cortesia de Christian Schloe

Pode interessar a você...
Gosto das pessoas que oferecem luz mesmo que o dia esteja nublado
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Gosto das pessoas que oferecem luz mesmo que o dia esteja nublado

A escuridão nada mais é do que a ausência de luz, e isso é o que acontece, infelizmente, em muitas das pessoas que nos rodeiam.