Quando um ex-parceiro refaz a sua vida - A Mente é Maravilhosa

Quando um ex-parceiro refaz a sua vida

outubro 25, 2016 em Emoções 12 Compartilhados
Quando um ex-parceiro refaz a sua vida

Para algumas pessoas é muito difícil aceitar que um ex-parceiro iniciou um novo relacionamento. Isto pode ser devido a vários fatores, tais como continuar apaixonado, não vivenciar de forma apropriada a fase do luto ou não querer que o outro refaça a sua vida antes dele.

Saber por diferentes meios que o nosso ex-parceiro já “refez” a sua vida não é sempre uma boa notícia, mesmo quando tudo aconteceu há muito tempo. Por que é tão difícil nos alegrarmos pela felicidade dessa pessoa? O que acontece dentro de nós que não nos permite deixar para trás o que aconteceu? Será que é um sinal de alerta que nos diz que, no fundo, não queríamos terminar o relacionamento ou ainda continuamos apaixonados?

Passar pela fase do luto é essencial

Podemos levar semanas, meses ou mesmo anos, mas o fato é que todos nós precisamos passar por esse estágio chamado “luto (tem o mesmo nome do sofrimento que passamos com a morte de alguém muito próximo, porque significa que devemos aceitar que a pessoa não estará mais do nosso lado). Não importa quem decidiu que o relacionamento acabou, mesmo para aqueles que tomaram a decisão de se separar esta é uma etapa que precisa ser vivida.

coração-partido-ex-parceiro

Este período é fundamental para que você se adapte à nova realidade, compreenda que a vida mudou e que tudo o que aconteceu tem uma razão e uma explicação. Isto é, aceitar que nenhuma dor é para sempre e que podemos seguir em frente, mesmo que essa pessoa não faça mais parte do nosso presente e do nosso futuro. Ele simplesmente ficou no “meio do caminho” e agora é uma parte do seu passado.

Para superar o luto recomendamos que você volte a fazer o que gosta, foque os seus sentimentos e, claro, aprenda com os erros. Ninguém pode garantir que, mesmo quando pensamos que estamos “curados”, não tenhamos recaídas ou momentos de tristeza associados com a perda, mas o fato é que com o passar do tempo as feridas cicatrizam.

Se já passei pelo luto, por que meus sentimentos são “encontrados”?

Ninguém disse que seria fácil passar por essa fase… muitas vezes acreditamos que já esquecemos o nosso ex até que algo (uma palavra, uma lembrança, uma fotografia, um encontro), reacende as recordações. Cavar tão profundamente em nossas emoções e trazer à tona as emoções mais escondidas pode fazer qualquer um fraquejar.

Quando sabemos que o nosso ex-parceiro começou um novo relacionamento, aparecem sentimentos conflitantes e não entendemos o porquê. “Se eu já superei, por que isto me incomoda?” “Ele me esqueceu tão rápido?”, “Como refez a sua vida antes de mim?” “Agora já não tenho esperança de recuperá-lo “. Estas são apenas algumas das perguntas mais comuns diante desta situação.

Acreditamos que quando temos um novo parceiro todo o resto fica no passado, e não é assim que acontece. Não são poucos os que tentam esquecer a/o ex com outra relação, muitos acreditam que não podem viver sozinhos ou que precisam de alguém para serem felizes.

chorar-por-ex-parceiro

Algumas pessoas encontram a sua “alma gêmea” depois de um rompimento, porque durante o luto se esforçaram para aprender com seus erros e entenderam o que estavam procurando em um relacionamento.

O fato do seu ex estar casado não significa que que a nova parceira é melhor do que você, que ele o esqueceu rápido demais, que você foi apenas uma diversão ou que ele nunca a amou. Foi apenas a maneira que ele encontrou para reconstruir a sua vida e voltar a confiar no amor.

Quando o seu ex-parceiro refaz a sua vida, esta é sempre uma boa notícia

Por mais difícil que seja aceitar que o seu ex já tem outra pessoa, isto é sempre uma boa notícia. Talvez você não acredite nisso e continue criticando tudo que ele fez de errado, não entenda como ele conseguiu “substituí-la” tão rápido ou mesmo que essa notícia tenha lhe mostrado que ainda não o esqueceu completamente.

Se você ainda não encontrou uma pessoa que se encaixe com você, não se deixe abater, você não é pior do que ninguém. Não se compare com o que acontece com seu ex. Aproveite este tempo sozinho para se conhecer melhor, para curar as feridas do passado, para entender o que acontece dentro de você e se concentrar no futuro.

Se, no entanto, você já está casado e mesmo assim fica chateado por saber que o seu ex está em um novo relacionamento, não pode ser porque você ainda está apaixonado/a por essa pessoa, mas é um sentimento conhecido como “ferida narcisista”.

O que isso significa? Um “golpe baixo” no nosso próprio amor nos obriga a aceitar que existe um outro/a ocupando um lugar que era nosso. Ciúmes? Inveja? Um pouco de ambos! Tente pensar friamente e não anteponha os seus sentimentos aos seus pensamentos. Todos têm o direito de ser feliz e de compartilhar os seus momentos com alguém especial!

Recomendados para você