Eu quero ser autêntico, quero ser eu mesmo

Eu quero ser autêntico, quero ser eu mesmo

março 24, 2016 em Psicologia 66 Compartilhados
Quero ser autêntico

Sermos nós mesmos é muito mais difícil do que parece. Somos condicionados continuamente por fatores externos e pelas pessoas ao nosso redor, que nos impedem de mostrar o nosso verdadeiro “eu”.

Desde pequenos, nos ensinam certas regras para que possamos viver em sociedade. Isso não é algo negativo, mas em algumas ocasiões nos impede de sermos nós mesmos. As regras são necessárias, mas às vezes exageramos e deixamos de ser autênticos.

Mas, por quê? Por que é tão difícil sermos nós mesmos? A resposta é simples: por medo. Ironicamente, temos medo de descobrir como realmente somos…

Dê-se permissão para se conhecer

mulher-autentica

Na verdade, nos conhecemos muito pouco. Acreditamos que o “eu” que mostramos ao mundo seja o que realmente somos, enquanto escondemos sob muitas camadas o nosso verdadeiro “eu”. É claro que é assustador descobrir como realmente somos! Mesmo sem perceber, somos como os outros desejam, e mudar nos dá medo. É normal!

Muitas pessoas vivem uma mentira em relação ao seu próprio”eu”, enquanto as pessoas autênticas são muito mais felizes. Conhecendo e entendendo o seu verdadeiro “eu” você se sentirá em harmonia consigo mesmo. Pela primeira vez se sentirá equilibrado e tudo ficará bem. Você sabe por que ainda não descobriu o seu verdadeiro “eu”?

Você tem medo de reconhecer que não é perfeito.

– Você tenta esconder seus defeitos e fraquezas.

– Não é agradável ser uma pessoa vulnerável.

É difícil assumir a responsabilidade pelos erros cometidos.

– Você quer agradar todas as pessoas.

– Ser você mesmo significa contrariar os demais.

Estas são apenas algumas das razões pelas quais evitamos nos conhecer melhor. O medo de não agradar a todos, o medo de sentir-se frágil diante dos outros, o medo de errar.

É normal sentir todos estes medos, mas você sabe o que está perdendo? Você nunca será completamente feliz, não estará confortável consigo mesmo se não mostrar a sua verdadeira identidade.

Deixe a sua máscara cair e seja autêntico

mascara-representando-a-falta-de-autenticidade

É um longo caminho, mas quando você deixar cair a máscara, vai achar muito difícil voltar atrás. Não conseguimos agradar a todos e fingir ser o que não somos causa muito sofrimento; é perda de tempo e energia.

Surgirão problemas, frustrações… tudo por que você quer agradar a todos, mas acredite: isso é impossível. Não conseguimos agradar a todo mundo e nem todo mundo nos agrada. Isso é normal, é algo que precisamos aceitar. Você tem medo de errar? Os erros nos permitem avançar, nos permitem melhorar e aprender algo novo todos os dias.

Elimine a ideia de que devemos nos envergonhar dos erros e das nossas fragilidades, pois não há nada mais longe da realidade. E o que dizer dos nossos pontos fortes? A vida é um constante aprendizado; aprendemos com os erros e com os acertos.

Seja você mesmo

O que devemos fazer é potencializar os nossos pontos fortes e assumir as nossas fraquezas. Não existe ninguém perfeito. Quem se conhece bem, sabe dos seus limites e vive mais feliz.

mulher-autentica

A perfeição não se encontra na própria perfeição, mas na imperfeição. Devemos aceitar que somos diferentes e únicos. Não se permita ser alguém que não é; seja você mesmo e o mundo será muito diferente.

Sendo você mesmo você atrairá mais amigos, alegria e felicidade. A crença de que ser autêntico afasta as pessoas é uma mentira. Pare de acreditar em falsas crenças e liberte o seu “eu” verdadeiro.

Recomendados para você