10 fantásticos provérbios japoneses

· janeiro 17, 2018

Os provérbios japoneses são muito populares no mundo todo. Eles vêm sendo utilizados no país do sol nascente desde os tempos imemoriais para orientar a vida cotidiana. Muitos deles conseguiram atravessar fronteiras. Hoje, eles são lembrados em todo o mundo, embora muitos não conheçam suas origens.

A maioria dos provérbios japoneses tem sua origem nas zonas rurais. Por isso, muitos deles fazem referência às belezas naturais. Eles refletem o que é aprendido com o sol, com a água, com o rio e até com as pedras. Todos têm um inocultável toque poético. Na verdade, também foram retomados pela filosofia e pela religião.

Os provérbios japoneses são muito enigmáticos. As culturas do Oriente são muito discretas. Por isso, a maioria de seus provérbios utilizam poucas palavras e deixam muito para a imaginação. Eles transmitem uma visão de mundo serena e paciente. A seguir, compartilhamos 10 dessas fantásticas cápsulas de sabedoria.

“Até a mais longa jornada começa com um único passo.”
– Provérbio japonês

Provérbios japoneses sobre a ação

Vários provérbios japoneses falam sobre a ação. Para os orientais, a atividade não é impulsividade ou compulsão. O pensamento e a ação andam de mãos dadas, um complementando o outro. Assim, eles dizem: “Se você pensa sobre algo, decida. Se você decidiu, não pense nisso”.

provérbios japoneses

O conceito de rapidez dos japoneses está perfeitamente refletido nesse provérbio: “Rápido significa: lento, porém sem pausa”. Percebe-se claramente como para essa cultura a velocidade tem mais a ver com a eficiência do que com ações aceleradas.

Muitas pessoas equivocadamente pensam que as culturas orientais são passivas. Muito pelo contrário. O que acontece é que eles veem a ação a partir de outra perspectiva. Não é por acaso que muitos provérbios japoneses clamem por ação ao mesmo tempo em que estabelecem um limite para ela, como nessa bela frase: “Faça tudo o que puder, deixe o resto para o destino”.

A bondade com os outros

Os japoneses têm um profundo senso do coletivo. O outro é um lugar quase sagrado. Muitos de seus costumes orientam à preservação do respeito e à consideração pelos outros. É por isso que valorizam profundamente as expressões gentis: “Uma palavra bondosa pode aquecer três meses de inverno”.

O respeito pelos outros também é consagrado em muitos provérbios japoneses. Esse é um deles: “Verifique sete vezes antes de questionar uma pessoa”. Esse é um apelo para evitar pequenos julgamentos sobre os outros.

A atitude serena dos orientais muitas vezes se confunde com a falta de paixão. Não é assim. Na verdade, eles são muito apaixonados e alegres. O seguinte provérbio, por exemplo, dá grande valor à alegria:A felicidade vem à casa onde se ri”. É fato: o riso chama a harmonia, e essa, a felicidade.

Sobre os caminhos de crescimento pessoal

O senso comunitário e cooperativo dos japoneses é perfeitamente consagrado por esse provérbio: “O sol não sabe dos bons, o sol não sabe dos maus. O sol ilumina e aquece a todos igualmente. Quem encontra a si mesmo é como o sol”. Entende-se que uma identidade sólida se reflete na plena aceitação dos outros e do mundo.

provérbios japoneses

Outro provérbio japonês diz: “Se você pergunta, sentirá vergonha por um minuto. Se não pergunta, sentirá vergonha por toda a vida”. Há uma grande sabedoria representada aqui: é uma sociedade muito reservada; porém, em frases como essa, estabelece-se um limite para essa discrição.

A lentidão e a espera

O Japão carrega um passado milenar. Eles aprenderam a compreender e avaliar a passagem do tempo. Sabem que o mais importante e genuíno da vida leva tempo. Isso é expresso pelo fantástico provérbio: “Os rios profundos fluem lentamente”. Isso significa que tudo que tem profundidade manifesta-se pouco a pouco.

Os japoneses sabem que a paciência é uma virtude determinante. Em sua própria carne, experimentaram que o triunfo e o fracasso dependem em grande medida dela. Dizem isso da seguinte forma: “A vitória pertence a aquele que espera meia hora a mais do que seu oponente”. Assim, para eles, o triunfo sempre pertence ao mais paciente.

Essa é apenas uma amostra muito pequena de alguns dos provérbios japoneses mais populares. Existem centenas deles esperando para serem redescobertos. Temos muito o que aprender com essa cultura, que soube ser notável em muitas épocas históricas, e também soube como se levantar de suas cinzas quando a realidade assim exigiu.