Por que há pessoas te olham fixamente?

Certamente em mais de uma ocasião você já se perguntou: "Por que ele está olhando para mim? Eu tenho algo no meu rosto? O que lhe interessa no que eu faço?" Bem, de acordo com a psicologia, ele está interessado em...
Por que há pessoas te olham fixamente?
María Vélez

Escrito e verificado por a psicóloga María Vélez.

Última atualização: 10 outubro, 2022

Tem hora que você está no ônibus, em uma reunião ou só na rua e aparece gente que te olha fixamente. Nesse momento pensamos em tudo: que estamos com a braguilha aberta, a camisa do avesso, que ele não gostou dos nossos sapatos ou, pelo contrário, que positivamente chamamos sua atenção de alguma forma.

A menos que decidamos iniciar uma conversa com essa pessoa e perguntar a ela, é improvável que saibamos o que ela estava observando concretamente. No entanto, a psicologia possui uma série de conhecimentos que podem nos ajudar a vislumbrar os motivos desse acontecimento tão incômodo ou, às vezes, lisonjeiro.

Por que há pessoas te olham fixamente?

Por que você está olhando fixamente para mim?

Quando você vê as pessoas olhando para você, a primeira coisa que você se pergunta é por quê. Este é um fato habitual do qual todos somos participantes. Por esse motivo, os especialistas em psicologia social também querem saber quais motivos podem estar por trás disso. Assim, um grupo de pesquisa da Universidade de Londres realizou um estudo com o objetivo de rastrear os movimentos dos olhos das pessoas que os observam.

A principal conclusão desta pesquisa foi que as pessoas olham atentamente para a linguagem não-verbal. Ou seja, quando alguém nos encara é porque precisa obter mais informações sobre nós. E é que a linguagem não verbal, especialmente a do rosto e dos olhos, fornece muitas informações sobre o estado mental da pessoa.

Os olhos de forma concreta possuem muitas informações sociais relevantes, que podem ajudar a deduzir o que está sendo pensado. Por outro lado, talvez se estivermos fazendo alguma coisa; por exemplo, fechando uma garrafa ou procurando algo na sacola, quem está olhando para nós está tentando entender o que estamos fazendo e analisando como fazemos. A pessoa, também, pode estar percebendo nossos gestos com as mãos enquanto falamos.

Somos um pouco fofoqueiros por natureza e, afinal, nossa principal fonte de aprendizado é a observação dos outros. Assim, outra motivação que temos para olhar para os outros tem a ver com o nosso interesse em aprender.

Como é possível detectar quando estamos sendo observados?

Um fato curioso também ocorre neste contexto. De repente, algo dentro de nós nos faz sentir que alguém está nos observando. Viramos a cabeça e, exatamente, cruzamos os olhos. Como isso é possível? Temos um sexto sentido que nos alerta para o olhar de alguém? Na psicologia, esse evento é chamado de “percepção do olhar”.

Parece que existem dois aspectos de nossa evolução que nos ajudaram a detectar que alguém está olhando para nós rapidamente. Por um lado, a própria fisionomia do olho humano. O valor adaptativo e de sobrevivência de captar olhares dirigidos a nós para escapar de uma possível ameaça.

Ao contrário de muitos animais, o olho humano tem uma esclera muito grande (o branco dos olhos). Isso nos permite discriminar melhor para onde a pessoa está olhando, com base na posição do aluno. Assim, mesmo a grandes distâncias, percebemos com muita segurança se alguém está olhando para nós. Quase mesmo sem prestar atenção muito conscientemente, graças à nossa visão periférica.

Por outro lado, o contato visual tem sido de vital importância para nós. Dá-nos informações sobre intenções, gostos e emoções. Assim, por ser o sinal social não verbal mais poderoso que temos, nosso cérebro está preparado e predisposto a encontrar cruzamentos de olhares com outras pessoas.

Por que há pessoas te olham fixamente?

Pessoas que olham fixamente: um processo natural

Quando você sentir que existem pessoas que estão olhando para você e, de fato, esteja acontecendo, pense que é um processo humano natural. Temos curiosidade em observar e obter informações sobre tudo o que nos rodeia. Mesmo, como indicado acima, pode ser que o observador esteja realmente aprendendo implicitamente algo de interesse.

Mas, na verdade, só saberemos o real motivo se conseguirmos perguntar à pessoa.

Pode interessar a você...
O Universo no Olhar, o espelho da alma
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O Universo no Olhar, o espelho da alma

O Universo no Olhar une ciência e espiritualidade; parte da metáfora "os olhos são o espelho da alma" para propor um modelo de questionar nossa rea...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Scott, H., Batten, J. P., & Kuhn, G. (2019). Why are you looking at me? It’s because I’m talking, but mostly because I’m staring or not doing much. Attention, Perception, & Psychophysics81(1), 109-118.
  • Lubienetzki, U., & Schüler-Lubienetzki, H. (2022). Verbal and Non-verbal Communication. In How We Talk to Each Other-The Messages We Send With Our Words and Body Language (pp. 5-35). Springer, Berlin, Heidelberg.

Os conteúdos de A Mente É Maravilhosa servem apenas para fins informativos e educacionais. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.