Quanto tempo leva para a terapia psicológica fazer efeito?
Se há uma dúvida recorrente quando alguém solicita ajuda especializada é quanto tempo leva para a terapia psicológica fazer efeito. Em média, nas três primeiras sessões o paciente já percebe mudanças. Nesta fase, sente algum alívio por se sentir compreendido e por se aliar à pessoa que o guiará no caminho.
No entanto, avanços significativos dependem das circunstâncias de cada paciente; também do psicólogo e do tipo de estratégia metodológica que ele realiza. Da mesma forma, existem condições mentais que requerem um tempo de tratamento mais longo, como transtornos de personalidade ou depressão maior.
As terapias cognitivo-comportamentais que se concentram em um problema específico são geralmente as mais curtas.
Fatores que determinam quanto tempo leva para a psicoterapia fazer efeito
Dar o primeiro passo e fazer terapia muitas vezes é um exercício de coragem, pois para chegar lá é preciso vencer muitos medos. Não é fácil para todos, porque são processos que causam dor e/ou porque também têm um custo económico.
Isso faz com que alguns pacientes queiram obter resultados o quanto antes. Nesses casos, é conveniente saber que existem muitas variáveis mediando o tão esperado avanço terapêutico.
A Universidade de Zurique destaca que melhorar a precisão com que se estima o número de sessões necessárias para um paciente seria um progresso no campo da saúde mental. No Reino Unido, por exemplo, o mínimo varia de 8 a 20 encontros.
Porém, mais uma vez, cada paciente possui particularidades e nem sempre é fácil saber quando ele está pronto para deixar a companhia terapêutica. Ampliamos as informações, com o objetivo de ter uma ideia mais concreta.
1. O que diz a American Psychological Association?
Em 2017, a American Psychological Association (APA) publicou estatísticas sobre o número de sessões necessárias para que um paciente perceba mudanças. Os dados oferecidos são os seguintes:
- São necessárias entre 15 a 20 sessões, para que 50% dos pacientes continuem autonomamente.
- Devido à sua suscetibilidade à recaída, alguns distúrbios requerem uma intervenção terapêutica mais prolongada.
- Pessoas com transtornos de personalidade requerem cuidados terapêuticos em vários estágios de suas vidas.
- Existem terapias psicológicas que, pela sua abordagem, exigem menos sessões e, em certos casos, podem ser igualmente eficazes. Um exemplo disso é a terapia breve estratégica.
2. Depende da realidade pessoal de cada paciente
Para saber quanto tempo a terapia psicológica leva para fazer efeito, é pertinente pensar no que é necessário para solicitar ajuda especializada. Em geral, o tipo de problema de cada paciente interage com outras variáveis que abreviam ou prolongam a intervenção.
A densidade e a qualidade do círculo de apoio ou a percepção do transtorno são fatores com muito peso, nesse sentido. Que outras variáveis considerar? As seguintes:
- Os transtornos de ansiedade e fobias se beneficiam de terapias mais curtas e o progresso é observado mais rapidamente.
- Realidades clínicas, como transtorno de personalidade limítrofe ou depressão maior, podem exigir mais sessões.
- O número de sessões que um paciente requer também depende de sua abertura, personalidade e comprometimento com o processo terapêutico.
- Às vezes, o paciente pode apresentar muita resistência durante a terapia. Isso faz com que demore mais para mostrar melhora.
Em geral, o psicólogo estabelece com o paciente durante a primeira sessão os objetivos a serem alcançados e as sessões mais ou menos necessárias para isso. O progresso se manifesta progressivamente.
3. O tipo de terapia fará com que você perceba o progresso mais cedo
A terapia psicológica permite o desenvolvimento de novas ferramentas, habilidades e técnicas para lidar com problemas. A estratégia muda dependendo do tipo de terapia recebida. Existem diferentes escolas e modelos terapêuticos e cada um deles poderá nos fazer sentir um progresso um pouco mais cedo.
Sobre a questão de quanto tempo a terapia psicológica leva para fazer efeito, as abordagens cognitivo-comportamentais oferecem resultados relativamente rápidos. Um estudo publicado na revista Frontiers in Psychology destaca que este é o modelo mais pesquisado e um dos apoiados para múltiplas necessidades psicológicas.
Por outro lado, também existem terapias estratégicas breves, como a de Giorgio Nardone, que podem durar entre 5 e 12 sessões. Nesses casos, da mesma forma, percebem-se avanços substanciais mais precoces nos transtornos depressivos e ansiosos. Ao se questionar sobre quais terapias tendem a ser as mais extensas, a psicodinâmica entra nessa esfera.
4. O psicólogo, elemento essencial para perceber melhorias
Ao evidenciar um sentimento de melhora no processo terapêutico, o psicólogo é fundamental. Pode haver casos em que não se consegue uma conexão empática e confortável com o profissional; isso sempre é visto durante as primeiras 3 ou 5 sessões. Existem vários fatores que influenciam essa distância entre especialista e paciente.
Portanto, caso tenha essa percepção, é aconselhável buscar outra opção. Existem psicólogos muito bem preparados com os quais se alcança o objetivo de encontrar o bem-estar o quanto antes.
5. Depende da ideia que você tem sobre o que é terapia psicológica
Quanto tempo leva para a psicoterapia fazer efeito? A percepção do que é o processo de psicoterapia fará com que você perceba os benefícios muito mais cedo. É um ponto a ser destacado, pois ainda persistem falsos mitos sobre essa dimensão e, por vezes, dificulta o alcance dos objetivos terapêuticos. Aqui listamos alguns desses fatores:
- A terapia não é um processo passivo em que basta ouvir o profissional.
- O psicólogo não tem a função de resolver problemas ou fazer o trabalho para o paciente.
- O processo nem sempre é linear: há contratempos necessários que mostrarão onde estão os conflitos mais complexos a serem resolvidos.
- A psicoterapia é um exercício de aprendizagem para integrar novas ferramentas para enfrentar as vicissitudes presentes e futuras.
A terapia psicológica não visa “consertar as pessoas”, mas capacitá-las para que elas mesmas, com as ferramentas aprendidas, resolvam seus próprios problemas. Saber disso fará com que você perceba avanços muito mais cedo no processo terapêutico.
Compromisso influencia quanto tempo a terapia psicológica leva para fazer efeito
É comum notar pequenos avanços após as três primeiras sessões. Muitas vezes, essa quantidade é suficiente para identificar o progresso, bem como para internalizar algumas estratégias que melhoram as habilidades de enfrentamento ou começam a cicatrizar feridas.
A partir daí começa aquela jornada entre paciente e psicólogo em que, ambos com seu empenho e esforço, atendem às necessidades mais profundas.
Apesar disso, continuarão surgindo momentos difíceis nos quais você não deve desistir. Lembre-se sempre que, para se curar totalmente, é preciso sofrer um pouco mais antes de fechar para sempre os buracos negros internos. Não desista, a terapia é a melhor aliada para o bem-estar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Clark D. M. (2018). Realizing the Mass Public Benefit of Evidence-Based Psychological Therapies: The IAPT Program. Annual review of clinical psychology, 14, 159–183. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5942544/
- David, D., Cristea, I., & Hofmann, S. G. (2018). Why Cognitive Behavioral Therapy Is the Current Gold Standard of Psychotherapy. Frontiers in psychiatry, 9, 4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5797481/
- Durham, R. C., Chambers, J. A., Power, K. G., Sharp, D. M., Macdonald, R. R., Major, K. A., Dow, M. G., & Gumley, A. I. (2005). Long-term outcome of cognitive behaviour therapy clinical trials in central Scotland. Health technology assessment (Winchester, England), 9(42), 1–174. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16266559/
- Flückiger, C., Wampold, B. E., Delgadillo, J., Rubel, J., Vîslă, A., & Lutz, W. (2020). Is There an Evidence-Based Number of Sessions in Outpatient Psychotherapy? – A Comparison of Naturalistic Conditions across Countries. Psychotherapy and psychosomatics, 89(5), 333–335. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7490483/
- How Long Will It Take for Treatment to Work? (2017). Asociación Estadounidense de Psicología. Connsultado el 22 de abril de 2023. https://www.apa.org/ptsd-guideline/patients-and-families/length-treatment
- Lambert, MJ. (2013). The efficacy and effectiveness of psychotherapy. In: Lambert MJ, editor. Bergin and Garfield’s Handbook of Psychotherapy and Behavior Change. 6th ed. New York: Wiley. https://scholar.google.com/scholar?q=Lambert+M+The+efficacy+and+effectiveness+of+psychotherapy+Lambert+MJ+Bergin+and+Garfield%27s+Handbook+of+Psychotherapy+and+Behavior+Change+2013+ed+6+New+York+Wiley+pp+169+218+#:~:text=%5BLIBRO%5D-,Bergin%20and%20Garfield%27s%20handbook%20of%20psychotherapy%20and%20behavior%20change,-MJ%20Lambert%20%2D%202013