O que é rebeldia interior? – A mente é maravilhosa

O que é rebeldia interior?

junho 15, 2015 em Emoções 11 Compartilhados

Como indivíduos, somos parte da sociedade e temos que nos adaptar a normas e regulamentos, regras não escritas e costumes estabelecidos. Certo grau de adaptação é necessário para que a sociedade funcione como um todo, mas o que teria acontecido se alguns gênios da história não tivessem se rebelado? O mundo provavelmente não seria o mesmo.

A rebeldia interior e o desejo de mudança são parte da natureza humana. Todo mundo tem um “rebelde” dentro de si que se manifesta em algumas situações. A rebeldia é muitas vezes mal interpretada; ela nem sempre é agressiva ou violenta. Neste artigo, vamos falar sobre como explorar esse atributo para o seu benefício.

O que quer dizer rebeldia interior?

Atualmente temos uma vida corrida e sem muito tempo para pensar; nos acostumamos, assim, a uma série de normas sociais. Isso permite que a sociedade funcione com mais harmonia, mas traz algumas consequências: reduzimos nossos questionamentos e nos tornamos conformistas. Nos mantemos em nossa zona de conforto, que não nos exige mudanças, e não pensamos nos problemas.

A rebeldia interna é essa chama que temos dentro de nós, que permite desafiar as regras estabelecidas pela sociedade. Muitas vezes, calamos essa chama para permanecer na nossa zona de conforto. O rebelde se destaca na multidão por seu heroísmo, coragem, inquietações e questionamentos. Aqueles que tiveram essa coragem alcançaram muitas coisas. O que teria acontecido se Martin Luther King Jr. e Gandhi não tivessem transformado essa rebeldia em benefício da humanidade? Até mesmo Steve Jobs usou sua rebeldia como um gatilho para despertar sua criatividade. Essas pessoas tiveram a coragem de sair do lugar comum e ousar.

A rebeldia não está necessariamente associada a mudanças sociais ou artísticas. Todos podemos fazer uso dela; não uma rebeldia improdutiva, questionando tudo, mas olhar a realidade com criatividade e encontrar o seu lugar no mundo. A rebeldia bem utilizada é sinal de inteligência.

Rebeldia inteligente versus desobediência improdutiva

A rebeldia destrutiva aparece quando tomamos decisões com efeitos negativos para a saúde, brigamos sem motivo, somos injustos e reclamamos de tudo, mas não fazemos nada para mudar a situação. São os “rebeldes sem causa”, se revoltam com tudo só para contrariar a maioria das pessoas.

Já a rebeldia inteligente está relacionada a correr riscos calculados, tentar coisas novas, questionar a realidade, entender quando algo está sendo feito por inércia e não porque faz sentido. Essa rebeldia respeita as pessoas, sonha com um mundo melhor e está preocupada com a situação atual. É a força que nos faz avançar, apesar dos problemas e dificuldades.

As vantagens de aceitar o rebelde interior

Uma das razões mais importantes para ouvir essa voz interior é a energia que flui a partir dela e que, se for bem controlada e usada para uma boa causa, fará você se sentir cheio de vitalidade, entusiasmo e criatividade.

O que você acha? Está disposto a deixar o seu rebelde interior se expressar? Você tem coragem de arriscar?

Recomendados para você