Todos nós podemos ser geniais se fizermos o que gostamos

Todos nós podemos ser geniais se fizermos o que gostamos

dezembro 13, 2016 em Emoções 1853 Compartilhados
Todos nós podemos ser geniais se fizermos o que gostamos

Provavelmente, alguma vez na vida, você já se sentiu perdido sem saber que rumo tomar, que profissão escolher, ou porque não se achava “bom o suficiente” para chegar lá.

Pode ser em parte pela pressão familiar, social, ou até mesmo porque as suas próprias exigências tenham dificultado seu caminho. No entanto, certamente existe algo com o qual você se identifica, que gostaria de fazer, e pode ser que você seja imbatível nessa área; basta tentar.

Somos todos geniais

Os gênios como Thomas Edison, Albert Einstein ou Stephen Hawking se sentiram “fora de lugar”, enquanto estavam na escola: a falta de interesse os levou a acreditar que eram fracassados e incompreendidos. Mais tarde, todos eles descobriram que podiam contribuir com o resto da humanidade, desde a lâmpada até a teoria da relatividade.

Talvez nem todos sejamos tão geniais quanto eles, mas certamente existe algo pelo qual sentimos uma grande paixão. A questão é buscar, dar o máximo de nós e encontrá-lo, embora demore um pouco mais de tempo do que é considerado “normal”.

“Somos todos gênios, mas se você julgar um peixe pela sua capacidade de subir em uma árvore, ele viverá toda a sua vida pensando que é um estúpido.”
-Albert Einstein-

 mulher-soprando-areia-azul

Se muitas vezes você se sentiu fora de lugar no seu trabalho, na sua carreira ou em qualquer área da sua vida, não deve pensar que não é bom o suficiente. Talvez seja porque isso simplesmente não é para você, não desanime e continue buscando o que faz você se sentir realizado, que o faça se sentir um gênio.

Busque o que faz você se sentir realizado

Ser bom em algo não significa deixar de se esforçar. De fato, assumir que você é o melhor pode deter o seu progresso. Pense que não existe melhor alimento para a motivação do que ter a sensação de que somos bons, mas precisamos estar cientes de que podemos melhorar sempre.

Na verdade, a recompensa pela dedicação e pelo esforço é muito maior. Além disso, os seus efeitos são mais duradouros do que a recompensa encontrada nos objetivos fáceis de realizar. Talvez esse seja o processo: a melhor parte de um objetivo é o caminho percorrido, não a meta em si.

“O homem inteligente não é aquele que tem muitas ideias, mas aquele que sabe como tirar proveito das poucas ideias geniais que tem.”
-Anônimo-

Quando tocamos uma guitarra, por exemplo, desfrutamos do resultado porque nos sentimos recompensados por todos aqueles anos de esforço, calos nos dedos e dores de cabeça para nos aprimorarmos ao longo do tempo. Então, quando você encontrar a sua paixão, é melhor explorá-la e dar o melhor de si mesmo; com criatividade, certamente ela pode se tornar a sua forma de viver.

A chave principal: desfrutar de nós mesmos

Como dizia Confúcio, “encontre um trabalho que você ama e nunca mais terá que trabalhar um dia em sua vida”. Se estamos conscientes disso, perceberemos que o trabalho não é uma coisa ruim, especialmente se encontrarmos o gênio que mora dentro de nós. Aproveitar as oportunidades que procuramos é uma das chaves do nosso sucesso, basta se alegrar com o resultado.

feixe-de-luz

Se não nos conscientizarmos disso, encararemos o nosso trabalho de forma negativa. Isso não é motivo para nos punirmos e, muito menos, para menosprezar o nosso valor. Mude a perspectiva e desfrute do que o apaixona, porque é isto que nos dá felicidade.

“A nossa recompensa está no esforço, e não no resultado. Um esforço total é uma vitória completa.”
-Mahatma Gandhi-

Então, se você ainda não encontrou a sua paixão e o que o faz feliz, não tenha medo: mude o que faz você se perceber de forma negativa e tome as medidas necessárias. Não se acomode em um emprego que odeia, não se forme em um curso universitário só para agradar aos outros, não desista no meio do caminho e corra atrás dos seus sonhos. Você encontrará a felicidade, se é isso que está procurando, e descobrirá que, somente por tentar, se transformará em um gênio.

Recomendados para você