7 razões pelas quais você está sempre atrasado
Você é uma das pessoas que costuma chegar na hora errada? Você pode se ver como o coelho branco de Alice no País das Maravilhas, correndo com um relógio na mão para um compromisso muito importante. Costuma-se dizer que por trás desse comportamento está a má organização e a pouca consideração pelo tempo dos outros. No entanto, as razões pelas quais você está sempre atrasado não se limitam apenas a essas causas.
O que está por trás de quem se atrasa em seus compromissos vai desde uma má percepção do tempo, até um possível transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Cada um pode apresentar algumas particularidades que explicariam esse comportamento incômodo.
Boa parte das pessoas que frequentemente chegam atrasadas não o fazem com intenção, nem ignoram os sentimentos dos outros. É um fato que afeta suas vidas e que nem sempre sabem controlar.
Atrasos sistemáticos: por que você está sempre atrasado?
Alguns se atrasam porque são muito otimistas na hora de estimar o tempo que uma atividade vai levar, mesmo que seja diária, como tomar banho. Eles dizem a si mesmos que “tenho muito tempo”. No entanto, antes de saírem de casa, aconteceram coisas imprevistas para eles e “previstas” para o resto do mundo.
É evidente que quem se atrasa tem uma gestão de tempo péssima. Além disso, a maioria não está conscientemente atrasada para alcançar um efeito, como colocar-se em uma posição superior diante do outro. Em absoluto.
Essa é uma característica com gatilhos mentais e comportamentais que, embora sejam variados, a ciência tem estudado muito. Nessa ordem de ideias, as seguintes seriam razões para os frequentes atrasos.
1. Problemas na memória de trabalho
A memória de trabalho ou operacional define aquela competência que permite que a informação seja mantida na consciência e manipulada. Você a usa, por exemplo, durante um cálculo mental. Essa memória pode ficar saturada, como a RAM de um computador, e isso influenciaria o porquê de você estar sempre atrasado.
Como esse fenômeno ocorre? A pessoa mantém neste tipo de memória pensamentos desnecessários que a distraem na execução das tarefas, o que por sua vez a torna mais lenta e demorada.
Uma das melhores estratégias para baixar a memória de trabalho é estabelecer rotinas e, para processos mais complexos, escrever listas; para que o papel seja o suporte que ajuda a liberar recursos cognitivos para ações mais rápidas.
2. Problemas crônicos na gestão do tempo
A Universidade de Washington observou que a razão pela qual algumas pessoas sempre ficam para trás é o mau gerenciamento do tempo e a memória prospectiva, ou seja, a capacidade cognitiva de lembrar e planejar ações futuras. Esta última funcionalidade está relacionada com a organização das próximas tarefas.
Há pessoas que apresentam claros vieses na hora de estruturar, calcular o tempo, lembrar aquelas atividades que devem ser concluídas em poucos minutos ou horas.
3. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Se você se perguntar “por que estou atrasado” repetidamente, a resposta pode ser déficit de atenção. É um fato a embaralhar. É possível receber um diagnóstico tardio de TDAH. Quando isso acontece, entende-se a razão de muitos problemas cotidianos. Não ser capaz de chegar a tempo para encontros e compromissos pode ter esse gatilho.
A Universidade da Flórida destaca em uma investigação como os alunos com transtorno de TDAH geralmente apresentam essas dificuldades para autogerenciar tarefas e tempo. Sua vida acadêmica e social é muito prejudicada por essa característica.
Muitas vezes, por trás do atraso está o TDAH, a ansiedade social e o medo de enfrentar certas situações.
4. Atraso e síndrome de retardo crônico
A Dra. Diana DeLonzor, especialista em gerenciamento de tempo e comportamento de atraso, escreveu um livro muito interessante chamado Never Be Late Again: 7 Cures for the Punctually Challenged (2003). Nesse trabalho, ela explicava que o atraso derivaria de uma síndrome bastante difundida.
Consiste no atraso crônico, aquilo que define quem sente prazer ou adrenalina com a experiência do atraso. Ela não vê isso como irresponsável, mas como um modo de vida. São figuras que tentam fazer mais do que o tempo permite, deixando tudo para a última hora.
Exemplo disso são aqueles que estudam na véspera da prova, movidos por um alto pico de adrenalina e motivação. Mas esses comportamentos nem sempre são bem-sucedidos.
5. Seu tempo passa de forma diferente (os timebenders)
“Por que estou sempre atrasado, por que estou atrasado?” Existe outro fator interessante e é o fato de que, para algumas pessoas, o tempo passa de modo alternativo. A Dra. Grace Pace cunhou o termo timebenders para se referir àqueles que tendem a mostrar esses comportamentos e crenças. A seguir, suas características:
- Eles são otimistas e acham que sempre têm muito tempo.
- Apresentam comportamentos compulsivos (certificar-se de que tudo está fechado várias vezes antes de sair de casa, por exemplo).
- Eles acham que o atraso faz parte de sua personalidade e não é algo que possam mudar. Portanto, prevalece a resistência em melhorar seus hábitos.
6. Procrastinação
Há outra razão pela qual você está sempre atrasado; é a procrastinação. Você pode ser daqueles que deixa tudo para a última hora e, quase sem saber como, o tempo está sempre acabando. Por trás da procrastinação crônica talvez esteja o medo ou a ansiedade.
Portanto, pode ser que seu atraso se deva àquela ansiedade latente que surge ao ir a determinados lugares e enfrentar cenários sociais. É comum entre aqueles que sofrem de fobia social.
Uma maneira de lidar com atrasos é aprender técnicas de gerenciamento de tempo.
7. Hábitos herdados do seu entorno e por que você se atrasa
Formas de educação e cuidadores são aquelas figuras cujos comportamentos e hábitos são imitados. É possível que em casa a pontualidade não fosse valorizada, que desde criança te levavam tarde para a escola, para citar um exemplo. O entorno é aquele primeiro cenário social a partir do qual se adquirem múltiplos hábitos e crenças que se repetem na idade adulta.
Como desativar o hábito de se atrasar?
Atrasar-se nas tarefas e atrasar-se em compromissos e encontros traz consequências; também mais de uma discussão e talvez até uma demissão. Ser um “atrasado crônico” não traz benefícios, mesmo que você pense que isso faz parte da sua personalidade, é possível mudar. Existem estratégias bem básicas que ajudam a melhorar seus hábitos, produtividade e convivência.
Um método recomendado para descobrir por que você sempre se atrasa é consultar um profissional especializado. Conforme observado, esse recurso pode ser desencadeado por um transtorno de ansiedade ou TDAH. Ter um diagnóstico é um bom ponto de partida. Outras chaves aplicáveis estão listadas abaixo:
- Não adiar tarefas.
- Evite cair na multitarefa.
- Treinar memória e atenção.
- Acostumar-se a ter rotinas e cumpri-las.
- Praticar técnicas de gerenciamento de tempo.
- Aprender a planejar as coisas com antecedência.
- Executar técnicas para gerenciar o estresse e a ansiedade.
- Planejar tudo para chegar 10 minutos antes dos seus compromissos.
- Manter os ambientes arrumados ajuda a não perder tempo.
- Ter sempre em mente que imprevistos podem acontecer.
Para concluir, embora seja verdade que muitas pessoas se atrasam para um compromisso, nem todas as pessoas a convertem em norma ou hábito. Nestes casos, é conveniente iniciar mudanças que atendam o círculo social neste sentido; com elas você vai até melhorar a visão que tem de si mesmo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kreider, C. M., Medina, S., & Slamka, M. R. (2019). Strategies for Coping with Time-Related and Productivity Challenges of Young People with Learning Disabilities and Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Children (Basel, Switzerland), 6(2), 28. https://doi.org/10.3390/children6020028
- Waldum, E. R., & McDaniel, M. A. (2016). Why are you late? Investigating the role of time management in time-based prospective memory. Journal of experimental psychology. General, 145(8), 1049–1061. https://doi.org/10.1037/xge0000183
- Weissenberger, S., Schonova, K., Büttiker, P., Fazio, R., Vnukova, M., Stefano, G. B., & Ptacek, R. (2021). Time Perception is a Focal Symptom of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder in Adults. Medical science monitor: international medical journal of experimental and clinical research, 27, e933766. https://doi.org/10.12659/MSM.933766