5 truques mentais para superar momentos difíceis

E se você acendesse o engenho do seu cérebro para sobreviver um pouco melhor neste mundo tão complexo? Os truques mentais são recursos cognitivos originais que lhe permitirão quebrar esses padrões negativos que impedem o seu bem-estar. Descubra-os!
5 truques mentais para superar momentos difíceis
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 10 março, 2024

O neurocientista David Eagleman aponta que, se nossos cérebros fossem simples o suficiente para entender, não seríamos inteligentes o suficiente para entendê-los. Se esse órgão, de pouco mais de 1.300 gramas e cem bilhões de neurônios, é tão complexo, é por um motivo: facilitar nossa evolução e adaptação a ambientes cada vez menos simples ou simplistas.

No entanto, se há algo que lhe exigimos, é que nos permita ser um pouco mais felizes do que somos. O cérebro é um órgão que visa facilitar nossa sobrevivência. Isso pode nos levar a derivar com muita frequência para padrões um tanto inflexíveis, aqueles que nos sussurram em voz baixa que “é melhor não tentar”, “desconfie disso”, “tema aquele outro”.

Muitas vezes nos deixamos levar por processos automáticos que, embora nos protejam de perigos reais e imaginários, têm um custo. Nos sentimos cada vez mais apáticos, menos motivados e preparados para trabalhar em nossos sonhos e desejos. Precisamos reprogramar nossa mente para quebrar esses esquemas inflexíveis que vetam o bem-estar.

Nesse sentido, existem truques simples com os quais podemos inflamar a engenhosidade, a inovação e as abordagens baseadas no pensamento lateral que sempre nos são tão úteis. Você quer tomar nota deles?

“A imaginação é mais importante do que o conhecimento.”

-Albert Einstein-

truques mentais para superar momentos difíceis
A mente tem dois grandes inimigos: o estresse e os pensamentos negativos. Ferramentas de aprendizagem para gerenciá-los mediarão nosso bem-estar.

Truques mentais para impulsar sua existência

E você… Você aplica algum truque psicológico no seu dia a dia? Você tenta treinar seu cérebro para ser um pouco mais eficiente e trabalhar para você e não contra você? Os truques mentais são estratégias cognitivas com as quais criar formas novas, mais saudáveis e eficientes de pensar.

Nesses recursos não há mágica, o que há é alguma engenhosidade e o empenho em se envolver em uma série de raciocínios que, embora exijam algum esforço, podem ser mais benéficos para nós. Para entender melhor essa necessidade, vale lembrar um livro que fez bastante sucesso alguns anos atrás. Trata-se de Está tudo f*dido: um livro sobre a esperança (2019) de Mark Manson.

O autor nesta obra compara nossa mente com um carro. Pensamos que quem conduz esse veículo é a nossa abordagem mais lógica, inteligente e racional, mas não é assim. Quem está no controle é um robô de carne dominado por uma mente impulsiva e emocional. Portanto, às vezes podemos precisar de estratégias para recuperar o controle de nossas vidas e avançar em direção aos objetivos que desejamos.

1. Truque mental para superar a dor e a frustração

O cérebro tem certa tolerância à dor e à frustração. Sua reação natural ao experimentar qualquer uma dessas dimensões é parar e bloquear. Assim, uma vida, por vezes injusta, exige que implementemos estratégias ativas para nos sentirmos melhor. No entanto, às vezes ficamos presos nesse espaço desagradável.

A mesma coisa acontece com a frustração. Às vezes temos que viver nas realidades mais injustas, nas quais a raiva e a frustração parecem emoções naturais. Agora, devemos ser claros. Ficar preso em emoções de valência negativa pode nos causar grande sofrimento.

  • Estratégia: aceite o desconforto

Não é necessário se sentir confortável em experiências desconfortáveis, trata-se de tolerá-las. Um dos principais truques mentais que devemos estabelecer em nosso registro psicológico é aceitar que o desconforto também faz parte da existência.

Para isso, a seguinte frase nos ajudará: “aceito esta experiência incômoda, sei que é temporária e que, ao assumi-la, me permitirá crescer como pessoa a longo prazo”.

2. Truque mental para encontrar novas oportunidades

Você sente que está em um beco sem saída? Você precisa de uma mudança na sua vida e não sabe por onde começar? Todos nós já passamos por aqueles momentos de crise pessoal em que ansiamos por novos horizontes, novas oportunidades para redirecionar nosso projeto existencial.

  • Estratégia: mente aberta e receptiva

Um dos truques mentais mais eficazes para se conectar com outras perspectivas é fazer perguntas a nós mesmos. É uma estratégia simples que consiste em tornar a nossa mente curiosa, aberta e questionadora: «do que preciso neste momento? Com quem eu poderia falar em busca de inspiração, conselho ou orientação? Como eu gostaria de me ver daqui a um ano? Que mudança poderia fazer hoje para conseguir isso?”

3. O truque mental para alcançar a calma interior

O estresse é aquele ruído mental que nos acelera, que preenche todos os nossos espaços psicológicos, bloqueando nossa capacidade de refletir e decidir. Não é fácil alcançar aquela calma interior a partir da qual entramos em contato conosco para pensar melhor, apaziguar emoções difíceis e olhar o mundo com serenidade.

Agora, podemos aprender uma ferramenta simples que nos ajudará.

  • Estratégia de visualização: sua mente é um reservatório de energia

A Anglia Ruskin University, no Reino Unido, realizou um interessante estudo sobre visualização e imagens mentais como exercício terapêutico. São mais úteis do que podemos acreditar. Na verdade, podemos usá-los como valiosos truques mentais para reduzir o estresse e a ansiedade.

Visualize sua mente como um reservatório no qual você só pode despejar energia curativa e nutritiva. Para realizar essa ação, você deve primeiro extrair tudo o que nubla esse interior, tudo o que o suja. Uma vez removidos esses elementos tóxicos, encha-o de coisas gratificantes: leitura, passeios, conversas agradáveis… Tudo isso lhe dará harmonia interior e calma.

4. Truque mental para eliminar seus pensamentos negativos

Os pensamentos negativos são aquela ferrugem que corrói nosso bem-estar psicológico. Todos nós os temos, mas há quem ande pelo mundo com autênticas fábricas mentais de raciocínios exaustivos, irracionais e nocivos. Caso não os regule e administre, surgirá  alguma depressão ou transtorno de ansiedade.

  • Estratégia de economia mental

Para controlar a produção de pensamentos negativos, veja-os como aqueles inquilinos não alugados em sua mente. Eles são invasores, destroem tudo e não oferecem retorno.

Abordagens positivas e resilientes, por outro lado, contribuem para o seu bem-estar, geram lucros. Portanto, é hora de expulsar essas presenças nocivas que podem te levar à ruína.

Mulher pensando em truques mentais
Todos nós podemos implementar novos recursos mentais e abordagens para nos sentirmos melhor e otimizar nossa capacidade de realização.

5. O truque mental para atingir seus objetivos

Todos nós temos mais de um sonho no coração, uma meta que não sabemos como alcançar. Se esse for o seu caso, um dos truques mentais mais conhecidos será de grande ajuda. Esse é o método WOOP, criado por Gabriele Oettingen, professor de psicologia da Universidade de Hamburgo e autor do livro Repensando o Pensamento Positivo (2014).

O que ele buscava com essa proposta era oferecer às pessoas um recurso racional, objetivo e prático para atingirmos nossos objetivos de forma mais ponderada.

  • A estratégia WOOP é baseada na seguinte sigla:
    • Wish = desejo. Visualize e detalhe objetivamente o que você deseja alcançar.
    • Outcome = resultado desejado. Como você se sentirá quando conseguir o que deseja? O que isso vai fazer de bom para você?
    • Obstacle = obstáculo. Que dificuldades você acha que pode encontrar?
    • Plan = plano. Detalhe quais ferramentas e planos você colocará em prática para superar esses obstáculos detalhados.

As estratégias detalhadas são truques mentais que todos podemos aprender, integrar no nosso dia a dia e com elas obter bem-estar, motivação e ainda maior capacidade de realização. Seria apenas uma questão de nos comprometermos um pouco mais para atender a tudo o que acontece em nosso universo mental.

Vamos parar de pensar e responder no piloto automático, vamos desenvolver uma abordagem mental mais focada e reflexiva. Só assim nos adaptaremos melhor a uma realidade tão complexa como a atual.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Holmes, P., and Calmels, C., A neuroscientific review of imagery and observation use in sport. Journal of Motor Behavior, Vol. 40, No. 5, 2008, pp433–445.
  •  Pearson, D. G., Mental imagery and creative thought. Proceedings of the British Academy, Vol. 147, 2007, pp187–212.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.