Quando um narcisista diz que você é egoísta

Algum narcisista já lhe disse que você é o falso, egoísta e manipulador? De fato, esse tipo de personalidade usa a projeção e sempre despejará sobre você realidades que são suas e que ele não reconhece. O que fazer nestes casos?
Quando um narcisista diz que você é egoísta
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 07 novembro, 2022

Se existe um tipo de personalidade especializado em destruir você de dentro para fora, é o narcisista. Todos nós conhecemos alguém definido por essas artes malignas, por essa habilidade incomum de causar dano em qualquer nível. Quem foi criado por pais narcisistas sabe disso, e quem já teve a infelicidade de se apaixonar por alguém com esse perfil entende.

Porque não podemos esquecer que além da grandiosidade, sua necessidade de atenção e capacidade de manipulação, é sua eficiência solvente para invalidar quem lhe está próximo. Eles aniquilam as forças e até mesmo o sentido da própria identidade. Por isso, todos os sobreviventes desse tipo de vínculo têm a obrigação de reparar cada fragmento solto de sua autoestima.

É decisivo, portanto, que os vejamos chegando, que saibamos identificar esse padrão de personalidade o quanto antes. Porque embora seja verdade que muitas vezes vêm até nós deslumbrando-nos com a sua bondade e carisma indiscutível, há pormenores e nuances que nos devem alertar. Na verdade, uma característica que sempre os define é a falta de autoconsciência.

Um narcisista nunca se sentirá responsável pelo dano que causa. Além disso, na opinião deles, quem age de má fé não são eles, somos nós. Por que isso acontece? O que há em seus mecanismos mentais para fazê-los ter uma visão tão distorcida?

Para um narcisista não há problema em sua forma de ser e agir. Seus valores e necessidades estão em sintonia com suas ações.

Homem com dissociação
Mesmo se enfrentarmos um narcisista, ele nunca estará ciente do dano que nos causa devido à sua falta de autoconsciência.

Projeção, sintonização do ego e falta de autoconsciência, a tríade do narcisista

Nos últimos anos, estamos vendo como o termo “narcisista” aparece quase constantemente em muitas conversas e mídias intermináveis. Talvez estejamos usando demais esse rótulo. Podem até ser comportamentos patologizantes que, na realidade, giram em torno do mero egoísmo, mas não em um quadro clínico.

Dizemos isso porque o transtorno de personalidade narcisista não é tão comum quanto pensamos. É uma entidade psiquiátrica complexa que geralmente é comórbida com ansiedade ou depressão. Além disso, deve-se notar que esse transtorno de personalidade do Grupo B é muito difícil de tratar na terapia.

Uma investigação da Florida State University destaca um fato a esse respeito. A pessoa diagnosticada com essa condição apresenta alta resistência à mudança psicoterapêutica. Ele não adere às recomendações e cria uma dinâmica muito negativa com os psicólogos.

A razão pela qual eles agem dessa maneira se deve a vários fatores, mas há um que atua como um elo geral: um narcisista não tem autoconsciência e não vê problema em seu comportamento. Vamos agora ver essas variáveis que eles usam para evitar toda responsabilidade em suas ações.

A projeção: quando a pessoa má é você

Este perfil de personalidade irá culpá-lo por suas emoções negativas. Isso significa que, para um narcisista, o egoísta é você. É você quem fere, quem mente, viola e tem um problema com o mundo. Poucos perfis são tão astutos no mecanismo de proteção psicológica e nessa competição com a qual lançam sobre os outros defeitos que são seus.

Se nos perguntarmos agora por que eles usam esse recurso, a resposta é simples. A projeção é um mecanismo que lhes permite evitar a autoconsciência. Se em algum momento assumissem suas más artes e aqueles comportamentos que sempre os distanciam dos outros, eles se sentiriam vulneráveis. E a última coisa que um narcisista quer é experimentar vulnerabilidade.

Egosintonía: Eu sou congruente, o defeituoso é você

Há outra razão pela qual esses indivíduos não assumem ou percebem o efeito de seus comportamentos. A sintonia do ego define a afinidade que um narcisista mostra com sua própria personalidade, sua atitude, seus valores e seus desejos. O que ele pensa e sente está sempre em congruência com o que ele faz. Por que corrigir ou mudar algo de seu próprio ser se eles acreditam que agem como deveriam?

Esse, como podemos imaginar, é um dos maiores problemas de quem apresenta um transtorno de personalidade narcisista. Seu caráter faz com que se sintam bem e, portanto, o que mais precisam é que os outros reforcem e validem esses atributos. Caso não o façamos, obviamente, o problema está em nós.

A falta de autoconsciência: não preciso saber como sou, porque sou perfeita

Para um narcisista, a pessoa egoísta é você porque nunca fará uma viagem para dentro de si para tomar consciência de suas ações. Como Daniel Goleman nos explicou, a autoconsciência é a capacidade de compreender as próprias emoções, forças, fraquezas, necessidades e a capacidade de regular os impulsos.

Todos nós precisamos nos capacitar nessa área para entender quem somos e agir com sucesso, respeito e inteligência emocional. No entanto, aqueles que orbitam transtornos de personalidade, como narcisismo ou comportamento antissocial, carecem dessa competência.

Um narcisista nunca verá suas falhas porque é incapaz de praticar a autoconsciência. Portanto, para salvaguardar sua auto-estima e auto-imagem, ele culpará os outros por seus erros, falhas e fracassos. Em seu universo interior, quem tem um problema real é você.

Casal discutindo na rua
Vamos evitar discutir com um narcisista, eles sempre terão a vantagem e nos deixarão mentalmente exaustos.

O que fazer quando um narcisista lhe diz que você é a pessoa egoísta?

Isso terá acontecido com você mais de uma vez. No caso de compartilhar espaços, relacionamentos e vida com essas figuras, você terá experimentado aquela situação em que um narcisista lhe diz que você é a pessoa egoísta. Para saber como lidar com essa realidade, você vai se interessar em saber o que revela um estudo da Washington University em St. Louis:

  • Um narcisista entende que os outros podem vê-los menos positivamente do que gostariam. Mas suas autopercepções são tão distorcidas que eles não se importam.
  • Eles sabem que, com o tempo, a imagem que dão aos outros se deteriora.
  • Um narcisista não se vê como “narcisista”, ele se percebe como alguém arrogante. No entanto, essa visão os agrada porque os faz pensar que assim obtêm maior poder.

Sabendo disso… O que podemos fazer?

Não vale a pena discutir, mas explique as consequências de seu comportamento

Quem não tem autoconsciência e pensa que seu jeito de ser é válido e positivo não aceitará nenhuma crítica. Discutir com um narcisista é uma perda de tempo. Dizer a eles como estão é perder a paciência. No entanto, há um aspecto que eles entenderão e é que, com seu caráter, estão condenados à solidão e ao ostracismo.

Um narcisista precisa de um público e pessoas para manipular para reforçar seu ego. Pouco a pouco, eles deixarão de ter pessoas em quem confiar e isso é algo que eles podem entender. Vamos colocar essa realidade na mesa, vamos ser honestos sobre o que vai acontecer com eles.

Deixar para trás quem feriu não é egoísmo, é um ato de sobrevivência

A vida com a pessoa com transtorno de personalidade narcisista é muito complicada. No caso de ser um parente próximo ou nosso parceiro, é aconselhável recomendar ajuda psicológica. Vamos tentar esgotar todas as tentativas antes que possam fazer uma mudança. No entanto, como já apontamos, nem sempre esse perfil pratica o autoconhecimento ou vê a necessidade de fazer terapia.

Agora, quando a convivência se torna insustentável e o sofrimento atinge níveis inaceitáveis, devemos tomar uma decisão. Lembremos, ninguém é egoísta por priorizar seu bem-estar e segurança pessoal. E, às vezes, distanciar-se de quem nos faz mal é um exercício básico de sobrevivência. Não vamos duvidar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Carlson EN, Vazire S, Oltmanns TF. You probably think this paper’s about you: narcissists’ perceptions of their personality and reputation. J Pers Soc Psychol. 2011 Jul;101(1):185-201. doi: 10.1037/a0023781. Erratum in: J Pers Soc Psychol. 2012 Aug;103(2):379. PMID: 21604895; PMCID: PMC3119754.
  • Morf, Carolyn & Torchetti, Loredana & Schürch, Eva. (2012). Narcissism From the Perspective of the Dynamic Self-Regulatory Processing Model. 10.1002/9781118093108.ch6.
  • Kacel, Elizabeth & Ennis, Nicole & Pereira, Deidre. (2017). Narcissistic Personality Disorder in Clinical Health Psychology Practice: Case Studies of Comorbid Psychological Distress and Life-Limiting Illness. Behavioral Medicine. 43. 156-164. 10.1080/08964289.2017.1301875.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.