O poder do otimismo - A Mente é Maravilhosa

O poder do otimismo

abril 2, 2015 em Psicologia 0 Compartilhados
otimismo

O otimismo é um dos conceitos nos quais o ser humano se apoia para dar uma resposta emocional positiva à sua vida. Além disso, é o termo principal dentro dos estudos da Psicologia Positiva, referência conceitual para seu estudo e sua definição.

Afastando-nos de conceitos acadêmicos e nos centrando nas questões diárias das pessoas, o otimismo é uma ferramenta emocional que pode ajudar a alcançar metas e objetivos aparentemente complicados.

O que é o otimismo?

O otimismo pode ser definido como o foco que desenhamos para lidar com as situações que acontecem em nossa vida.

A partir dessa simples descrição, podemos nos dar conta da importância do otimismo, que age como catalisador para configurar nossas percepções e fortalecer as nossas condutas.

Características do otimismo

Reconhecer as renovadoras características do otimismo é uma tarefa fácil. Algumas delas são:

O bom humor: é o melhor cartão de visitas de uma pessoa otimista. Isso não significa ser “arroz de festa” o tempo todo, mas significa que nos momentos pessoais ruins seremos pessoas capazes de ajudar e escutar os demais.

Construir soluções diante da adversidade. Desenhar vantagens e soluções diante dos problemas, transforma-nos em seres ativos em renovação contínua, capazes de aumentar nossa capacidade de descobrimento pessoal.

A esperança. É parente do otimismo, acrescenta sentimentos de expectativas de futuro e apresenta de forma brilhante outro conceito emocional sadio: a ilusão.

Desenvolver o otimismo em nossa conduta diária trará novas revoluções ao nosso motor vital. É o pilar básico para lutar contra a apatia e o desânimo, principais culpados por criar inconvenientes em nossa realidade.

O otimismo não é uma emoção das pessoas que tentam se distanciar das responsabilidades e simplesmente pensam positivo. O verdadeiro poder do otimismo está em nós mesmos, e exige um esforço diário; uma atitude ativa diante da rotina é o primeiro degrau a ser subido na escada do otimismo.

O conhecimento pessoal vai nos ajudar a definir nossa vida, os inconvenientes, desejos ou qualquer outra vontade emocional que tivermos. Gerenciando corretamente o otimismo, desenharemos um plano estratégico saudável e puro que nos permitirá “atacar” as diferentes situações da nossa realidade, trazendo-nos força e benefícios.

Por último, devemos destacar uma ideia não menos importante: o ambiente pessimista. Devemos saber discernir e controlar as sensações que nos oferecem as diferentes fontes pessimistas que nos rodeiam. Muitas vezes este será um dos testes mais duros que teremos que enfrentar, superar ou integrar de maneira positiva em nossa vida, o que reforçará nosso otimismo e nossa esperança.

Recomendados para você