Psicopatas narcisistas: 11 traços para identificá-los

O psicopata narcisista é uma figura que nasce dos dois transtornos de personalidade que lhe dão o nome. Contaremos o que você precisa saber para identificá-los.
Psicopatas narcisistas: 11 traços para identificá-los

Última atualização: 06 junho, 2022

Pessoas egoístas, manipuladoras, sem remorsos e com um ego excessivo. Ou seja, uma pessoa tóxica daquelas que às vezes aparecem na vida. Na linguagem popular, esses indivíduos são chamados de psicopatas narcisistas e é muito provável que você já tenha se deparado com um.

Embora esse perfil não esteja listado como um transtorno no DSM-5, ele compartilha características com dois deles: transtorno de personalidade narcisista e transtorno de personalidade antissocial. Essas características resultam em um perfil que vale a pena manter longe.

Neste espaço, você pode encontrar informações úteis para reconhecer um psicopata narcisista. Nem sempre é fácil, porque são artistas da mentira e do encanto, pelo menos até conseguirem o que querem. A seguir, mais detalhes.

Narcisistas e psicopatas, o que os caracteriza?

Para saber como são os psicopatas narcisistas, a primeira coisa é conhecer os dois transtornos dos quais deriva sua nomenclatura. Vejamos um breve resumo de ambos:

  • Transtorno de personalidade narcisista: Esses pacientes são caracterizados por fortes traços de personalidade, como um senso desordenado de autoimportância, grande insegurança e falta de empatia. São pessoas que tendem a ter relacionamentos conflitantes e uma necessidade profunda e excessiva de atenção e admiração.
  • Personalidade Psicopática: O traço mais distintivo dos psicopatas é a falta de empatia. São pessoas que não sentem remorso, são manipuladoras e não estabelecem vínculos afetivos reais.

Destes dois transtornos nasce o que se conhece como psicopata narcisista, uma personalidade ainda não classificada como patológica, mas muito disfuncional. Na próxima seção você tem as características mais distintivas que caracterizam essas pessoas.

Homem falando ao telefone
Os psicopatas narcisistas costumam usar mentiras e enganos para manipular os outros e obter o que querem deles.

11 traços de psicopatas narcisistas

Esse perfil costuma apresentar uma série de comportamentos típicos do transtorno narcisista e também antissocial. Portanto, vários dos traços que você tem abaixo podem ser esperados.

1. Eles não atendem às normas sociais

Seja de forma provocativa ou secretamente, os psicopatas narcisistas tendem a pular as regras a seu favor. Esse descumprimento, de fato, se repete e uma rede de resgate é tecida em torno dele o que geralmente envolve culpar alguém, praticar gaslighting ou mentir.

2. Eles mentem e enganam

Mentir é uma parte do cotidiano de suas vidas. Com baixos níveis de empatia e remorso, geralmente não têm escrúpulos em enganar os outros para alcançar seus objetivos. Muitas vezes, essas mentiras são tão elaboradas e finas que é muito difícil desvendá-las.

3. Senso desproporcional de seu próprio valor

A necessidade de se sentir admirado geralmente nasce de um senso de valor superdimensionado, em que o sujeito se sente superior aos demais e tenta configurar seu ambiente para que a realidade e seu ego coincidam. Daí a máscara social, a falsa autoconfiança e não assumir seus erros e responsabilidades.

4. Falta de empatia

Essa falta é comum ao psicopata e ao narcisista. Sua afetividade é fria, distante e, embora o sujeito se esforce para parecer simpático e encantador, em algum momento se revela sua incapacidade de se colocar no lugar do outro.

5. Crueldade e violação de limites

O abuso, geralmente emocional, que psicopatas narcisistas exercem sobre as pessoas ao seu redor costuma responder a dois razões principais: o utilitarismo e a preservação da autoestima excessiva e frágil que possuem. Se eles podem obter algo dos outros fazendo-os se sentir mal, eles não terão nenhum problema em fazê-lo.

6. Eles não toleram críticas

Não é que eles não consigam a aceitar ou a evitem, simplesmente eles não podem tolerá-la de forma alguma. Qualquer comentário, mesmo que tente ser construtivo, que seja prejudicial à sua imagem será recebido com mentira, manipulação ou violência.

7. Eles atacam a autoestima dos outros

Já foi dito que eles podem facilmente se tornar cruéis. No entanto, esta nem sempre é a primeira escolha ao lidar com os outros. Para eles, a melhor maneira de usar alguém é destruir sua autoestima, porque assim é muito mais fácil fazê-los pensar e ceder às exigências do psicopata narcisista, por vontade própria.

8. Eles são promíscuos em seus relacionamentos

Vendo os outros como meios para atingir seus fins e satisfazer seus desejos, é comum que eles se relacionam com várias pessoas em um mesmo período de tempo. Isso não é necessariamente condenável, exceto pelo utilitarismo que caracteriza essas relações.

9. Falsas crenças

Para manter uma imagem tão exageradamente alta e, ao mesmo tempo, tão frágil, o psicopata narcisista alimenta pensamentos distorcidos de si e dos outros. Eles tendem a desvalorizar os outros e exaltar a própria figura.

menino egocêntrico
Os psicopatas narcisistas acham que são melhores que outras pessoas, por isso desprezam os outros.

10. Necessidade de atenção

Eles geralmente são o centro das conversas e se esforçam para criar grupos sociais que girem em torno de sua figura. Quando alguém ameaça esse protagonismo, ele consegue criar uma verdadeira campanha contra essa pessoa.

11. Alguns são impulsivos

Embora dependa do perfil específico da pessoa, observou-se que alguns psicopatas narcisistas são impulsivos ao tomar decisões. São indivíduos que sentem tanto desconforto quando algo ameaça sua autoestima ou sua rede de “ferramentas” humanas que reagem de forma exagerada e impulsiva.

Lembre-se que o termo “psicopata narcisista” está presente apenas na cultura popular. Se você suspeitar que alguém em seu ambiente atende a esse perfil, é melhor ficar longe dele. Você também pode precisar de ajuda profissional para lidar com o estrago emocional que essas pessoas causam, então não hesite em procurar ajuda.

Pode interessar a você...
Narcisismo conversacional: o que é?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Narcisismo conversacional: o que é?

O narcisismo conversacional afeta a quase 4% da população. São pessoas que falam compulsivamente, sem ouvir o outro.