De quanto tempo preciso para criar um hábito? - A Mente é Maravilhosa

De quanto tempo preciso para criar um hábito?

julho 26, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
De quanto tempo preciso para criar um hábito?

Como podemos incorporar um hábito ao nosso repertório de condutas? Quanto tempo será necessário para desenvolvê-lo de forma natural? Todas as ações podem ser adquiridas como hábitos e com o mesmo tempo de treinamento? Neste artigo iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que você precisa para criar um hábito.

Todos nós desejamos incorporar rotinas em nosso dia a dia que nos permitam levar uma vida mais saudável, como, por exemplo, parar de fumar, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios de forma regular, etc. Mas o que acontece em nosso processo de tentar fazer isso? Em muitos casos, perdemos a motivação depois de poucos dias e deixamos de tentar.

Criar um hábito implica um esforço. Implica fazer com que nosso corpo ou nosso ritmo de vida se adapte a novas rotinas que antes eram desconhecidas. Portanto, as chaves para criar um hábito serão a consistência e a perseverança. São elas que terão que enfrentar a tentação de desistir.

Quando conseguimos que o comportamento seja incorporado em nosso repertório habitual, é mais fácil realizá-lo e executá-lo de forma mais natural. O primeiro passo, então, será definir bem o que eu quero alcançar; se for algo que eu quero e pelo qual me sinto motivado, será muito mais fácil começar.

“A diferença entre o possível e o impossível está na determinação”.
-Tommy Lasorda-

Mulher cansada do trabalho

Quanto tempo é preciso para criar um hábito?

Em 1960, o cirurgião plástico Maxwell Maltz definiu a duração de 21 dias para criar um hábito. Posteriormente foi observado que os neurônios não são capazes de assimilar de forma completa um novo comportamento neste tempo, e corremos o risco de abandonar o comportamento de forma prematura com apenas 21 dias de treinamento.

“A plasticidade cerebral demonstrou que o cérebro é uma esponja, moldável, e que nós continuamente reconfiguramos o nosso mapa cerebral”.
-Patricia Ramírez-

Estudos posteriores realizados pela University College de Londres descobriram que, em média, na verdade são necessários 66 dias para incorporar um novo comportamento em nossa rotina e mantê-lo presente. Eles também descobriram que passar um dia sem realizar o comportamento não é prejudicial para o objetivo a longo prazo.

Criar um hábito requer a prática rotineira no início (constante e frequente) para fazer com que alguns processos do hábito sejam automatizados e para que precisemos de menos esforço para realizá-lo. O tempo de prática vai variar de acordo com a conduta que queiramos adquirir e o quanto ela é familiar para nós. Algo totalmente novo e muito diferente da nossa rotina habitual pode exigir mais tempo de prática do que, por outro lado, adquirir um hábito que seja próximo da nossa realidade e simples para nós.

Quais são os ingredientes para manter um hábito?

A primeira coisa que devemos fazer é definir um plano de ação, e isso implica criar metas a curto, médio e longo prazo para nos impedir de desistir na primeira mudança e continuar perseverando ao ver que estamos cumprindo aquilo que propomos. O plano também deve incluir a definição da hora do dia em que faremos o estabelecido. Os planos bem definidos e organizados são muito mais fáceis de seguir.

Organização e planejamento

Por que queremos adquirir esse hábito? Desenhar o nosso futuro ou avaliar o que iremos obter de positivo com o novo comportamento nos ajuda a permanecer motivados e a não perder a expectativa que inicialmente nos fez decidir criar esse hábito. Ter esses objetivos em vista também facilita a prática diária.

Não deixe a procrastinação vencer, ou seja, não deixe para amanhã o que você pode começar hoje. Quanto mais cedo você começar, mais cedo alcançará aquilo que quer conseguir. Criar um hábito requer uma disciplina e trabalho constantes, o que podemos fazer se realmente quisermos e tivermos paixão pelo que podemos alcançar. Vá em frente com seus novos hábitos!

Recomendados para você