Será que é possível mudar a nossa personalidade?

Será que podemos mudar de personalidade?

28, novembro 2016 em Emoções 1328 Compartilhados
Será que podemos mudar de personalidade?

Nós acreditamos que “somos” de uma determinada maneira desde o nascimento e que é impossível mudar isso. No entanto, temos a capacidade de gerar certas mudanças em nossa personalidade e assim nos transformarmos em pessoas melhores ou ter relacionamentos mais saudáveis. É apenas uma questão de comprometer-se consigo mesmo.

A própria linguagem que utilizamos é cúmplice desta percepção de imutabilidade. O verbo “ser” age como uma condenação, porque “ser” parece algo que não pode ser mudado; mas a nossa personalidade pode ser definida de várias maneiras e pode ser aprimorada ao longo do tempo.

A personalidade é forjada ao longo do tempo

Ao contrário do que consideramos, a personalidade não é algo estático e imóvel, mas pode ser moldada por estímulos externos e tudo o que acontece ao nosso redor. A partir do momento em que nascemos, estamos incorporando hábitos, experiências e até mesmo traumas que moldam nosso caráter.

A verdade é que ao longo dos anos as nossas atitudes tendem a ser sempre as mesmas, ou muito semelhantes. Dessa forma, acabamos acreditando que a personalidade foi “marcada a fogo” como se fosse uma tatuagem. Não mudará nunca.

mulher-de-costas

A boa notícia é que temos a capacidade de modificar as características de que não gostamos muito e melhorar o relacionamento que temos com nós mesmos e com os outros. Embora seja mais simples “trocar as peças” da personalidade quando somos crianças ou adolescentes, também podemos obter resultados positivos na vida adulta.

Mesmo que você acredite que na “sua idade” é impossível mudar, nós recomendamos que você pense duas vezes antes de acreditar nesta afirmação. Talvez as mudanças não sejam tão radicais ou palpáveis, mas sempre haverá mudanças, isto é certo. Estas pequenas mudanças em nosso caráter podem ser aquelas que nos ajudam a viver mais felizes e melhorar como pessoas.

Pequenas mudanças na personalidade nos trazem felicidade

Não há necessidade de sofrer um grave transtorno de personalidade para procurar uma terapia e começar a mudar nossas atitudes diante de tudo o que nos rodeia. As mudanças são positivas e necessárias; não podemos ficar parados sempre na mesma posição. Lembre-se da frase “Seja como o rio que flui e não permanece estagnado” e aplique este ensinamento em sua vida diária.

Você era a mesma pessoa 2, 5 ou 10 anos atrás? E não estamos falando de altura, peso ou experiência, nem dos estudos concluídos ou das realizações. Certamente o que você gostava na juventude não é o mesmo que você gosta hoje, ou vice-versa. Então, por que nos apegamos a ideia de que a personalidade não pode mudar?

Você já se perguntou, será que eu posso mudar a minha personalidade? Talvez seja seu modo de agir ou de ser que está arruinando seus relacionamentos com os outros ou com você mesmo. O primeiro passo para melhorar já está dado. Parabéns! Agora começa a fase de pedir ajuda e seguir conselhos que provavelmente não lhe agradarão, mas em última análise, servirão para atingir os seus objetivos.

mulher-espelho

A maioria das pessoas que estão na mesma situação que você desejam alterar um traço específico da sua personalidade. Não estamos dizendo que você deve se transformar em uma pessoa completamente diferente do que é, mas é preciso melhorar os aspectos que não são totalmente positivos.

Talvez os seus entes queridos tenham feito você perceber que é um pouco egoísta, se distrai facilmente, que não consegue tomar boas decisões ou se atrasa demais. Parece que você terá muito trabalho!

Dê o primeiro passo para mudar sua personalidade

Todas as alterações que deseja fazer na sua personalidade levarão tempo e esforço. Não é uma questão que pode ser resolvida imediatamente e nem se trata de levantar amanhã e ser uma pessoa completamente diferente, mas de trilhar um caminho difícil, com muitos obstáculos a superar e situações que o colocarão à prova.

Tenha paciência, apoie-se nas pessoas que você ama, seja persistente e, acima de tudo, confie nas suas habilidades. Isto é fundamental em uma tarefa que pode ser muito complicada, que lhe arrancará muitas lágrimas, raiva e decepções. Mas você já começou a trilhar um caminho para a transformação, superação e transcendência.

“Entre as margens da dor e prazer flui o rio da vida. Quando a mente se recusa a fluir com a vida, fica presa nas margens e se transforma em um problema. Fluir significa aceitação, deixar vir o que vier e deixar ir o que precisa ir embora”.
-Sri Nisargadatta Maharj-

Recomendados para você