O que são os presentes emocionais e por que são úteis para as crianças?

20 Setembro, 2020
Os presentes emocionais são uma fórmula muito útil, que não exige muita adaptação, para recompensar e fazer com que os pequenos se sintam amados e valorizados. Estamos falando de gestos simples, mas com um enorme poder de reforço.

Vamos contar uma pequena história para ilustrar a importância dos presentes emocionais. Imagine que uma mãe ou pai chega em casa após um dia de trabalho e aparece com um mimo para a criança. Pode ser um carrinho de brinquedo, uma boneca, um desenho… Qualquer coisa desse tipo. Diante da alegria expressa pelo filho, esse pai ou essa mãe decide no dia seguinte fazer o mesmo: aparece em casa com uma boneca ou um jogo de construção.

Ao perceber que a criança fica muito feliz cada vez que recebe um presente, o pai ou a mãe opta por repetir esse gesto com frequência, aparecendo quase diariamente com algum mimo. O que pode acontecer a médio e longo prazo?

A criança pode se acostumar com isso e deixar de valorizar os presentes. Ou seja, o que antes era uma surpresa pode se tornar um costume. Quando esse comportamento estiver estabelecido, pode ser que a criança fique brava no dia em que o pai ou a mãe aparece sem esse mimo. Você acha que isso faz sentido? Seu bolso aguenta um ritmo de gastos como esse? Vai caber tanta coisa acumulada na sua casa?

Menina ganhando presente

A negatividade do presente constante

O pedagogo Andrés París, referindo-se a essa questão, confirma como pode ser bonito apreciar o sorriso, a surpresa, a gratidão e a expectativa no rosto da criança ao receber um presente que, por outro lado, não precisa ser muito caro. Contudo, atualmente vivemos uma realidade na qual prevalecem os detalhes materiais, em muitos casos para compensar a ausência de agrados em outros planos. O que está acontecendo? Na opinião de París, a criança acaba perdendo a expectativa.

Então, há alguma outra opção para variar essa situação? Na verdade, París recomenda o presente emocional. Por quê? Porque a criança já recebe presentes de forma constante em aniversários, comunhões, Dia das Crianças, Natal e batizados, ou quando perde um dente, quando realiza uma proeza, quando vai viajar com a família ou com os colegas de escola…

Existem inúmeras ocasiões para receber presentes. É por isso que elas param de valorizá-los. As crianças se acostumam a receber coisas constantemente, e isso passa a ser a norma.

Assim, o verdadeiro valor de um brinquedo é perdido e entramos em uma espiral competitiva e absurda para ver qual é o presente mais impressionante, mais caro, maior ou mais tecnológico.

“Os melhores presentes não são comprados, os melhores presentes são aqueles que são feitos.”
-Gianni Rodari-

Pai e filho de bicicleta na praia

Os presentes emocionais

Mas o que são os presentes emocionais? Com base na teoria de Andrés París, seriam aqueles detalhes que não são físicos, mas que têm a capacidade de permanecer na memória e na consciência de quem os dá e de quem os recebe, provocando ​​agradáveis sentimentos de carinho, ternura, amor, etc.

Nesse sentido, se você deseja dar mais presentes emocionais aos seus filhos, o pedagogo recomenda optar pelos seguintes:

  • Tempo de qualidade: pode ser, por incrível que pareça, um dos presentes mais difíceis de dar às crianças. Atualmente vivemos a toda velocidade, quase sempre estressados, buscando otimizar nossa produtividade. Mas e quanto ao tempo que deveria ser dedicado à família? Além disso, e aquele tempo que você deveria dedicar a si mesmo? Então, se você realmente deseja presentear seus filhos com um lindo presente, o tempo que vocês passam juntos curtindo, aprendendo um com o outro e se conhecendo será um presente inesquecível para todos.
  • Um sorriso: às vezes basta olhar para a criança e sorrir. Segundo Paris, esse é um presente fantástico e contagiante, já que as crianças também adoram rir.
  • Um abraço: é outro dos presentes emocionais mais bonitos e sinceros. O contato pele a pele ou, como o próprio Andrés París diz de maneira poética, uma união de corações que permite mostrar aos pequenos que você sempre estará presente para protegê-los, amá-los e fazer com que se sintam seguros.
  • Recados escritos: é um hábito que está se perdendo de certa forma. Um pequeno bilhete escrito em um lugar onde a criança possa encontrar facilmente é um detalhe maravilhoso, uma surpresa e um presente que certamente vai deixá-lo cheio de alegria.
  • Aplausos: as crianças precisam saber que são valorizadas. Às vezes, o aplauso pelo triunfo de uma criança é um maravilhoso presente emocional.

Se você realmente deseja apreciar o sorriso sincero de uma criança, lembre-se: os presentes emocionais podem ser uma opção maravilhosa para que nossos pequenos sejam felizes durante um bom tempo.

E se passássemos a rir mais e gastar menos com coisas que não vamos precisar ou que não vão nos fazer sentir tão bem quanto um abraço ou um carinho? O que você acha disso?

París, A., De Miguel, D. (2019). Entrenando a madres y padres: 44 propuestas prácticas que te ayudarán a mejorar la educación de tus hijos. Independently Published: Madrid.