Por que algumas pessoas não conseguem pedir ajuda?

junho 30, 2020
Uma das maiores vantagens que temos como seres sociais é a de podermos ajudar uns aos outros. No entanto, existem pessoas que não conseguem pedir ajuda. Há várias razões pelas quais isso pode acontecer. Neste artigo, mostraremos quais são e o que fazer nessa situação.

Todos nós, em algum momento, passamos por situações difíceis ou por circunstâncias em que precisamos de alguém que nos dê a mão. No entanto, mesmo neste contexto, há pessoas que não conseguem pedir ajuda. Essa dificuldade, que pode ser motivada por diferentes razões, bloqueia o nosso caminho e nos impede de avançar.

Muitas pessoas acham difícil pedir ajuda; para elas este é um sinal de fraqueza, elas não têm as habilidades sociais necessárias e não sabem a quem recorrer…

Assim, acabam enfrentando todas as dificuldades de forma autônoma, às vezes até preferindo falhar do que pedir ajuda. Entre as razões pelas quais as pessoas não conseguem pedir ajuda, estão:

Mulher nervosa sem saber o que fazer

Crenças erradas

Muitas pessoas acreditam que os outros têm coisas melhores para fazer do que perder tempo ajudando os demais. Essa é uma crença muito comum que nos afasta dos outros e nos impede de buscar o seu apoio.

Falta de assertividade

Entre os direitos assertivos, está o direito de pedir ajuda estando cientes de que os outros podem responder afirmativamente ou não.

Ser assertivo nada mais é do que defender as suas próprias necessidades, comunicar o que acredita, pensa ou precisa de uma maneira clara e aberta.

Baixa autoestima

O fato de alguém não conseguir pedir ajuda está relacionado à baixa autoestima, pois a pessoa não valoriza e omite as suas próprias necessidades em prol dos demais.

A baixa autoestima se esconde por trás de altos níveis de autoexigência e perfeccionismo. Portanto, pedir a ajuda de outras pessoas será interpretado como uma confirmação da sua inferioridade ou fraqueza.

Isenção de responsabilidade

Outra razão possível é pensarmos que, se estivermos mal, os outros devem nos oferecer a sua ajuda se assim desejarem. É comum ver que as pessoas que não conseguem pedir ajuda atribuem a responsabilidade aos outros, considerando-os culpados por não as ajudarem.

Orgulho

Intimamente relacionado ao ponto anterior, o orgulho é uma das principais causas por trás da dificuldade de pedir ajuda. É muito gratificante fazer algo por si mesmo, se superar, mas essa é uma faca de dois gumes.

Por um lado, devido ao orgulho, as pessoas podem culpar os outros pela falta de ajuda, além de fracassarem na tarefa. Por outro, ao superarem um obstáculo ou uma tarefa, estarão mais focados em mostrar as suas habilidades aos outros do que na satisfação pessoal por terem feito algo.

Experiências negativas

Talvez a pessoa tenha solicitado ajuda sem sucesso em uma ou mais ocasiões anteriores. Isso, especialmente se estiver relacionado aos motivos anteriores, fará com que ela generalize essa experiência e não peça mais ajuda.

Medo de rejeição

Um outro motivo para não pedir ajuda é ter medo de ser rejeitado, de que os outros não queiram ou não possam nos ajudar.

Isso acaba negando o direito dos outros de dizer não. Muitas vezes, a pessoa se mostra pouco compreensiva e fica insegura diante da possível recusa.

Por que algumas pessoas não conseguem pedir ajuda?

O que fazer se você é uma das pessoas não conseguem pedir ajuda?

Caso você tenha dificuldades, uma fórmula para pedir ajuda que pode ser útil é a seguinte:

  • Declare o problema que você tem e que necessidade ele gera.
  • Expresse-se com confiança: assim como é verdade que você não tem o direito de exigir ajuda, também tem o direito de pedi-la.
  • Confie no outro, em suas boas intenções e acredite que ele será honesto, expressando abertamente se poderá ajudá-lo ou não.
  • Seja generoso, agradeça a ajuda ou a intenção, mesmo que essa ajuda não seja eficaz na solução do problema. Além disso, tente entender as razões do outro.

As pessoas que não conseguem pedir ajuda acabam se sentindo sozinhas; os outros tendem a se afastar, não conhecem a sua realidade e isso termina em uma enorme frustração.

Por esse motivo, é importante estar ciente de que pedir ajuda é um dos nossos direitos e, certamente, além de ser útil para nós mesmos, deixa mais felizes as pessoas ao nosso redor.